Qual a diferença entre gerador eólico e aerogerador ?
Nenhuma, essa diferenciação está sendo empregada apenas para dividir o conceito para uma forma industrial e comercial para uso doméstico e caseiro, ou seja os dois tem o mesmo fundamento e objetivo, transformar energia dos ventos em eletricidade, entenda !
O que é Eólico ?
A palavra eólica tem sua origem na Grécia Antiga, na mitologia grega. Éolo, o deus grego que controlava a força dos ventos, tanto as brisas leves quanto as piores tempestades.
Então um Gerador Eólico é
Um equipamento que transforma á energia dos ventos (cinética) em energia elétrica através de mecanismos como pás (catavento) e um rotor eletromagnético, pode ser conhecido também como aerogeradores.
Considerações
Obviamente devemos considerar a questão de viabilidade técnica para a instalação do aerogerador como condições de ventos e local de instalação, pois em grande centros é difícil obter este espaço e condições de vento para efetivação deste projeto, no entanto vale ressaltar que pode ser uma matéria didática a estudantes de eletro-eletrônica e pode se testar a eficiência levando para algum local que reúna essas condições.
Na questão de consumo o gerador eólico pode ser viável desde que o projeto tenha essas condições de vento, armazenamento da energia e sua transformação para tensão convencional 127 V, porem pode ser util em casos onde se utiliza tensões de 12V como iluminação e alguns tipos de motores,
Viabilizando o Projeto de um Aerogerador
Bom para começar vamos pela estrutura e para isso você pode fabrica-lá com tubos e cantoneiras de ferro, o ideal a partir do solo atingir altura de 2,5 metros, no topo da torre deve-se fazer uma ase giratória para que o sistema mantenha-se no fluxo dos ventos, outra dica é comprar torres de antenas (caso o dinheiro permita) e haste prontas. Na base de giro deve- instalar o alternador e na cauda uma guia que pode ser de madeira funcionando como um leme automático
O segundo ponto mais difícil é adaptação de pás ou hélices, para isso indico que faça você mesmo á partir de bases de plastico rígidos para manter a leveza, as pás devem ser rigorosamente do mesmo tamanho e peso para não desbalancear o sistema, outra dica interessante é produzir a pá com canos de esgoto porem dai vai de sua eficiência em produzi-las. Lembre-se que as pás devem ser grandes para captar os ventos, indico que utilizem pás de 0,70 CM no máximo. Pás grande de ventiladores velhos também é uma ótima solução.
Alternador veícular como gerador (adquirir usado $80) |
Dica de hélice a partir de canos |
Agora a montagem em si, esta é mais fácil !
Instalando a torre base, o eixo rotativo com o leme, prenda o alternador já com as hélices montadas na base frontal de giro, soldando ou adaptando com parafusos.
Respeitando as polaridades do alternador instales os cabos até o local que deseja (não muito longo) e instale no regulador de tensão e apos isso interligue à bateria, mas antes verifique pois existem alternadores que possuem o regulador acoplado, neste caso ligue direto à bateria.
Para armazenar a energia você pode utilizar mais baterias e instalar em paralelo as demais. se for utilizar esta energia de forma direta tome o cuidado de conferir a potencia dos equipamentos, se quiser transforma-la em energia de uso convencioal/doméstico utilize um transformador de tensão, mas este assunto é para uma próxima matéria.
Isso ai pessoal, claro que como todo projeto de tipo caseiro não existe uma regra padrão à seguir pois tratamos de uma forma mais educativa e todo projeto desta forma carrega questões muito personalizadas e distintas, devendo você adequar tudo de seu próprio jeito, boa sorte !
Parabéns pela postagem um ótimo trabalho
ResponderExcluirObrigado Paulo ! Ficamos felizes com seu elogio e força para seguir, grade abraço.
ResponderExcluirOlá.tydo bem.sou novo por ak adquiri um motor de esteira ,ele é bem grande , gostaria de uma ajuda para montar o meu....ele é um motor image 464 d
ExcluirOlá.tydo bem.sou novo por ak adquiri um motor de esteira ,ele é bem grande , gostaria de uma ajuda para montar o meu....ele é um motor image 464 d
ExcluirBom trabalho, me enteresso pela área de energia Eolica e estou começando a estuda-la a fundo, esse projeto é promissor e me deu incentivo para buscar me aprofundar mais Parabéns
ResponderExcluirMas não seria necessário um conversor 12 volts para 110?!
ResponderExcluirDesculpa pessoal, não é botando terra no projeto!!! Mas utilizar alternador de carro sem alterar o sistema de criação de campo magnético você teria que ter um furação soprando parar gerar energia!!
ResponderExcluir1-alternador precisa de no mínimo 200rpm para induzir um campo elétrico
2-a força que esse campo cria praticamente freia o alternador, a não ser que esteja em uma tempestade com ventos de 50km/h
Entre outras coisas!
Da forma como é dita parece que é muito fácil juntar todas as peças listadas e montar um aerogerador SQN!
Todos os projetos criados fora do Brasil onde são utilizados alternadores os mesmos sofrem alterações do sistema de criação de campo magnético por imãs de neodímio N50 no mínimo e se altera o sistema de retificação usando apenas corrente alternada que posteriormente e retificada e filtrada.
Dessa forma qualquer vento que faça o alternado girar produzirá energia proporcionalmente!!
Abç
exato!! o alternador desligado gira com toda facilidade, depois de acionado num é qquer catavento que gira ele não. Acoplar ele diratamente na hélice eu tenho quase certeza que só vai gerar alguma coisa nuam ventania absurda, teria que fazer um sistema de polias para aumentar a rotação em relação a helice
Excluirbem dessa, teria aumentar tamanho das pas, quase q com o dobro do tamnho indicado (70cm), para ter força de rodar o alternador c sistema se polias ou caixa de reduçao e tals..
ExcluirUm sistema de transmissão mecânica resolveria o problema?
ExcluirDigo no sentido da transmissão mecânica possibilitar ao alternador ter uma rotação maior do que o eixo com as pás.. E aí?
ExcluirExcelente projeto!!! Estão de parabéns.
ResponderExcluirParabéns, pelo projeto o mundo precisa de pessoas com você
ResponderExcluirA modificação é simples,mas tem que ser feita,o alternador de carro precisa de 1300 a 1500 RPM para gerar carga completa.
ResponderExcluirtem como fazer as modificações do rotor e ele gerar 100 a 130 Volts. virando fácil com qualquer vento.
Como são essas modificações?
ExcluirNotei que vocês gostam dessas engenhocas, e eu uso isso como um hobby pois desde 2003 venho buscando conhecimentos práticos nessas questões, e para pequenas engenhocas tanto quanto essa, não existe geradores apropriados, pois mesmo que desmontar um gerador a gasolina ou a diesel não irá dar certo por causa da velocidade em rpm; portanto o que nos resta é fazer modificações em um alternador ou gerador de energia dos comuns , modificando as enrrolagems de espirras de cobre , e pondo imãs de ferritte desde que nas posições certas, que sendo assim irá gerar energia de inicio sem precisar a energia da bateria pra imantar, pois os imãs produzirão energia desde o início, e qualquer volta que der no catavento já ira gerar energia sem a necessidade de alta rapidez em RPM . Sendo assim em vez de 1000 rpm , precisarà de apenas 60 rpm: Já com imã de neodímio até ficaria mais potente más é necessário modificar os enrolamentos de cobre, pra CE adaptar a pouca rotação, e os imãs ten que estar bem compassados caso contrario não surtirá efeito...
ResponderExcluirVejam também essa ideia - http://bit.ly/2Ax5U3H
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