728x90 AdSpace

Agora News
terça-feira, 22 de setembro de 2015

Você sabia que secar roupa atrás da geladeira pode queimar o motor ?

Uma prática tão comum quanto antiga, secar roupas atrás da geladeira surgiu em meados dos anos 80 para acelerar o processo de secagem de tênis, calcinhas, cuecas, panos de prato e imaginem até toalhas de banho, principalmente em épocas de inverno e dias chuvosos.

Mas essa prática tem um preço, a redução do tempo de vida útil do motor e também o aumento da conta de energia elétrica que atualmente está nas alturas, uma toalha de adulto por exemplo, pendurada por horas no gradil dissipador pode elevar seu consumo em até 20% do normal, está prática é tão danosa quanto deixar a porta da geladeira semi aberta.


Por quê isso ocorre com a geladeira


Isto ocorre porque, os dutos localizados na parte traseira da geladeira, conhecidos como dissipador de calor são responsáveis pela troca de calor retirados dos alimentos, pode parecer estranho mas funcionam como um radiador de carro, ou seja se tampados provocam super aquecimento causando desgaste do compressor (motor) e a tão indesejado aumento na conta de energia elétrica.


Dicas para diminuir a conta de energia relativa a geladeira


Já é sabido que a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, então evitar abrir a porta da geladeira e trocar as borrachas de vedação das portas são itens mais que importantes para a economia, manter a posição do reostato mais baixa no inverno também ajuda na economia, porem um dica muito boa é escolher bem o local onde vai ficar a geladeira, afasta-lá de locais que incidam calor como fogões e janelas, deixar um espaço bom (15 cm) da parede para boa ventilação.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

  1. Bom dia!
    Isso é verdade em partes, mas, quanto gasta a mais, e quando estraga o compressor?
    Pois é isso é mais mito do que verdade, pois tenho uma geladeira do tipo frostfree a 12anos e nunca deu problema e sobre o consumo não observo grandes variações de consumo, não há estudos científicos mais preciso sobre isso, o que realmente provova grande variações no consumo de energia é a falta de isolação térmica (borracha) na porta.
    Na minha opinião sincera acho que quando o compressor estraga ou em um mês a conta de energia vem alta, temos que buscar um culpado e aí vem as mais interessantes teorias, assim aparecem os mitos.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Você sabia que secar roupa atrás da geladeira pode queimar o motor ? Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio