728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Condomínios e Empresas Buscam Profissionais Especializados em Eficiência Energética

o que é eficiência energética

Falar em eficiência energética parece ser tão chato quanto exaustivo mas está chegando a hora que o assunto não poderá ser omitido e quem diz isso são administradores e gerentes de condomínios, shoppings e empresas que afirmam que esta pauta é muito presente e relevante em suas reuniões conforme dizem muitos seminaristas do Secovi (Sindicato da Habitação)

Quanto tratamos esse assunto com profissionais da elétrica logo recebemos o refugo "Lá vem um monte de blá blá blá de eficiência energética", muitos tratam o assunto apenas na perspectiva de economia de valores porem o assunto e mais amplo e está associado diretamente com a sustentabilidade, outro assunto que muitos refugam também.

Para ser ter uma ideia, nos anos 70 éramos incentivados de forma subliminar a consumir muita energia elétrica pois a capacidade ociosa era grande, e em pouco tempo isso se reverteu e atualmente sofremos com alto custo, e pior consumindo energia "suja" de termoelétrica e nuclear.

Os organismos internacionais alertam para um consumo de energia elétrica que está numa curva acendente devido ao crescimento populacional e ao surgimento de tecnologias altamente dependente de recursos energético, isso traz a tona a frase do físico Amory Lovins:


Precisamos investir em duas frentes: eficiência energética e energia limpa. Energia limpa sem eficiência energética não é a solução.
Mas você amigo profissional deve estar se perguntando, o que tenho a ver com a escassas de recursos ou a incompetência dos governos que gerenciam o setor elétrico ? Eu diria que como pessoa tem muito e como profissional eu diria que é impressíndivel pois todo projeto para alcançar eficiência energética passará por você e ai que entra uma nova oportunidade para que se especializa neste novo nicho de serviços, é o que afirma o vice-presidente de tecnologia da Secovi, veja um trecho da matéria de um seminário.

De acordo com o vice-presidente da área, Carlos Alberto Borges, o contexto é de mudança e demanda atitudes diferentes para atender um novo consumidor, mais exigente e que “não aceita qualquer coisa”. Para ele, a Norma de Desempenho, que provavelmente será adiada, precisa gerar o que interessa do ponto de vista do usuário. “Os requisitos básicos da norma estão bem definidos, mas ainda há dificuldades. De qualquer forma, não há como resolver essa questão sem colocar a discussão sobre o tema na fase de concepção do projeto”, opinou.


Carlos chama atenção que a questão de eficiência energética não está apenas surgindo por questões de escassês dos recursos ou economia mas sim por uma exigência de consumidores cada vez mais conscientes, esta demanda por sua vez está ligada diretamente à pessoas com alto grau de instrução e poder aquisitivo e isto reflete em grande peso aos prestadores de serviços interessados nestes clientes como academias, cinemas, condomínios, shoppings que notaram esta exigência de mercado consumidor.

E isto claro, afeta diretamente aos profissionais eletricistas (engenheiros e técnicos) e quem está em consonância com o fato e se especializa tende naturalmente a conquistar melhores salários e oportunidades, aliás nem mesmo este mercado específico está sabendo lidar com isso.


infográfico sobre eficiência energética
A Revista Espacios ressalta que quem aplica e investe em eficiência energética gera de forma indireta energia elétrica, conforme demonstra o gráfico em 2030 apenas 4% de eficiência energética estará presente em nossas vidas, isso demonstra um potencial real é ótimo setor a se investir e trabalhar.

Note que para um condomínio moderno que tem por uma de suas características a eficiência energética em iluminação, motores, inversores de frequência, aquecedores solar, ar condicionados, elevadores, entre outros tem uma menor dificuldade por possuir um corpo técnico fixo mas quando toda esta tecnologia é entregue, as dificuldades começam já pela falta de prestadores com estas especificações.

Para afirmar isso muitas empresas voltadas para estas tecnologias estão divulgando e difundido estas tecnologias para técnicos, eletricistas, engenheiros de outras vertentes para coopta-las para seu setor, outro fator notório e perceptível para quem está próximo a estas tecnologias já percebeu equipamentos e sistemas parados por falta de manutenção, e isto associado diretamente a mão de obra especializada.

Mas chamo atenção que, apesar de estarmos puxando a brasa para nossa sardinha (elétrica) a eficiência energética abrange outros setores e profissionais, perceba que um bom projeto de vidraçaria envolvendo tipo de vidro, cor e disposição delas afetam diretamente a temperatura interna de uma edificação, exigindo assim maior quantidade de energia para resfria-lo ou aquece-lo com ar condicionado, ventiladores, calafetação, climatizadores e aquecedores, por isso as empresas voltadas para eficiência energética estão cada vez mais em sinergia com outros segmentos e por isso estamos vendo jardins suspensos e outras tecnologias térmicas mais frequentemente.


Atualmente o que queremos versus o que temos !

Qualificação é diferente de Especialização


Eu já me deparei com esta questão e posso assinar embaixo esta frase, explico isso pois já vivenciei casos que me exigiram a especificação, pois sou um profissional eletricista qualificado com bastante conhecimento em automação, manutenções técnicas, iluminação em ambientes de grande circulação e sistemas de segurança, no entanto tive muitas dificuldades quando assumi uma manutenção preventiva em bombas de calor em uma academia de ginástica, alias tem um tutorial muito bom Dicas para ser um Instalador de Bombas de Calor e não deixe de ler.

Abaixo vou elencar alguns segmentos que necessitam de profissionais especializados em instalação mas principalmente voltados a manutenção preventiva e corretiva, confira !


  • Inversores de Frequência e Comandos Lógicos CLP
  • Sistemas evaporativos
  • Iluminação de alto desempenho
  • Refrigeração, Ar condicionado e Chillers
  • Bombas de troca de calor
  • Sistemas de Climatização
  • Energia Fotovoltaica
  • Aquecedores Solar 
  • Energia Eólica
  • Sistemas de aquecimento elétrico e à gás
  • Automação eletroeletrônico de processos de eficiência Energética
Nota: É muito difícil encontrar escolas técnicas que abrangem estes segmentos com profundidade, e aprendemos "an passant" algumas coisas já que o objetivo de ensinos são normas, princípios e técnicas básicas e essenciais, desta forma eu indico para quem quer se especializar procure diretamente fabricantes de produtos voltados à eficiência energética pois garanto que quase a totalidade possui um centro de formação com laboratórios específicos, boa sorte !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

  1. A criação de cursos e formações relacionados às diferentes áreas de atuação do eletricista que possam ir um pouco além da instalação propriamente dita é um desafio. Pessoalmente eu tenho buscado papers e blogs estrangeiros para buscar referências e ideais para instalações de ar condicionados dutos e sistemas elétricos. A variedade de soluções e possibilidades é grande, com soluções sustentáveis, mas saber aplicar ao nosso país conforme nossas possibilidades é um passo que ainda não temos.
    Já conversei com eletricistas e instaladores de sistemas de refrigeração nos EUA por exemplo e eles possuem muitas coisas que aqui não conhecemos.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Condomínios e Empresas Buscam Profissionais Especializados em Eficiência Energética Rating: 5 Reviewed By: FastSeg