728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mitos e verdades sobre cerca elétrica, desvendando.


Com a popularização dos sistemas de cerca elétrica na década de 2000, surgiram muitas duvidas e muitos mitos sobre as cercas elétricas, as quais trataremos a seguir.

1. A cerca elétrica mata animais e pessoas ?
Não. Nos filamentos ou fios da cerca elétrica, apesar de possuírem uma tensão alta (8.000 volts), elas não possuem amperagem ou corrente de carga. Sendo assim fica impossível matar pessoas ou animais. Isto porque a central de choque não emite amperagem e sua tensão é pulsativa, ou seja intermitente não sendo possível sequer ficar grudado na cerca.

2. Então porque vemos noticias de pessoas que morreram na cerca elétrica?
Isto ocorre porque, pessoas não profissionais ou inconsequentes, instalam verdadeiras gambiarras (muitas vezes com consentimentos do proprietário do imóvel). São instalações clandestinas que utilizam-se da rede de energia elétrica direta do imóvel sem o uso de uma Central de choque homologada. Desta forma a cerca possui amperagem ou corrente de carga como dito antes, por se tratar de uma ligação direta a rede de força. Estas pessoas correm o risco de serem processadas por homicídio doloso.

3. O consumo de energia da cerca elétrica aumenta muito o valor da minha conta ?
Não. Este é mais um mito criado, o consumo de uma central de choque é de 3,6 Kw mês, isto equivale a um consumo menor que um radio relógio.

4. Se acabar a força do imóvel, fico desprotegido ?
Não. Todo sistema de cerca elétrica deve possuir uma bateria de emergência, ela funcionará com um no-break e manterá o sistema funcionando por até 12 horas.

5. Se cortarem o fio da cerca elétrica, também fico desprotegido ?
Não. Atualmente os sistemas de cerca elétrica possuem um dispositivo de proteção contra cortes. este dispositivo monitora todo o circuito do perímetro através de resistores, quanto há um corte a central de choque detecta e dispara uma sirene acoplada, inibindo o intruso.

6. É possível burlar a cerca elétrica ?
Sim. Porém isto requer um certo conhecimento e é muito difícil de acontecer, simplesmente porquê dá trabalho e leva tempo, o que o intruso não quer que aconteça.

7. Existem leis sobre a instalação e uso da cerca elétrica ?
Não. Atualmente não existe uma legislação específica que trata sobre o tema, porém alguns municípios aderiram a normas técnica internacionais como: instalação á uma altura minima de 2,20 metros do piso, utilização de placas de advertência a cada 10 metros, uso obrigatório de uma central de choque eletrificadora compatível e homologada, contratação de uma empresa especializada.

8. Qual o nível de eficácia e segurança que a cerca pode proporcionar ?
Em recente pesquisa feita pela ABESE (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica) a cada 100 imóveis com sistemas de segurança 98 não sofreram mais tentativas de intrusão;. Sendo assim podemos concluir que se trata de um equipamento de alta eficiência inibidora e muito segura.


Nova Matéria: Sobre uso de Fio Eletroplastico em Cerca Elétrica Residencial
Cerca Elétrica Industrial (esq) e Cerca Residêncial (dir)

A nossa dica para você é ler a matéria que fala sobre as normas técnicas e regulamentação da cerca elétrica, ou se você está inclinado a instalar ou contratar uma empresa não perca jamais esta matéria 6 dicas para instalar uma cerca elétrica eficiente e fique por dentro de tudo, boa sorte !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

267 comentários:

  1. Tenho uma dúvida bem grande quanto a cerca elétrica, pois colocamos a mais avançada oferecida, mas ela simplesmente não funciona, digo isso porque um vizinho reclamou que pegava choque no seu banheiro então vimos que ela encostava no muro dele e afastou-se os fios, mesmo assim, encostando o alarme não disparou nem recebemos a chamada para nossos telefones, depois de afastado uma outra vizinha jogou uma panela nos fios e a cerca não disparou, em outra ocasião depois de uma chuva os galhos de uma árvore encostava em dois fios e ela não disparou, assim gostaria de entender se é porque ela só funciona no corpo humano e de animais ou se devo chamar a assistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sol, existem duas possibilidades, um aterramento inexistente ou mal feito, outra é o sistema de disparo pode estar inibido ou com a sensibilidade sem ajuste, isto é configurado pelo técnico diretamente na placa da central, as novas centrais homologadas não disparam e diminuem o choque se o aterramento não for eficiente, por fim a cerca dispara com qualquer coisa, pessoa ou objeto que ofereça fuga da corrente ou seja é necessário que os fios da cerca entrem em contato com arvores, paredes, postes ou qualquer coisa que se ofereça como ponte/rota de fuga. Solicite um técnico, cordialmente.

      Excluir
    2. Boa tarde Sol, existem duas possibilidades, um aterramento inexistente ou mal feito, outra é o sistema de disparo pode estar inibido ou com a sensibilidade sem ajuste, isto é configurado pelo técnico diretamente na placa da central, as novas centrais homologadas não disparam e diminuem o choque se o aterramento não for eficiente, por fim a cerca dispara com qualquer coisa, pessoa ou objeto que ofereça fuga da corrente ou seja é necessário que os fios da cerca entrem em contato com arvores, paredes, postes ou qualquer coisa que se ofereça como ponte/rota de fuga. Solicite um técnico, cordialmente.

      Excluir
    3. Muito obrigado, vou fazer isso.

