728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O que podemos esperar da piezoeletricidade



A escassez de recursos naturais e dificuldades geo politicas para geração de energia elétrica limpa ou não nos transportam para uma frenética busca por novas tecnologias para suprir nossas necessidades atuais e futuras, de preferência com o pano de fundo da sustentabilidade surgem muitas tecnologias a serem estudadas e aprimoradas, caso da energia solar, eólica, nano entre outras tantas que ficam pelo caminho por questões econômicas ou viabilidade técnica.

A tecnologia da piezoeletricidade tem se mostrado como uma porta de esperança para geração de energia e com viés da sustentabilidade, a simplicidade na forma de obter a energia agrada aos especialistas tendo como contraponto dificuldades em muitas aplicações, no entanto vamos entender melhor a tecnologia da piezoeletricidade e depois concluímos nosso raciocínio sobre seu uso.


O que é Piezoeletricidade




O Termo Piezoelétrico tem como origem no grego como "piezein" que significa apertar ou pressionar, na forma técnica a piezoeletricidade é conseguida pela deformação de metais associados com cristais como quartzo, mica, calcita entre outros. A ação mecânica ou "deformação" neste conjunto gera atrito com os cristais produzindo assim energia elétrica conforme a ilustração abaixo.

Apesar de descoberta á mais de 100 anos a piezoeletricidade está muito presente e é mais comum do que imaginamos, você encontra sistemas piezoelétricos em relógios de quartzo,, sirenes, nebulizadores, equipamentos hospitalares, alto falantes, microfones, sensores, repelentes eletrônicos entre outros.

Porém o que chama atenção para os nossos tempos é o potencial de gerar energia elétrica com muita eficiência, veja abaixo dois vídeos super interessantes que demonstram este sistema e notem a "facilidade" de se obter eletricidade.





Os entraves para captação de energia piezoelétrica


Apesar de estudos sofisticados e a tecnologia estar pronta para uso de geração de energia elétrica, alguns entraves técnicos e econômicos são notados, por agora a intenção de aplicação mais viável seria instalar sistemas piezoelétricos em rodovias vicinais, aproveitando as vibrações mecânicas geradas por veículos com atritos pneus x asfalto, no entanto razões custo x beneficio ainda é questionável. 

Isto porque as variáveis como investir em asfaltos específicos (maleáveis) e a dependência de determinados veículos pesados e seus fluxos constantes acarretam duvidas para um investimento pesado, a duvida no futuro também pesa, pois a tendencia de fabricar veículos com menos peso e atrito com solo é grande, bem como uma provável mudança em sistemas de transporte para outras plataformas como ferroviário, hídrico, entre outros são fatores de entrave.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O que podemos esperar da piezoeletricidade Rating: 5 Reviewed By: FastSeg