728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sábado, 16 de fevereiro de 2019

Como Instalar e Configurar a Central de Laço Indutivo Citrox

manual instalação Citrox Laço indutivo


Olá amigos leitores do Blog Clube do Instalador, hoje vamos abordar sobre a instalação e configuração do Laço Indutivo da Citrox, que no meu entendimento esta entres as melhores do mercado, é bom ressaltar que há dois modelos de central de massa metálica Citrox que são para 1 ou 2 laços e apresentam algumas especificidades distintas e trataremos de ambas.

Se você nunca instalou um sistema de laço indutivo, eu recomendo que veja Melhor Tutorial Sobre Laço Indutivo ou Massa Metálica que aborda conceitos técnicos com maior profundidade, lá também você encontra um vídeo que ensina como instalar o laço de detecção metálica no piso.

Antes de tratarmos da central de laço da citrox vamos considerar sempre o tamanho do mesmo que não deve ultrapassar os limites de perímetro de cobertura que são de 2 metros comprimento por 1 metro de largura. os fios que interligam a base do laço com a central deve ser torcida e não deve ultrapassar a 20 metros.



Sobre ruídos elétricos e interferências


A característica de todas as centrais de laço por concepção e componentes geram ruídos e interferências eletromagnéticas em outros equipamentos, portando o conjunto não deve ser instalado próximos a cancelas, placas de portões, motores, antenas ou outro sistema eletroeletrônico, caso isto não seja possível em sua instalação é muito provável que necessite de filtros específicos indicado pelo fabricante.

No caso das centrais duplas, evite deixar os laços muito próximos, mantenha uma distância minima de 1 metros entre elas para evitar o cruzamento do campo magnético e ocasionar eventos errados entre os canais dos laços, mantenha a mesma proporção do tamanho e quantidade de espirais utilizados.


Instalação dos cabos e fios da central e Laço indutivo


Com dito antes existem diversas aplicações e esquemas de ligações que faremos posteriormente em estudo de casos específicos, aqui porem faremos o esquema de ligação simples para abertura de cancela seguindo o modelo da central simples ou dupla conforme a foto abaixo.



Para a ligação da rede elétrica utilizar os pinos 1 e 2 para ambos modelos e os cabos que provem do laço nos pinos 7 e 8 no modelo simples bem como 7 e 8 - 9 e 10 no modelo duplo conforme a foto acima.

Para aplicação da central de laço de 1 canal de saída você poderá usa-lá apenas para abertura com o laço distanciado da cancela ou como segurança para bloquear seu fechamento devendo ser instalado o laço abaixo da cancela, nos dois casos você fará a ligação do pulso de abertura da cancela nos pinos 3 e 4 (NA) e ser for usar como anti esmagamento ligue os pinos 5 e 6  para o borne fotocélula da placa da cancela.

Para aplicação do laço indutivo de 2 canais você poderá utilizar um laço para abertura e outro para proteção anti esmagamento em substituição à fotocélula, faça a ligação da rede elétrica nos pinos 1 e 2 e em seguida ligue os cabos do laço sendo o primeiro que será de abertura nos pinos 7 e 8, em seguida ligue os cabos do segundo laço que funcionara como fotocélula, lembre-se que o segundo laço de estar abaixo ou próximo da cancela.

As ligações de comando para a placa da cancela ficará assim: ligar os fios de comando nos pinos 5 e 6 (rele 1 = laço 1) e levá-los imediatamente ao pulso de abertura da placa da cancela, de formas que os pinos 3 e 11 devem ser ligados à placa no borne da fotocélula ( rele 2 = laço 2).


Configurações de Frequência e Sensibilidade da Citrox


Bom pessoal é ai que o "bicho pega" literalmente, como dito antes estas centrais de laço indutivos geram ruídos elétricos e interferências e não queremos isso, como a frequência e sensibilidade estão intrínsecas, ou seja uma depende da outra será necessário fazer um ajuste fino, explico:

Frequência quanto mais alta melhor detecção, porem corre o risco que detectar pequenos objetos como um carrinho de feira e até uma pá de lixo, isso não queremos e sem contar a possibilidade de interferências (na placa de 1 laço existe um filtro e pode ser corrigido, mas não na placa de 2 laços, veja na tabela de dips abaixo.



Da mesma forma ao contrário se deixar com uma baixa frequência possivelmente não terá a detecção de pequenas motos e bikes, ai entra o ajuste de sensibilidade para fazer uma "compensação" em relação perda e ganho nas faixas de detecção. No caso da central dupla tem um fator de complicação pois laços em mesma faixa de frequência costumam interferir na própria placa do laço metálico, dessa forma é recomendado que cada laço trabalho em frequências diferentes.

Você percebeu que muitos fatores podem alterar e influenciar a qualidade de detecção, então recomenda-se o seguinte: para frequências altas a sensibilidade baixa e do contrário frequência baixa a sensibilidade deverá ser alta, o ideal é ir testando no campo esses ajustes até encontrar a configuração ideal.

NOTA: Nas configurações de frequência e sensibilidade toda vez que houver uma alteração o equipamento deverá ser resetado para uma nova leitura e confirmação.

Por enquanto é isso amigos, lembrando que existem outros tipos de aplicações do laço indutivo da citrox como inibição de antena, anti carona, seguidora, parking, contagem e muito mais e abordaremos aqui com mais tutoriais a respeito dos laços indutivos ou massa metálica, como queira e um até breve.  Ah ! se a informação foi útil para você deixe um comentário, uma sugestão de tutorial ou mesmo correções e reclamações !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

  1. Posso utilizar um detector de ois laços mesmo utilizando apenas 1?

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como Instalar e Configurar a Central de Laço Indutivo Citrox Rating: 5 Reviewed By: FastSeg