O que está demandando a necessidade de motores de portão automático mais rápido está intimamente ligado a insegurança mediante a criminalidade e a entrada e saída dos veículos necessitam a maior brevidade possível.
Porem em caso de novas instalações de portões automático (principalmente residencial) creio que não é mais problema, isto porque o mercado já entendeu essa necessidade e disponibilizou modelos que atendam o cliente, os quais vou citar os mais rápidos e melhores do mercado, bastando apenas clicar na marca e será direcionado as especificações.
Motores de Portão Automáticos Mais Rápido
Automatizadores Linha Jet Flex PPA
Automatizadores Linha Speed Garem
Automatizadores Linha Ultra Flash Peccinin
Automatizadores Linha Velox Omêgasat
Automatizadores Linha Turbo Rossi
Estes automatizadores de portão possuem uma média para fechamento entre 4 e 7 segundos considerando obviamente condições de arraste e peso do portão, entretanto a dica é não inventar e se já possui um sistema de portão residencial e quer mais velocidade a dica é substituir o kit automatizador de portão completamente.
VEJA COMPARATIVO PPA
Neste caso então surge o bendito e salvador inversor de frequência, que no entanto deve ser utilizado considerando fatores do motor em uso pois essas alterações podem diminuir a vida útil do equipamento e se mal planejado pode até incorrer risco de acidentes, muita atenção.
Estudo de caso
Certo cliente de uma industria me solicitou que eu aumentasse a velocidade de abertura e fechamento do portão automático para maior agilidade de entrada e saída dos caminhões, há época procurei um tipo de motor industrial que atendesse essa necessidade porem o que eu encontrei mudaria muito pouco essa velocidade e não me atenderia.
Pensamos também em mudar os sistemas de engrenagem e razão de transmissão, nada viável tambem então parti para a idéia de utilizar o inversor de frequencia e alterar sua frequência de 60 para 90 Hz e deu muito certo, utilizei a época um inversor Weg CFW 08 e parametrizei e utilizei todos seus canais e ficou muito bom.
Para isso praticamente inutilizei a placa de comando do portão, aproveitei somente o sistema de RF para recepção dos controles, todo resto conjuguei direto no inversor, fins de curso e comandos do portão, consegui também fazer uma rampa de aceleração e desaceleração utilizando apenas mais um sensor magnético. Fiz os testes com uma frequencia acima de 100 hz porem não atendeu ficando muito perigoso e trepidando o portão então voltei aos 90 Hz
Para finalizar o motor do portão era um Rossi Industrial de 1,5 cv realmente forte e consegui um ganho em torno de 33% a mais na velocidade e atendeu perfeitamente o cliente, não sei informar quanto a questão de durabilidade do sistema haja vista foi alterada, pois mudei de cidade e não tive mais contato porem afirmo que pelo menos dois anos estava ok.
Quero atentar aos amigos instaladores que este é um caso em particular, e cada caso deve ser estudado e planejado conforme a necessidade, vou deixar dois vídeos onde utilizaram os inversores, boa sorte !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente artigo! Aproveito para deixar o link da npportoes e agradeço desde já www.npportoes.com.br
ResponderExcluirTenho um eurus stell 1/2 hp e quero trocar pelo mesmo modelo porem jet flex...
ResponderExcluirTem como aprovwitar a mesma istalacao e so trocar o motor?
Quero comprar no mercado livre, sera que e confivel.