728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Eletrocalhas - Normas de Instalação de Perfilados em Circuitos de iluminação



Eletrocalhas ou Perfilados


Dá no mesmo, eletrocalhas ou perfilados são bandejas que fornecem suporte para a passagem de fios e cabos elétricos, bem como de telefonia, de telecomunicações e de informática. Normalmente são fabricados com chapas de aço de formato retangular, mas que também podem ser lisos ou perfurados, com ou sem tampa.


Nas instalações elétricas para iluminação, há uma maneira muito comum de organizar os cabos: o uso dos perfilados. Eles são indicados tanto para a sustentação mecânica das luminárias como para os condutos elétricos dos cabos. Os materiais podem ser abertos ou com tampas, com abertura exclusiva feita com ferramentas, porém o mais usual é o perfilado aberto.

Como regra geral, a ABNT NBR 5410 estabelece que nas canaletas instaladas sobre paredes, em tetos ou suspensas e nos perfilados, os condutores isolados só podem ser utilizados em canaletas ou perfilados de superfícies não perfuradas, com tampas que só podem ser removidas com auxílio de ferramenta.


Esta regra geral visa garantir a proteção mecânica da isolação do cabo, pois quando o conduto é fechado, o próprio é quem protege a isolação do cabo, portanto, neste caso, é permitido o uso de condutores isolados. Quando o conduto é aberto, não garantindo a proteção mecânica do cabo, é exigido o uso de cabos unipolares ou multipolares, e suas coberturas têm a função de proteger a isolação.

No entanto, desde a edição de 1997, a ABNT NBR 5410 introduziu uma nota na normatização de instalações elétricas de baixa tensão, item 6.2.11.4.1, indicando que há uma exceção que permite o uso de condutores isolados em perfilados abertos. A condição para a aplicação neste caso é que o perfilado seja instalado a uma altura mínima de 2,5 metros, conforme estabelecido na norma como zona de alcance normal. Esta exceção foi introduzida na norma de instalações elétricas por ser uma experiência brasileira, e não está presente na normatização internacional.

Os condutores isolados têm a vantagem de ter o diâmetro menor que o cabo unipolar. Com isto, é possível instalar um maior número de cabos em um mesmo perfilado. Outra vantagem que podemos destacar é o acondicionamento, ou seja, no caso do condutor isolado, o cabo vem fornecido em um rolo de 100 metros, enquanto o cabo unipolar é fornecido em carretel de madeira. Isso garante um maior custo x benefício ao trabalho.

Os cabos unipolares, multipolares e os condutores isolados podem ser utilizados em instalações elétricas para iluminação. A NBR 5410 proíbe o uso dos cabos PP, que atendem à norma NBR 13249. Embora eles sejam cabos multipolares, não são admitidos nas instalações elétricas, pois se destinam tão-somente à ligação de equipamentos.

Quando os circuitos de iluminação são ligados às luminárias diretamente na conexão dos reatores, os condutores isolados, cabos unipolares e multipolares devem ser usados em toda a instalação. Quando são usadas tomadas para conexão da luminária, o cabeamento indicado é de condutores isolados, cabos unipolares ou multipolares. Por fim, dos plugues até as luminárias, os cabos indicados são os PP, pelo fato de a luminária ser considerada um equipamento.

Por último, um aspecto muito importante na aplicação de cabos nos perfilados é a sua flexibilidade, ou seja, a classe de encordoamento dos cabos. Para o uso em perfilados, o cabo deve ser flexível, para que fiquem bem acomodados no espaço. Um cabo de baixa flexibilidade cria arcos que podem sair do perfilado, causando prejuízos futuros.

Fonte: Jornal da Instalação


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Eletrocalhas - Normas de Instalação de Perfilados em Circuitos de iluminação Rating: 5 Reviewed By: FastSeg