728x90 AdSpace

Image and video hosting by TinyPic
Agora News
domingo, 29 de janeiro de 2017

Resenha Técnica sobre uso de Eletrofitas por eletricistas

foto de uma eletrofita
Foto ampliada da Eletrofita com conectores elétricos
Isso ai pessoal do clube do instalador, quero sim com esse tópico lançar uma polêmica sobre o uso das benditas eletrofitas por profissionais da elétrica, de modo algum quero depreciar marca ou a ideia (que me parece muito boa) e sim chegar a uma verdadeira conclusão da viabilidade e segurança do produto, e isso vou deixar por conta dos nobres amigos eletricistas.

Bom até onde eu sei, a eletrofita é uma invenção muito boa e veio solucionar muitos problemas de nossos clientes, principalmente residenciais que por erro de projeto deixou-se o cliente na mão para instalação de diversos produtos, simples, acessível e fácil de instalar a eletrofita adapta-se nas mais variáreis ocasiões, inúmeros vídeos demonstram isso no youtube e alguns vídeos informam que podem ser pintadas ou cobertas por algum revestimento.

Muito bom, mas pra mim surgiu uma incógnita entre usar ou não este produto, em uma determinada edificação novinha em folha que não foi projetada as tubulações e o proprietário não queria quebrar ou deixar tubulações ou canaletas expostas, pensamos então e sugerimos o uso da eletrofita que por sinal resolveria muito bem, o problema em questão surgiu porque o sistema a ser instalado era de sistemas de emergência como iluminação e central de incêndio e passaria por vistoria técnica da prefeitura e corpo de bombeiros e ai tudo complicou, fui informado por ambos os agentes que este tipo de condutor não atenderia as normas técnicas e regulamentadas.


foto como instalar eletrofita


Diante do impasse e pressa do cliente para inauguração do estabelecimento foi definido a contragosto instalar tubulações aparente mesmo, o projeto foi aprovado mas as dúvidas ficaram, fiz uma pesquisa um tanto superficial e constatei em fóruns de debate que muitos alertam para o não uso profissional do produto haja vista muitas informações (ou falta delas) imprecisas como capacidade anti-chama, quanto a resistência à químicas e umidade, resistência mecânica e a própria segurança construtiva e durabilidade.

Entrei em contato com a empresa questionando a certificação pelo InMetro do produto e a resposta que obtive foi de que o processo relativo a certificação foi acionado e esta aguardando aprovação para sua homologação, o que me causa estranheza é a grande publicidade do produto em sites de referência sem nenhuma menção aos riscos ou segurança do produto.


eletrofita é segura ?
Pergunta: pode ser instalada eletrofita sobre pisos laminados e a resistência mecânica ?


Gostaria de uma opinião formado dos amigos sobre o uso das eletrofitas envolvendo projetos elétricos ou se alguém assinaria uma ART constando tal sistema no projeto, gostaria ter uma contradita para elucidação desta polêmica entre aspas "técnica" conto com a opinião de vocês, sorte a todos !
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

7 comentários:

  1. Tenho muita dificuldade em usar ou recomendar produtos ainda não certificados, é uma solução semelhante ao"fio com capa plastichumbo"... ainda que a resistência mecânica seja menor nda fita.
    Não emitiria ART pra um projeto com fitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Eliseu por seu comentário !

      Excluir
  2. Ainda não sou estudante da área, mas sou um apaixonado por elétrica e eletrônica. Nunca tive contato, mas esse material me parece bastante sensível. Essa foto do post que mostra uma tomada próximo ao chão da casa com a Eletrofita sendo vedada por algo que pareça massa corrida, mostra bastante vulnerabilidade a impactos. Imagine uma criança com um objeto pontiagudo batendo ali e deixando exposto o condutor de energia, ou até mesmo algum móvel de quina bater e descascar a massa, mais tarde podendo causar um acidente com crianças, animais domésticos... enfim. Tudo que se relacione a energia elétrica deve ser muito bem isolado e livre de impactos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estuda elétrica mas tem senso critico, sua consideração é perfeita, obrigado pelo comentário !

      Excluir
  3. Não uso, e nem usaria sem a certificação do InMetro! Mas seria uma solução em muitos projetos!

    ResponderExcluir
  4. Para instalar eletrofita, o recomendado é tirar pelo menos 1cm de material da parede/local de instalação, gerando assim uma espécie de "vala" na superfície, onde coloca-se a eletrofita dentro e aplica-se massa para fechar. Desta forma obtem-se uma boa isolação, caso contrário, a instalação de eletrofitas superficiais é perigosa e não aprovado por norma alguma. Nesse mesmo caso, eu usaria um cabo paralelo no espaço feito na parede, até porque o cliente/proprietário da construção deve entender que segurança é tudo e não adianta não querer quebrar parede, eletrofita na superfície da parede é uma armadilha. Outra questão é, que se usar equipamento de potencia a eletrofita vai aquecer e derreter, imagine então um incêndio?! Ou seja, é uma solução duvidosa.

    ResponderExcluir
  5. Bem, o propósito de usar a 'fita' seria por evitar quebrar a parede para embutir eletroduto, assim sendo necessários em ambos acabamentos na pintura. optaria por embutir o eletroduto!

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Resenha Técnica sobre uso de Eletrofitas por eletricistas Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio