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sábado, 16 de fevereiro de 2019

Melhor Tutorial Sobre Laço Indutivo ou Massa Metálica

detector de veículos

Já há muito tempo empregadas em ruas, avenidas e rodovias para o controle de trafego, o laço indutivo conhecido como massa metálica ganhou popularidade e se tornou acessível à empresas de automação e segurança pelo país afora e aplicados aos mais diversos fins, geralmente voltada para área de controle de acesso de veículos em shoppings, condomínios, pedágios, entre outros.

As finalidades de uso do laço indutivo são as mais diversas entre elas destacam-se: controle de fluxo, controle semafórico, contagem de veículos, pedágios, radares de velocidade, lombadas eletrônicas, proteção e abertura de cancelas e portões automáticos, entre outros:

Exemplos de aplicações do Laço Indutivo

Em Shoppings por exemplo pode controlar as cancelas de entrada e saída acopladas com sistemas de cartões RFID, bem como fazer uma contagem em tempo real da quantidade de veículos no estacionamento do shopping, neste caso utiliza-se um contador digital de pulsos acoplada à central da massa metálica e assim fazendo os cálculos de entrada e saída.

Em condomínios residenciais, o laço indutivo é muito utilizada para abrir os portões (principalmente de saída) sem a necessidade de intervenção de um porteiro ou funcionário.



No Controle semafórico pode controlar o fluxo e permitir a abertura do semáforo mais rápido ou mais devagar à medida que a massa metálica identifica um possível congestionamento, de outra forma pode promover desvios de fluxo ou mesmo avisar uma central de controle remota sobre o congestionamento.

Em radares e lombadas eletrônicas é aplicada em laços duplos, desta forma uma CPU calcula a distancia entre eles e determina a velocidade limite em que os veículos poderão passar.

Como protetor o laço indutivo também é bastante aplicado, isto ocorre instalando a massa metálica embaixo da cancela ou próximo ao portão, desta forma enquanto o veiculo permanecer em cima da massa metálica o portão não se fecha e a cancela não desce evitando assim acidentes conforme a figura abaixo.

massa metalica para cancelas


Como é composto o sistema de laço indutivo


Basicamente o sistema de laço indutivo é composto por dois itens distintos, o primeiro é conhecido pelo próprio nome laço, ele é formado por um fio rígido ou flexível de 1 a 3 espiras que será embutido ou fincado ao solo, tratamos ele como o hardware do sistema que é responsável pela detecção do veículos que trataremos mais adiante.

O segundo é a central ou processador, conhecida tecnicamente de oscilador de colpitts é responsável pela medição, regulagem e energização do laço. Em questão é o software do sistema e aplica os comandos de saídas à outros equipamentos.


Como funciona o sistema de laço indutivo


Quando o laço conectado a central processadora e esta ajustada a frequência e sensibilidade de cada fabricante, cria no perímetro em que o laço esta instalado um campo magnético (como uma bobina), que por sua vez funciona como um indutor e atua em uma frequência de 10 a 200 Khz. Ao passar o veículo sobre este campo produz-se uma alteração no campo magnético devido as massas metálicas do veiculo, essa alteração é captada pela central e conforme seus ajustes faz dois tipos de leitura, a positiva que no caso entende-se que há veículos sobre o laço e a negativa que ao contrario não faz leitura alguma.

Quanto as centrais de laço indutivo cada fabricante tem suas peculiaridades de instalação, algumas possuem sistema para laço duplo, outras possuem rele de acionamento por pulso ou retenção e outras relés auxiliares assim como outras diversas facilidades e ajustes.

Abaixo deixaremos um vídeo demonstrativo de como se faz a instalação do indutivo e também disponibilizaremos tutoriais de instalação e programação de centrais de laço de diversa marcas e modelos, confira e deixe um comentário para ajudar, até mais ! Não deixe de ler o tutorial que preparamos para você de Como Instalar e Configurar a Central de Laço Indutivo Citrox 








MATERIA SOBRE LAÇO INDUTIVO E/OU MASSA METALICA
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3 comentários:

  1. Carlos Cesar Etiorelli2 de março de 2019 às 09:22

    Faz tempo que procuro um artigo com este tipo de abordagem técnica sobre laço indutivo, parabens ao autor

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  2. Muito bom o artigo.Parabens

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