Apesar de erros de instalação elétrica estarem presentes em diversos tipos de edificação como industrial, comercial, hospitais, escolas entre outros é fácil afirmar que em sua grande maioria os erros de instalação elétrica são mais comuns no âmbito residencial, isso mesmo o local que passamos a maioria do tempo é justamente a que oferece o maior risco de "Acidentes" elétricos.
Em Pernambuco há uma estatística que mostra que a cada três dias uma pessoa morre eletrocutada, obviamente que mais fatores aumentam esses dados, mas muita coisa poderia ser evitado se considerado normas técnicas, principalmente as que visam a proteção do individuo.
Não é difícil constatar que a grande maioria desses erros de instalação elétrica são cometidos pelo eletricista funcional, isto porque para economizar ou por falta de verba o próprio construtor (dono) do imóvel assume toda instalação, feita por ele, por um amigo ou parente que "entende" um pouco de elétrica, apesar de muito perigoso e incorrer em risco de vida, os argumentos são muitos é fato e não dá para julgarmos.
O Eletricista Funcional
Esse erros não estão associados exclusivamente a eletricistas funcionais, muitos profissionais da area também dão sua rata fora, instalações totalmente fora dos padrões muito mais por relaxo do que por falta de conhecimento, isto é consequência de falta de fiscalização e concorrência desleal de um setor saturado.
Eletricista funcional é a pessoa que tem conhecimentos básicos de elétrica, porem está alheio a normas técnicas e de segurança.
Os principais erros de instalações elétricas
1 - Erro ou falta de dimensionamento
Esta é uma das principais falhas e também mais perigosa, o dimensionamento errado do circuito seja nos disjuntores ou na bitola do cabo podem causar diretamente uma sobrecarga e o consequente incêndio, sem contar com choques elétricos fatais.
2 - Falta de aterramento
Muitos pensam que apenas o aterramento da concessionária é o unico do imóvel, e esquecem do aterramento individual (TI) que é especificamente indicado para equipamentos eletrodomésticos como máquinas de lavar, chuveiro, secadoras e outros em ambientes úmidos.
3 - Falta de Proteção
Rejeitado até por profissionais, os dispositivos de proteção DR (dispositivo de ação residual) são itens obrigatórios em circuitos como tomadas baixas, chuveiros bem como ambientes umidos como lavanderia, e são negligenciados por muitos.
4- Erros de conexão
Este tipo também é responsável por inúmeros incêndios, conexões soltas, sem aperto, mal isoladas e até tomadas em chuveiros são condenadas, isso causa faiscamentos por arco voltaico que pode provocar explosões em vazamentos de gás bem como provocar um superaquecimento acarretando em incêndio.
5 - Acomodação de fiações
Outro erro tão comum quanto grave, fios expostos, tubulações com excesso de fios, caixas de passagem saturadas, passagens de cabos em furos de portas de ferro, janelas e portões sem o minimo de proteção ajudam a aumentar as estatísticas de "acidentes" elétricos.
Isso Interessa: Top 5 Melhores Multímetros para Eletricistas
6 - Materiais e equipamentos
Este também contribui e aumenta o coro dos erros nas instalações elétrica, a falta de materiais e insumos específicos como conectores, alta fusão entre outros aliados com falta de ferramentas especificas e equipamentos de medição corroboram efetivamente para o resultado final.
Considerações finais
Estes 6 erros de instalações são os mais comuns encontrados em uma instalação elétrica e elenquei estes devido a eminência de riscos de "acidentes", no entanto muitos outros erros também estão presentes relacionados eficiência energética, manutenção, projetos, iluminação entre outras tantas questões de normas técnicas que trataremos no decorrer de outras postagens, muita atenção e boa sorte !
muito boa a sua postagem, obrigado.
ResponderExcluir