728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
domingo, 29 de janeiro de 2017

Usina Itaipu bate recorde mundial em geração de energia elétrica e desbanca a imponente usina chinesa Três Gargantas

Foto vista superior usina de Itaipu Brasil-Paraguai
Foto de uma prisma superior usina bi-nacional de Itaipu Brasil Paraguai

Mês passado, mais precisamente dia 17 de Dezembro de 2017 as 01:00 Hrs (Brasília) a Usina Bi-Nacional de Itaipu estipulou um novo recode mundial em geração de energia elétrica, a empresa superou a marca anterior de 98,8 milhões de megawatts hora (MW/h) que pertencia a usina Três Gargantas (China).

O ultimo recorde pertencente a usina de Itaipu era de 98,6 Megawatts hora que tinha atingido em 2013 e desde então não conseguia superar seu próprio recorde, desde então havia perdido o posto para a imponente usina chinesa acarretado pelas sequentes crises hídricas que assolaram o Brasil e ainda sofrem.

A marca atual conferida pela Usina Bi Nacional Brasil Paraguai ficou cravada em 103 milhões de Megawatts hora em 2016 tornando a usina de Itaipu a maior usina geradora de eletricidade do mundo e a empresa a ser batida.


infografico usina de Itaipu
Infográfico sobre geração de energia elétrica pela usina bi-nacional de Itaipu
Segundo os técnicos da empresa um combinado de fatores corroboraram para este recorde, uma afluência mais regular do Rio Paraná, equipamentos mais sofisticados e de superior eficiência, além das da otimização do uso dos recursos hidrícos e naturais foram fatores preponderantes para atingir esta meta.


6 Curiosidades sobre Itaipu que você precisar conhecer


  1. A usina possui uma capacidade instalada de 14 gigawatts, possuindo 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada um, entretanto, por força do acordo firmado entre Brasil, Paraguai e Argentina o número máximo de unidades geradoras que podem ser ligadas ao mesmo tempo é 18;
  2.  Apesar de ter o seu planejamento iniciado na década de 60 e a sua construção ter se iniciado ainda na década de 70, a última unidade geradora foi instalada apenas no ano de 2007.
  3. A vazão de cada uma das turbinas da usina é de 700 metros cúbicos de água por segundo, fazendo uma comparação, isso é metade da vazão média que encontramos nas Cataratas do Iguaçu;
  4. Juntamente com as Cataratas do Iguaçu, Itaipu é responsável por atrair muitos turistas para a cidade de Foz do Iguaçu, todo ano, milhares de pessoas de todo o mundo fazem visitas internas ou externas a usina;
  5. O lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu possui aproximadamente 1350 quilômetros quadrados, um valor mais eficiente, quando tomamos por medida a quantidade de energia gerada em relação a área inundada, do muitas outra usinas hidrelétricas.
  6. Em tupi-Guarani Itaipu significa "estrondo de água na pedra"


Veja agora alguns dados da usina chinesa de Três Gargantas


foto da usina de três gargantas na China
Foto Lateral da usina de Três Gargantas (China)


Turbinas: 32 (6 subterrâneas)
Potência Nominal: 700 MW (megawatts)
Potência instalada: 9800 MW (2005)
Potência instalada total: 22400 MW (prevista)
Recorde de produção anual: 49,09 kwh/ano (2005)
Concreto utilizado: 27,94 milhões m³Altura: 181 metros
Comprimento da barragem: 2309 metros (só concreto)
Capacidade de vazão: 102500 m³/s
Escavações: 102,59 milhões m³
Reservatório:Extensão: 600 km
Área: 1084 km²
Armazenamento: 39,3 km³
Nível normal de operação: 175 m
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

  1. uai ..."mês passado ... 17/12/2017" ? esse dia ai vai ser só no fim do ano ...

    ResponderExcluir
  2. Também digo o mesmo: 17 de Dezembro de 2017? Que avanço no tempo!?

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Usina Itaipu bate recorde mundial em geração de energia elétrica e desbanca a imponente usina chinesa Três Gargantas Rating: 5 Reviewed By: FastSeg