728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
domingo, 17 de julho de 2016

Os Principais Erros em Uma Instalação Elétrica



Apesar de erros de instalação elétrica estarem presentes em diversos tipos de edificação como industrial, comercial, hospitais, escolas entre outros é fácil afirmar que em sua grande maioria os erros de instalação elétrica são mais comuns no âmbito residencial, isso mesmo o local que passamos a maioria do tempo é justamente a que oferece o maior risco de "Acidentes" elétricos.

Em Pernambuco há uma estatística que mostra que a cada três dias uma pessoa morre eletrocutada, obviamente que mais fatores aumentam esses dados, mas muita coisa poderia ser evitado se considerado normas técnicas, principalmente as que visam a proteção do individuo.

Não é difícil constatar que a grande maioria desses erros de instalação elétrica são cometidos pelo eletricista funcional, isto porque para economizar ou por falta de verba o próprio construtor (dono) do imóvel assume toda instalação, feita por ele, por um amigo ou parente que "entende" um pouco de elétrica, apesar de muito perigoso e incorrer em risco de vida, os argumentos são muitos é fato e não dá para julgarmos.





O Eletricista Funcional


Eletricista funcional é a pessoa que tem conhecimentos básicos de elétrica, porem está alheio a normas técnicas e de segurança.
Esse erros não estão associados exclusivamente a eletricistas funcionais, muitos profissionais da area também dão sua rata fora, instalações totalmente fora dos padrões muito mais por relaxo do que por falta de conhecimento, isto é consequência de falta de fiscalização e concorrência desleal de um setor saturado.


Os principais erros de instalações elétricas



1 - Erro ou falta de dimensionamento


Esta é uma das principais falhas e também mais perigosa, o dimensionamento errado do circuito seja nos disjuntores ou na bitola do cabo podem causar diretamente uma sobrecarga e o consequente incêndio, sem contar com choques elétricos fatais.


2 - Falta de aterramento


Muitos pensam que apenas o aterramento da concessionária é o unico do imóvel, e esquecem do aterramento individual (TI) que é especificamente indicado para equipamentos eletrodomésticos como máquinas de lavar, chuveiro, secadoras e outros em ambientes úmidos.


3 - Falta de Proteção


Rejeitado até por profissionais, os dispositivos de proteção DR (dispositivo de ação residual) são itens obrigatórios em circuitos como tomadas baixas, chuveiros bem como ambientes umidos como lavanderia, e são negligenciados por muitos.


4- Erros de conexão


Este tipo também é responsável por inúmeros incêndios, conexões soltas, sem aperto, mal isoladas e até tomadas em chuveiros são condenadas, isso causa faiscamentos por arco voltaico que pode provocar explosões em vazamentos de gás bem como provocar um superaquecimento acarretando em incêndio.



5 - Acomodação de fiações


Outro erro tão comum quanto grave, fios expostos, tubulações com excesso de fios, caixas de passagem saturadas, passagens de cabos em furos de portas de ferro, janelas e portões sem o minimo de proteção ajudam a aumentar as estatísticas de "acidentes" elétricos.

Isso Interessa: Top 5 Melhores Multímetros para Eletricistas


6 - Materiais e equipamentos


Este também contribui e aumenta o coro dos erros nas instalações elétrica, a falta de materiais e insumos específicos como conectores, alta fusão entre outros aliados com falta de ferramentas especificas e equipamentos de medição corroboram efetivamente para o resultado final.





Considerações finais


Estes 6 erros de instalações são os mais comuns encontrados em uma instalação elétrica e elenquei estes devido a eminência de riscos de "acidentes", no entanto muitos outros erros também estão presentes relacionados eficiência energética, manutenção, projetos, iluminação entre outras tantas questões de normas técnicas que trataremos no decorrer de outras postagens, muita atenção e boa sorte !

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

Item Reviewed: Os Principais Erros em Uma Instalação Elétrica Rating: 5 Reviewed By: FastSeg