Muito presente principalmente em equipamentos eletrodomésticos como ventiladores, exaustores, máquinas de lavar e alguns industriais como betoneiras, compressores entre outros, os motores assíncronos monofásicos tem uma defasagem de torque (arranque) comparados aos demais motores trifásicos.
Mas o que é Capacitor de Partida :
O capacitor neste caso promove um auxilio na partida criando uma diferença de fase necessária para o motor. de forma também que o capacitor de partida para motores monofásicos tem a função de criar um conjugado de partida, adiantando assim a corrente de uma tensão em mais ou menos 90°. determinado inclusive o lado do campo girante.
Atualmente existem dois tipos de capacitores que podem ser:
USO PERMANENTE é quando o capacitor é usado diretamente em conjunto com a bobina do motor sem o uso de uma chave centrífuga ou algum tipo de relé, (que é o caso dos motores para portões automáticos) quando o motor da a partida o capacitor auxilia na partida, mas permanece ligado em conjunto com a bobina do motor permanente.
USO INSTANTÂNEO é quando o mesmo é ligado em uma chave centrífuga ou um relé, após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação nominal a chave ou o relé desliga o capacitor.
Então Como Funciona o Conjugado Motor com Capacitor de Partida ?
Em sua concepção construtiva o motor monofásico possui duas bobinas (enrolamentos) distintos, o primeiro é o enrolamento principal, responsável por manter a velocidade determinada pelo fabricante, o segundo enrolamento é conhecido com enrolamento auxiliar, este que por sua vez esta ligado em série com o capacitor, junto a este sistema (uso instântaneo) uma chave centrifuga responsável pela ativação e desligamento do capacitor.
Funciona assim: Como as bobinas (enrolamentos) dos motores monofásicos não têm força de partida, quando energizamos o motor é acionado primeiramente o conjunto auxiliar que por sua vez cria a diferença de campo necessária e auxilia no torque como uma bobina extra, após atingir o pleno funcionamento (velocidade) a chave centrifuga entre em ação e desliga o capacitor quando atinge a velocidade total, de forma que o conjunto auxiliar se desligue e entre em prontidão para um novo arranque (quando motor parar).
Como ligar o motor monofásico com Capacitor de Partida ?
Geralmente existem placas nos motores que identificam os pólos, bastando seguir estas orientações, caso não tenha você precisará seguir este diagrama universal, de forma que considere a tensão que ligará o motor, pois alterará os circuitos de alimentação das bobinas em série ou paralelo conforme segue:
A Dica para substituir os capacitores
Muitos pensam que o motor queimou, mas muitos deles são apenas os capacitores que tiveram problemas e é muito fácil substituir considerando essas dicas:
Quando for substituir um capacitor, procure fazer a troca pelo valor semelhante ou o indicado pelo fabricante, pois os motores podem ter a mesma potencia e utilizar capacitores de valor diferentes, depende muito das especificações do motor, não se esqueça de descarregar o capacitor dando curtos nos seus polos, fica a dica e uma boa sorte !
Muito bom o texto e apresentação da matéria “Como Ligar um Motor Monofásico com Capacitor de Partida”.
ResponderExcluirMesmo um leigo total no assunto, como eu, consegue aprender muito. Porém, peço ajuda no item “A Dica para substituir os capacitores”. Trata-se de motor de portão automático de garagem. Concluí que estou na situação descrita de que preciso apenas a substituição do capacitor. Comprei um exatamente igual ao original (12uF 250VAC tipo 25/85/21 50/60Hz). Ocorre que nem o capacitor e nem a central/placa indica a polarização dos 2 fios. Até onde li, parece-me que tal capacitor não tem polarização. Entretanto posts na internet amedrontam os leigos falando e até mostrando vídeos de explosões de capacitores quando se inverte os polos. Se possível, por obséquio, confirme a existência de polos ou não, nesse caso. Grato.
ROBERTO
Os capacitores fabricados para uso em corrente alternada, geralmente não possuem polarização, porém, contrariamente, os capacitores para uso em corrente contínua são polarizados e podem sim vir a explodir quando alimentados incorretamente.
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ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirHaveria alguma maneira de controlar a velocidade de um motor monofásico 127, 0,5cv com capacitor de partida?
Obrigado!
Dimer de luz 127/220v
Excluir700w pra mais
Boa sorte
N DA IRMAO, capacitor apenas partida de arranque(impulso) caso altere o capacitor prejudicará o motor, amperagem altera.. aquece, leva a queimar! vlw abraço!
ExcluirOlá Conrado. Não, o capacitor de partida serve somente para gerar um campo magnético que faz com que o induzido entre em rotação, quando o induzido alcança uma certa rotação se ele for instantâneo ele é desligado pela chave centrifuga. Para controlar a velocidade de um motor, vc vai precisar de um circuito PWM, ou um soft start, que fará o motor subir a rotação controlando em rampa a tensão. Pesquisar PWM e SOFT Start, para a potencia do motor que quer controlar. Se for pequeno para aeromodelismo e etc, pesquise por ESC e a corrente do motor que quer controlar.
ResponderExcluirO meu motor nao tem 5 e 6 tem dois brancos como identificalos
ResponderExcluirPorque u motor de 12 e meio esta queimando o capacitor, e esta aquecendo
ResponderExcluirQual foi coloca o capacitor no compreso moto mil
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