      Excluir
  2. Se acontecer de dois fios estiverem enrolados, o consumo de energia aumenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Setor 059, Não aumenta, partindo do princípio de que a os filamentos da cerca formam um circuito, ou seja sai de um ponto e retorna por outro os fios que estiverem enrolados só vão encurtar o cicuito, para entender: suponha que sua cerca tenha 100 metros de distância e os fios enrolados estão à 50 metros, o que acontece é que ao invés do pulso (choque) percorrer os 100 metros ele percorrerá os 50 metros e no ponto dos fios enrolados encontratá um caminho mais curto para o retorno, o maior problemá é que deixará os outros 50 metros desprotegidos, mas não aumentará sua conta de energia (consumo). Agradeço muito sua pergunta pois será de ótima vália para outros leitores, cordial abraço.

      Excluir
  3. Pretendo instalar uma cerca eletrica em minha residência em duas etapas: Na primeira etapa a cerca cobrirá a frente da casa e as paredes laterais até a metade (uns 100 metros). Na segunda etapa, a ser instalada alguns meses depois, a cerca será extendida por 60 metros, cobrindo o resto das paredes laterais e o fundo do lote.Posso simplesmente cortar e emendar os fios ou deverei refazer novamente toda a fiação?
    Fernando Soeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Unknow, pode sim fazer outro trecho à partir da cerca elétrica, para isto basta apenas cortar o circuito e continuar a cerca, porem não se esqueça de contratar um prodissional registrado para tal, não se esqueça que à partir deste anos a responsabilidade civil e criminal é do do contratante e contratado e a multa pode chegar á R$ 12.000,00 em caso de danos à terceiros, um grande abraço e boa sorte.

      Excluir
  4. Maurício, conforme sua resposta em uma pergunta anterior, vc falou que se os fios se enrolarem, diminui o percurso do circuito, deixando desprotegido o restante. A dúvida é o seguinte: se um intruso quiser romper a barreira da cerca elétrica, ele pode, simplesmente, colocar um pedaço de fio, diminuindo o circuito e pular o muro, cortando o fio da parte que ficará desprotegida, sem que o alarme dispere???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton, sim na teoria é possivel, porem é um pouco mais complicado visto que precisa de um pouco de conhecimento em eletrônica, digo isto porque toda cerca tem um unico circuito divido em quatros filamentos e se fechar o circuito errado não causará efeito e haverá disparo, outro fato é que em centrais novas é possivel detectar esta falha na própria sensibilidade. Alguns técnicos com bom conhecimento tambem prevem isto e passam um lance falso de aterramento o que fará disparar na hora. Outro fator é cerca sem choque monitorada por resistores, o que tambem oferecerá disparo, posso concluir então que burlar a cerca é consequência de conhecimento ou sorte, grande abraço. . . .

      Excluir
  5. Posso começar e terminar a cerca em uma mesma haste cantoneira com oito isoladores sendo quatro pra cada lado? Essas hastes de canto que vendem por ai. pensei em fazer dessa forma para não deixar aquele espaco entre o começo e o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andersom, não entendi muito bem sua pergunta, porem imagino que deseja fazer dois perímetros. se for isto não é todos modelos de cerca que permitem isto. aconselho usar JFL. Agora se for iniciar e terminar o perimetro no mesmo local use duas hastes paralelas ou haste adaptada de 5 isoladores com circuito em "S", grande abraço.

      Excluir
    2. Mas se quiser começar e terminar no mesmo local usando uma haste cantoneira com 4 isoladores de cada lado pode? Já instalei aqui, será que não têm perigo de roubar centelha?

      Excluir
  6. Pra usar repuxo têm que se passar o fio pelos orifícios um por um em todas as hastes ne? ou então passar individualmente e ir travando um por um ne? O que prefere?? E como usa os repuxos WR?

    ResponderExcluir
  7. Quero instalar cerca elétrica em minha casa mas tenho 3 gatos q adoram andar pelos muros. Qual o risco q corro c eles???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Bruno, os gatos possuem sensibilidade e instinto altamente desenvolvidos, geralmente após a instalação da cerca os gatos deixaram de caminhar sobre o muro, obrigado.

      Excluir
    2. Nada disso, cassioac. O Maurício tem razão. Digo isso porque os meus gatos não andam mais no muro que instalei a cerca, nem os dos vizinhos.

      Excluir
  8. Sr Maurício consigo colocar duas cerca eletrica na mesma central de choque

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Maurício , minha cerca está alarmando diariamente por qualquer coisa que toca o arame, tipo gatos e passaros, oq pode gerar esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovani, obrigado pelo comentário ! Provavelmente a sensibilidade do choque está desajustada, dependendo do modelo e marca vá até a central e ajuste o prompt ou reostato e aumente, outra dica é instalar um resistor na saida pulso, cordial abraço.

      Excluir
  11. Olá Mauricio, estou instalando uma cerca eletrica e gostaria de tirar uma duvida.
    quero eletrificar uma lateral do meu terreno, e a outra parte da frente da casa
    A cerca terá dois lances ´posso iniciar na lateral, e fazendo isto posso emendar com fio de alta isolação em cima da lage da garagem, levando assim a continuidade da cerca até a frente da casa e depois retornando em cima da lage novamente com cabos de isolação até a central. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mauricio, estou instalando uma cerca eletrica e gostaria de tirar uma duvida.
    quero eletrificar uma lateral do meu terreno, e a outra parte da frente da casa
    A cerca terá dois lances ´posso iniciar na lateral, e fazendo isto posso emendar com fio de alta isolação em cima da lage da garagem, levando assim a continuidade da cerca até a frente da casa e depois retornando em cima da lage novamente com cabos de isolação até a central. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Macedo obrigado pela pergunta, perfeito leve um par de cabo de alta isolação (uma saida e um retorno e faça a subdivisão da cerca, de preferencia nos dois filamentos inferiores, boa sorte.

      Excluir
  13. Ola. Por favor. Nos mudamos para uma casa com cerca elétrica mas acho que ela nao ta funcionando. Primeiro pq no muro temos plantas que cresceram estão em contato com o fio de baixo e nao estamos ouvindo aqueles estalos que costumam dar. Está nornal. R em segundo lugar, nosso gato esta pulando o muro mesmo com a cerca. O lugar por onde ele passa deve ter mais ou menos 1 palmo entre o fio e o muro. Ele passa com tranquilidade e tinham nos falado que um gato nao conseguiria nem chegar perto. Porem, a luz que indica que ela esta ligada se mantem acesa. Não estamos entendo. É possível esses dois fatos com a cerca ligada? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayra, obrigado por visitar nosso Blog! Bom primeiramente deve ser podado constantimente galhos ou qualquer tipo de vegetação que encoste ou mesmo se aproxime dos filamentos, Segundo quanto a distância do primeiro fio em relação ao muro deve estar no máximo em 20cm de distancia e um palmo indica que esta medida está fora do padrão, quanto a sua central existem (depende do modelo) dois leds, o primeiro em vermelho indica que a central esta armada e o segundo se refere ao pulso e tem de estar piscando, se este pisca está ausente ou fraco indica fuga de pulso e/ou problemas de saída de tensão na bobina, de qualquer forma solicite seu tecnico de confiança para revisar estas falhas, espero ter ajudado, cordialmente.

      Excluir
  14. Ola. Por favor. Nos mudamos para uma casa com cerca elétrica mas acho que ela nao ta funcionando. Primeiro pq no muro temos plantas que cresceram estão em contato com o fio de baixo e nao estamos ouvindo aqueles estalos que costumam dar. Está nornal. R em segundo lugar, nosso gato esta pulando o muro mesmo com a cerca. O lugar por onde ele passa deve ter mais ou menos 1 palmo entre o fio e o muro. Ele passa com tranquilidade e tinham nos falado que um gato nao conseguiria nem chegar perto. Porem, a luz que indica que ela esta ligada se mantem acesa. Não estamos entendo. É possível esses dois fatos com a cerca ligada? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. instalei tudo certinho porem em 2 hastes esta havendo centelhamento do fio para a haste de isolamento e não estão encostando um no outro, mas so vejo as faiscas quando para de chover.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia
    Instalei a cerca eletrica na frente do terreno e a central está posicionada no meio do lote dentro da garagem, é possível instalar a certa nos fundos do lote fazendo a conexão entre as cercas e usando a mesma central, atraves do cabo de alta isolação?

    Estaria correto, sair da central com cabo de alta isolação, chegar na cerca da frente e fazer todo o perímetro da frente e no retorno levar o cabo de alta isolação até a cerca dos fundos, fazer todo o perímetro e retornar com cabo de alta isolação até o retorno na central??

    Terreno tem 50 metros da frente aos fundos e a central está no meio do lote.

    Agradeço muito a confirmação, pois a duvida é se perde força do choque ou daria falso alarme?

    abraços
    JG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio, sim você pode fazer a derivação e/ou ampliação na mesma central, no entanto observe o esquema no manual do fabricante e não se esqueça de utilizar cabo de alta isolação 7 ou 10 mm para evitar fugas.

      Excluir
    2. Maurício, muito obrigado pela resposta.
      att

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Posso Instalar Duas Centrais de Choque na Mesma Cerca Elétrica Para Que o Choque Aumente ou Não é Possível? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Novodia, não é possivel instalar duas centrais no mesmo perímetro, e tambem neste caso não somam e sim terão curto na tensão, se quer aumentar a potência verifique a nova central da JFL 18000 volts, abraços.

      Excluir
  20. Pra que serve o fio terra de uma cerca elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá carlos, o fio terra, o aterramento quando feito na central é mais para proteção do sistema, tanto para o equipamento quanto ao usuário técnico, no entanto quando o aterramento é efetuado no perímetro da cerca é para potencializar a sensação de choque e facilitar o curto entre ladrão/cerca.

      Excluir
  21. Como sei se uma cerca elétrica esta funcionando?

    ResponderExcluir
  22. Mauricio gostaria de saber se cerca eletrica mata gatos,meu vizinho colocou cerca eletrica e os gatos daqui andam no muro,por favor me responda.Outra coisa pode ligar de dia também?Eu pensei que era só de noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mabel, obrigado pelo contato e peço desculpas na demora pois o blog está em processo de mudança. quanto sua pergunta garanto que não mata e indico ver esta matéria http://instalador.weebly.com/-blogue-da-fast/a-cerca-eltrica-mata-gatos-yahoo-respostas - se preferir lá tem contato direto com meu watapp, abraços.

      Excluir
  23. Mauricio gostaria de saber porque apos eu estalar minha cerca elétrica minha conta passou a vim o dobro, você poderia me falar o que esta acontecendo, se a algum erro na estalacão ou aparelho danificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Wilson, o consumo de um eletrificador é muito baixo (menor que um radio relógio) dependendo da tensão escolhida não chega a 5 reais, agora se houver um curto no bobina ou fuga de pulsos pode sim aumentar o consumo mas não o dobro, aconselho verificar as conexões antes do eletrificador, veja se não há folga no contato dos disjuntores, ou neste caso é melhor acionar um eletricista.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi Gostaria de saber se tem algum problela em usar um aparelho eletrico por ex Um roteador wifi, comprei ele na regiao norte sera que tem alguma problema em usar ele em SP ? nao tem problema com eletrcidade ? Obg.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caudiana, você deve verificar a tensão da fonte, no caso na região norte geralmente é 220 e em SP é 110, apesar que a maioria das fontes é bivolte automática, se sua fonte for BIVOLT não tem porque se preocupar.

      Excluir
  26. Ola gostaria de saber se tem como verificar se realmente a cerca elétrica esta funcionando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem sim, uma delas é utilizando um voltímetro a outra é forçando uma fuga do pulso. Com uma chave de fenda grande e bem isolada encoste em um dos filamentos e a haste, haver[a um faiscamento e consecutio disparo na sirene, se não houver pode haver um problema de capacitor ou bobina de centelhamento, abraços

      Excluir
  27. Olá!Posso Usar Esta Central( ELC 4001 RF )Numa Cerca Com 400m Linear e Arame 14 2,1mm ou Ella Nao Potente o Suficiente? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Novodia, eu particularmente tenho algumas restrições as eletrificadoras Intelbras, principalmente em grandes distâncias, agora deve se considerar o que se entende por metros lineares, no manual da intelbras ela deixa a desejar esta caracteísticas técnicas e informa circuitos de 1000 e 1200 metros lineares, agora se dividi-las numa cerca de 4 fios você tem apenas 250 metros 100/4.

      Então neste caso não lhe atenderia, eu aconselho a usar central da JFL que possui modelos que atendem distancias muito superiores, agora se o caso é utilizar a 4001 eu aconselho passar um fio/filamento de aterramento nas base de todas as hastes para potencializar o disparo/choque. Espero ter ajudado, grande abraço !

      ResponderExcluir

      Excluir
  28. Olá Novodia, eu particularmente tenho algumas restrições as eletrificadoras Intelbras, principalmente em grandes distâncias, agora deve se considerar o que se entende por metros lineares, no manual da intelbras ela deixa a desejar esta caracteísticas técnicas e informa circuitos de 1000 e 1200 metros lineares, agora se dividi-las numa cerca de 4 fios você tem apenas 250 metros 100/4.

    Então neste caso não lhe atenderia, eu aconselho a usar central da JFL que possui modelos que atendem distancias muito superiores, agora se o caso é utilizar a 4001 eu aconselho passar um fio/filamento de aterramento nas base de todas as hastes para potencializar o disparo/choque. Espero ter ajudado, grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quanto ao arame ! sim quanto maior a bitola menor a resistividade, isto em teoria haja vista que alguns arames são apenas galvanizados, isto dependerá da qualidade do arame, mas só este fator não garante o potencial de choque, a qualidade da bobina e capacitor da central e o aterramento é o maior fator.

      Excluir
    2. Olá, boa noite, você poderia explicar melhor esse aterramento que envolve todas as hastes ? É um aterramento para cada haste ou um único aterramento passando o fio em todas as hastes. E esse fio conecta no pé da haste, dê detalhes por favor. Ha quanto mais grosso for o arame mais fraco fica o choque ? é isso ?

      Excluir
  29. Ola mauricio. Se o ladrao conseguir chegar na central ele consegue desativar todo o sistema inclusive as sirenes? Este processo é simples ou mais complexo? Nessa tentativa tb dispara oalarme? Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Ola mauricio. Se o ladrao conseguir chegar na central ele consegue desativar todo o sistema inclusive as sirenes? Este processo é simples ou mais complexo? Nessa tentativa tb dispara oalarme? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Igor, primeiramente se o intruso chegou ao equipamento pode ter certeza que houve falha humana na questão de instalação, um bom projeto elaborado para atingir eficiência não seria possível isto, explico: em um bom projeto o tecnico já anteve uma possível intrusão na cerca, e faz uma sondagem de monitoramento, ou seja se desligar, arrancar a central ou sirene haverá sim um possível disparo ou acionamento de um outro acessório, caso contrario seria facil sim desativar.

      Excluir
  31. Mauricio, minha cerca Jfl que hoje e o primeiro dia de uso, vem fazendo estalo em alguns pontos alternadamente e dando estalo nas tvs, o que fazer.

    Tem uma antena de canal a cabo proximo da cerca e os estalos assim como a antena o tecnico/proprietario informa que e normal.

    Me ajuda, pois para me livrar de ladrao que estava entrando em casa fiz uma aquisicao com dinheiro que nao tinha e agora tenho outros problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom André, obrigado pelo contato !

      Notóriamente você tem alguns problemas mais sérios, vou tentar ajudá-los em alguns pontos.

      Se sua central de choque for nova da JFL deve ser 18.000 volts e comece a trocar o fio de alta isolação para 10 mm, afaste todo e qualquer fio de telefone/antena/tv a cabo/modem/etc e mantenha a uma distância de pelo menos 1 metro (não passe qualquer fio da cerca na mesma tubulação da elétrica)

      Faça um aterramento exclusivo para a central de choque, não utilize a malha de aterramento interligada ao neutro.

      Esta central (se for a 18000) não deve ser usada com hastes de isoladores de plastico (fuga de centelha pelo parafuso do isolador) utilize haste de qualidade com isolador de poliéster.

      Se estiver usando discadora acoplada faça interrupção através de relés.

      Para demais duvidas vou disponibilizar meu telef pessoal para outras duvidas mais tecnicas (11)95704-2732

      Espero ter ajudado e cordial abraço !

      Excluir
    2. Olá .instalei uma cerca Intelbras e mesmo desligando da rede elétrica e da bateria a cerca continua dando choque .é normal ou tem q ajustar algo ?
      Encostei a.chave teste na entrada de rede elétrica e ela acende indicando q tem corrente no Cabo de alimentação .isso também tá errado ?

      Excluir
    3. Olá UNK, É normal na Intelbras por causa da qrmazenagem de carga no capacitor, descarrege esta carga oferecento fuga ao terra pelos filamentos, dois a três toques é suficiente, grato !

      Excluir
  32. Maurício, é obrigatório o aterramento? Para proteger o equipamento de descargas elétricas (raios), posso colocar um disjuntor antes do equipamento?

    ResponderExcluir
  33. Olá Carlos, sim o aterramento é obrigatório tanto para eficiência do equipamento e proteção do sistema e tecnicos, quanto à proteger contra raios não há muito o que fazer, um protetor de raio pode ajudar dependendo da descarga, se vier pela rede elétrica já há um fusivel para isto, no entanto geralmente a descarga afeta a placa, contra raios não há muito o que fazer principalmente quando carregada de estática, abraços.

    ResponderExcluir
  34. Para emendar um fio de cerca elétrica, posso somente enrrolar um no outro, ou existe algum conector especifico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Icaro, bom dia ! Tente evitar a todo custo emendas pois isso diminui a sensação de choque e demonstra ponto de ruptura, o que diminui a concepção de segurança, aconselho trocar todo o filamento, abraços,

      Excluir
  35. Olá!Maurício.Estou Finalizando a Instalação de Uma Cerca Aqui em Casa.Gostaria de Saber de Vc,Como é Feito o Aterramanto no Perímetro da Carca Para Aumentar a Sensação de Choque.E se Posso Usar o Ferro da Coluna do Muro Como Arte de Aterramento.Pois o Mesmo Esta enterrado no Chão.Por Favor e Obrigado. Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Novo dia, o adequado é instalar uma haste de aterramento exclusiva para a central de choque, apesar de funcionar em qualquer condutor aterrado porem pode ocasionar sérios problemas, grato

      Excluir
  36. Bom dia, gostaria de saber se posso emendar pedaços de fio em um canto vertical do muro com a parede para aumentar a área de proteção. Seria no mesmo cabo a saída e a chagada dos pedaços. O fio superior da cerca forma um ângulo de 90º do muro com a parede e eu faria tipo um triângulo com outros pedaços. Não sei se o Sr entendeu. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia russo, realmente não entendi, se preferir pode me enviar alguma foto do local e ser expandido que eu avalio para vc, abraços

      Excluir
  37. Ola....minha dúvida é o famoso estalo que é constante na cerca.....a central antiga não fazia, dps ela queimou e foi trocada por outra q segundo o instalador é bem mais moderna e potente.
    Aí começaram os estalos.
    O tecnico fala que é normal só que no portão de entrada onde começa a cerca fica aparecendo uma faísca, sempre no mesmo tempo e tbem o estalo tem dias que são mais fortes, mesmo com os ruídos do movimento da rua.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JL, bom dia ! Este fato já é corriqueiro e mais uma vez demonstra despreparo de alguns técnico. Isto porque as novas centrais são muito mais potente (chegam a dobrar de tensão) e como tal o cabo de alta isolação deve ser substituido por uma bitola maior (10mm) no caso de vc ter detectado o faiscamento com certeza é fuga para haste ou arcovoltaico, substitua o cabo ou faça uma isolação com fita de alta fusão, abraços.

      Excluir
  38. Eu posso comprar uma cerca elétrica e eu mesmo colocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ray, boa pergunta ! Segundo o CREA, somente profissional habilitado, com registro e ART podem executar este serviços e os equipamentos ssó podem ser comercializados por empresas especializadas no segmento com CNPJ ativo, porem não é isso que vemos, na internet vemos diversos kits à venda, no entanto à resposabilidade civil e criminal fica naas costas do propriet´rio do imóvel que possuir uma "CERCA CLANDESTINA" - Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  39. Eu posso comprar uma cerca elétrica e eu mesmo colocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ray, boa pergunta ! Segundo o CREA, somente profissional habilitado, com registro e ART podem executar este serviços e os equipamentos ssó podem ser comercializados por empresas especializadas no segmento com CNPJ ativo, porem não é isso que vemos, na internet vemos diversos kits à venda, no entanto à resposabilidade civil e criminal fica naas costas do propriet´rio do imóvel que possuir uma "CERCA CLANDESTINA" - Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  40. Olá boa noite gostaria de saber motivos que passa fazer o controle da central de shoke não está mais pegando de longe como antes,a detalhe já troquei o controle velho por um novo e o problema continuou..

    ResponderExcluir
  41. Olá boa noite gostaria de saber motivos que passa fazer o controle da central de shoke não está mais pegando de longe como antes,a detalhe já troquei o controle velho por um novo e o problema continuou..

    ResponderExcluir
  42. amigo uma cerca eletrica aqui quando corto o arame ela simplesmente continua a funsionar, duvida se o pulso retorna, então por onde o mesmo ta retonando, fiz o teste ela centelha ai o alarme ativa, mais quando cortei a cerca para fazer o teste ela continuou, se acaso o mala cortar o arame ele entra tranquilo e ela não dispara, agora se eu cortar bem no inicio dos cabos de entrade e saida de pulso ele aciona, o que deve ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Jhon, se cortou o circuito proximo ao cabo alta isolação e disparou não há nada com a central, avalie o perimetro que deve estar em curto em algum trecho, abraços....

      Excluir
  43. amigo uma cerca eletrica aqui quando corto o arame ela simplesmente continua a funsionar, duvida se o pulso retorna, então por onde o mesmo ta retonando, fiz o teste ela centelha ai o alarme ativa, mais quando cortei a cerca para fazer o teste ela continuou, se acaso o mala cortar o arame ele entra tranquilo e ela não dispara, agora se eu cortar bem no inicio dos cabos de entrade e saida de pulso ele aciona, o que deve ser

    ResponderExcluir
  44. Oi! Qual a diferença entre cerca elétrica residencial e rural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pouca diferença. na questão de aterramento e disparo no mais o principio é o mesmo, grato

      Excluir
  45. Prezados, muito bom o blog e as dicas, então peço que me auxiliem. Mudei a 2 meses para uma casa que tem cerca elétrica e fiz uma obra no fundo do terreno onde coloquei um telhado e na parte debaixo do telhado e em cima do muro tem uma manta daquelas com alumínio. Colocamos cerca também no alto deste telhado, mas o nosso problema é que o barulho do pulso fica estalando em todo telhado trazendo um tic-tac muito chato e incomodo. A Central que tem em minha casa também tem o Tic-Tac intenso, isto seria um problema do aparelho? tenho como eliminar o barulho do pulso do telhado? Obrigado

    ResponderExcluir
  46. Bom dia, muito provável que foi instalado uma cerca potente (18000 volts) no entanto estas centrais exigem um cabo de alta isolação supressivo de bitola 10 mm, verifique este cabo e substitua, certamente diminuirá o barulho dos estalos em mais de 50%, porem elimina-lo totalmente não é possivel, grato

    ResponderExcluir
  47. Por gentileza, tenho dívidas referente ao aterramento, porque existe centrais com e sem aterramento?
    Minha central é um modelo antiga e não possui aterramento, adiquiri um modelo novo de central e a mesma possui aterramento... Se eu chumbar uma barra de cobre e levar um fio até a central resolve?
    Obrigado
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexadre, resolve sim ! O caso é que em meados de 2010 todas centrais de cerca elétrica (eletrificadoras) comercializadas no Brasil passaram por uma certificação no InMetro e foram obrigadas conforme normas técnicas a se utilizarem de haste de aterramento, e caso oinstalador não as utilizem o choque e a sensibilidade fica reduzida em 80%. No entanto existem sim algumas centrais que não são homologadas e comercializadas no entanto se ocorrer algum problema você não poderá acionar um processo contra ninguem alem de se responsabilizar por qualquer danos ou ocorrência, obrigado e boa sorte.

      Excluir
  48. Ola mauricio minha cerca disparou apos uma chuva verifiquei todos os pontos da cerca aparentemente nada de errado so que quando ligo ela de imediato ela dispara sera que pode ser a bateria ela ja tem 7 anos desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renilson, obrigado pelo contato ! Duas possibilidades - pode haver isloladores trincados oferecendo fuga, a outra é si a bateria, principalmente se for a JFL, ela dispara quando há pouca amperarem e está abaixo de 11,5 vdc, verifique, cordiamente abraço.

      Excluir
  49. Em algumas cidades há sim legislação, mas este assunto cabe aos municípios. Em Curitiba há sim legislação específica para cercas elétricas. Consulte a legislação da Secretaria Municipal de Urbanismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação Projetos, verdade ! há normas técnicas facultadas ao municipios e deve ser fiscalizada pelo conselho regional, bombeiros e/ou municipio. Porem a nivel Federal ainda não há e deve ser observado a IEC, Obrigado !

      Excluir
  50. Ola Mauricio eu coloquei fita isolante na parte onde se faz a emenda dos fios de alta tensão, tem algum problema? A minha cerca vive disparando a noite o que pode ser ? Ela se dispara a sirene a noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, no caso da cerca principalmente por estar em area aberta não se utiliza fita isolande pois retem agua e umidade do sereno, predominantemente há 3 fatores a serem observados:

      A noite cai a temperatura e aumenta a umidade relativa potencializando a fuga em arvores, rufos, calhas, grades ou até mesmo por isoladores trincados (devem obedecer distancia minina de 15cm)

      Baixa resistência dos filamentos por emendas e conexões mal feitas

      Ajuste de sensibilidade na central de choque (alguns modelos)

      Estes são os principais, de forma que existem outros de cunho técnico como capacitores, centelhador, flutuador de carga, entre outros. se fatores anteriores não resolver aconselho acionar um tecnico, abraços !

      Excluir
  51. Mauricio minha cerca tava dando uns estalos em um local especifico e disparando, ai eu fastei mais o arreme e parou de estalar, bem como de disparar o alarme, só que depois de 3 dias voltou a disparar a noite de madrugada, toda noite ela dispara não aguento mais e é só a noite ... O que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, obrigado por perguntar e ajudará outras pessoas, sua questão está igualmente a anterior do aamigo anonimo acima e estarei postando a mesma resposta:

      Obrigado amigo, no caso da cerca principalmente por estar em area aberta não se utiliza fita isolande pois retem agua e umidade do sereno, predominantemente há 3 fatores a serem observados:

      A noite cai a temperatura e aumenta a umidade relativa potencializando a fuga em arvores, rufos, calhas, grades ou até mesmo por isoladores trincados (devem obedecer distancia minina de 15cm)

      Baixa resistência dos filamentos por emendas e conexões mal feitas

      Ajuste de sensibilidade na central de choque (alguns modelos)

      Estes são os principais, de forma que existem outros de cunho técnico como capacitores, centelhador, flutuador de carga, entre outros. se fatores anteriores não resolver aconselho acionar um tecnico, abraços !

      Excluir
    2. Bom dia Mauricio obrigado pelas informações, fiz de acordo, tirei a fita isolante se passou um dia sem disparar no outro disparou na madrugada novamente... Já fiz o teste tbm deixando um arame de 1m por dois dias pra vê se disparava e não disparou, então o problema é em algum ponto da cerca, só que eu não consigo entender, pois esta tudo do mesmo jeito quando foi instalada e agora fica disparando na madrugada ... Vai ser o jeito eu chamar o tecnico pra verificar

      Excluir
    3. Olá Roberto, envia seu email para cliente.fastseg@gmail.com que vou tentar te ajudar, aguardo !

      Excluir
  52. Ola bom dia !!! otimo seu blog ...Instalei a cerca o led da central fica pulsando indicando que esta Ok Porem ao efetuar o teste na cerca provocando um terra , esta não dipara o alarme e tambem não faisca. A central tem um borne para aterramento porem não instalei o Terra . Será provável esta a causa do não funcionamento ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerald, obrigado pelo elogio, as normas tecnicas desenvolvidas pelo InMetro obrigaram as centrais instalarem um dispositivo de redução de choque em torno de 90% caso a central não esteja aterrada, isso é uma instrução técnica internacional (IEC) então para o perfeito funcionamento você tem que aterra-la, use uma boa haste 2,20 e ligue com fio na cor verde no borne especifico da central, seu raciocínio está certo, boa sorte !

      Excluir
  53. Boa noite Mauricio, voltando o assunto em relação a minha cerca, é possível que ela esteja programada pra disparar o alarme em certo momento na madrugada? Pq só dispara de 3:30 as vezes de 4:30 não consigo encontrar o defeito ... Em relação ao email já enviei, mas não tive retorno, desde já agradeço

    ResponderExcluir
  54. Me vi obrigado a desativar ela, pq não aguento mais ela disparando na madrugada, de manhã e a tarde nunca dispara, só a noite feito recém nascido

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, tem um galho de árvore encostando na minha cerca. Isso faz o consumo de energia aumentar ou estraga a cerca?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Rogério, aumenta sim o consumo porem nada que seja exagerado, dependento da potencia da cerca pode haver um acréscimo médio de R$ 1,50, o gasto maior será na troca da central se mantela em descarga constante podendo levar à queima o centelhador, grande abraço.

      Excluir
  56. Bom dia Maurício

    comprei uma central de cerca elétrica JFL ecr plus8 há 3 meses, e estava funcionando bem, de repente começou a disparar e começou a pulsar fazendo um ruído alto, inclusive afetando minha internet wifi, o que pode ser. também gostaria de saber se o fato da central estar instalada no banheiro interfere. Obrigado
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, obrigado pelo contato ! Olha só é dificil avaliar em um contexto geral e apesar de não haver restrição eu particularmente não instalo a Central em banheiro (mesmo que em desuso) o ambiente geralmente é umido e propício a interferências, bom se sua central for modelo novo 18000 eu aconselho a trocar o cabo de alta isolação, substitua por uma bitola acima de 8 mm (de preferencia o azul) cabos com bitola fina não estão suportando esta tensão, quanto a interferência se tiver discadora será complicado, aconselharia desativala ou faça como este artigo http://fastseg.blogspot.com.br/2015/09/como-eliminar-interferencias-causadas.html no entanto há outras variáveis a considerar e somente vendo a instalação para considerar, espero ter ajudado e sorte pra você

      Excluir
  57. Tenho uma central protect chock passei os arames e deu 4 imendas quando eu ligo ela pulsa por uns 5 segundos e aparece a luz vermelha será que tenho que ligar os Bornes do alarme também no caso fechando o setor do alarme será que aberto interfere no pulso do chock fiz o aterramento e agora acende a luz verde quando ligo direto só no fio de alta tensão ela funciona normalmente é fica a luz verde piscando e verifico a corrente de pulso quando a enrolo no fio da cerca já liga a luz vermelha será imendas ou o Bornes aberto do alarme as imendas eu peguei as pontas e enrolei uma dando sequência na outra seria de 2 centímetros será que é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Dia Anderso, eu não conheço muito bem esta central e no entanto preciso que especifique o problema, para verificar a falha você precisa inibir o alarme e ir testanto os filamentos da cerca, com ambos abertos não sera possível, grato.

      Excluir
  58. MITO ou VERDADE? Muita gente instala cerca também por causa de "gatos" pulando no quintal. Procede que a cerca inibe (dá shock) este invasor também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafa, verdade ´apesar de não ser o objetivo do sistema de proteção, a eficiencia contra invasão ou fuga de gatos tem se mostrado muito boa, cordial abraço.

      Excluir
  59. Obrigado Maurício pelo retorno. Vou ter que melhorar o aterramento na central então, pois os "bixichos" estão fazendo a festa em casa! Abraço e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  60. Estou querendo colocar a cerca elétrica aqui em casa, moro no Rio de Janeiro você poderia indicar alguma empresa confiável? Obrigada Simone.

    ResponderExcluir
  61. Estou querendo colocar a cerca elétrica aqui em casa, moro no Rio de Janeiro você poderia indicar alguma empresa confiável? Obrigada Simone.

    ResponderExcluir
  62. Estou querendo colocar a cerca elétrica aqui em casa, moro no Rio de Janeiro você poderia indicar alguma empresa confiável? Obrigada Simone.

    ResponderExcluir
  63. Oi, boa tarde. Instalamos uma cerca elétrica e ela faz aquele barulho de pulso, agora com a chuva diminuiu, quase nao ouço. É normal? Grata. Mari Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Mari, não é normal tem de ser verifixado as fiações, grato

      Excluir
  64. gostaria de saber se as folhas de arvore encostada na cerca eletrica oumenta o consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Hyves, aumeta sim pois a fuga no entando é muito pouco, o perigo é forçar o centelhador e queimar, grato

      Excluir
  65. boa noite, gostaria de saber se tem como eu desligar minha central de cerca elétrica Genno atravez do meu telefone celular caso receba ligaçao da minha central? att. claudinei

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Maurício
    Instalei uma central eletrificadora JFL ECR 8 disc, ela tem discadora incorporada, gravei os números de telefone na memória dela porém qnd o alarme dispara ela não faz essas discagens , e a linha está OK porque consigo acessar as configuraçoes da central pelo celular. Qual será o problema ? Em casa tenho mais um aparelho telefônico apenas na mesma linha .
    Outro problema é que ela indica com o led de pulso que está funcionando , porém se simular um curto ela não causa centelhas e nem dispara.. Usei uma haste de ferro como aterramento, sera esse o problema? Pensei em por a mão para ver se ao menos o choque estava funcionando, mesmo estando fraco, pois não cria centelhas.
    Qual será o problema ?
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  67. Olá amigo, vou tentar lhe ajudar, parece que tem 2 problemas distintos e primeiro vamos tratar da sensibilidade e disparo OK

    Sensibilidade e disparo = As novas centrais da JFL se não identificar o aterramento ela trabalha com potência reduzida e nenhuma sensililidade, então verifique sua haste se está conectada, as vezes o fio escapa bem como se ligou corretamente no borne certo, está identificado na placa no primeiro borne, depois verifique se onde aterrou tem umidade suficiente ok

    Na questão da discadora: se sua linha for netfone eu digo a você que é um tanto complicado devido uma certa incompatibilidade no tempo de flash, desta forma só profissional para ajudar, se forma linha vivo ou outra que seja analogica verifique a entrada e saida no born, e da placa, se tiver invertida não funciona e tbem não ligue em paralelo como se fosse uma extensão que dá problemas, a linha tem que entrar e sair pela placa como prioritária ou seja seria o ponto principais, verifique estes tópicos e me fala posteriormente, tem algumas materias sobre isso no blog da uma conferida, espero ter ajudado e grato pelo seu comentário, boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção e prontidão da resposta.
      Bem, em relação ao cabo do terra está ligado no borne correto, e o mesmo ainda está fixo na haste de aterramento , agora que me explicou o funcionamento das centrais novas da JFL me fez pensar na qualidade desse meu terra, creio que esse possa ser o meu problema . Seria válido tentar técnicas como usar sal grosso em volta da haste ou carvão, para melhorar esse terra ? No pior dos casos usar mais uma haste ligada a já existente?( digo pior pois fica difícil eu achar outro lugar para hastes aqui em casa) .
      Teria um modo de eu testar esse aterramento ? Ou alguma diga para que eu aumente a sensibilidade e disparo sem precisar mexer no terra talvez .
      Em relação a linha telefônica , eu uso a da vivo mesmo, e a linha que uso na central é um cabo que um funcionário da vivo puxou do poste até minha central, no caso não sei se conseguiria desfazer essa ligação, que provavelmente deve estar em paralelo lá no poste com o cabo que uso para o aparelho telefonico. Essa questão de ligação em paralelo é realmente importante nao estar ligado dessa forma ou ainda funciona mas pode dar problemas em alguns casos ?

      Agradeço a ajuda.
      Espero retornar com boas notícias

      Excluir
    2. Vamos lá amigo, quanto a utilizar sal ou mesmo soda aumenta um pouco mas é paliativo, logo voltara a cair a resistencia ohmica, tente colocar mais duas hastes em delta, seu solo não deve ser bom pelo menos no local se for isso o caso, para saber se é isso faça um teste levando um laço do seu neutro e teste, lembrese é para apenas um teste, nao mantenha seu neutro conectado definitivamente, riscos graves, quanto a linha não tem jeito se ligar em paralelo, trava mesmo, tem que ser o primeiro ponto na central verificando entrada e saida do borne, reafirmo se tiver invertido não funcionara beleza, qquer duvida mande seu email que passo meu waappzapp, sorte campeao !

      Excluir
    3. Boa tarde Maurício
      Voltei, trazendo boas noticias, realmente o problema do da cerca não centelhar era a qualidade do terra, usei mais hastes para aterrar e funcionou perfeitamente, até disparou a sirene durante os testes. Quanto a discagem, veja só, foi só inverter os fios e tbm funcionou!
      Muito obrigado pela sua atenção e suas respostas eficientes.
      Ótimo Blog ! Vou recomendar para amigos.
      Um abraço

      Excluir
    4. Opa Amigo, fico muito contente em ter ajudado e mais agradecido ainda em ter voltado e dado seu testemunho para nós, é realmente de muita vali, fica com Deus !

      Excluir
  68. Olá bom dia gostaria de saber motivos que passa fazer o controle da central de shoke não está mais pegando de longe como antes,a detalhe já troquei o controle velho por um novo e o problema continuou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eduardo ! provavel que sua receptora (RX) esteja com problemas ou sofrendo alguma interferencia, aumente o campo da antena, coloque um fio adicional de 30 cm e deixe acima da central apontando para area que costuma direcionar o controle vlw !

      Excluir
    2. Bom dia! Obrigado pela atenção o que me estranha e que alguns dias funciona normal e derepente acontece isso ...não sei se e recomendado tirei o jumper ...ah alguns problema .....será a bateria ..

      Excluir
  69. Ola Mauricio, o ruido do pulso na central do nada aumentou e muito...antes era um pulso baixo e do nada aumentou..causando incomodo no interior da casa.O que pode ser isso?Obrigado. Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael bom dia, uma recomendação que sempre é ignorada, dentral de choque deve ser evitada ao maximo ser instalada no interior do imóvel, a principio este fato esta ligado diretamente a reisitividade no sistema que pode ser relacionada principalmente a baixa qualidade de cabos de alta isolação e fios de inox que podem conter em sua composição materiais de baixa resistividade, lamentavelmente sugiro a troca desses itens, domais é preciso avaliar pois podem existir outras variaveis, mas o principal esta relatado, boa sorte.

      Excluir
  70. a respeito de altura normas padrao existe algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erik, conforme o Crea/Sp a altura exigida relatico pisoxfilamento deve atender uma altura minima de 2,20 - agora há de se atentar leis municipais que podem ser diferentes OK

      Excluir
  71. boa noite Mauricio. aprendi a instalar cerca com um amigo q tem uma empresa de segurança eletrônica a muito tempo. e venho trabalhando desde essa época p mim com instalação, mais não tenho certificado. é obrigatório ter um certificado de técnico p instalar cercas elétricas? e se for necessário, pode me indicar uma empresa em Bh- MG ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, para a parte de execução você pode fazer desde que seja um profissional treinado e habilitado para isso, no entanto toda cerca elétrica que for instalada necessita de uma ART que deve ser emitida por técnico formado e registrado no CREA da região, ou seja desde que você tenha alguem que assine a responsabilidade tecnica para você, caso contrario a cerca eletrica se torna clandestina, no entanto esta fiscalização é falha e em torno de 95% das cercas instaladas não possuem ART conforme manda legislação, é como cabear a rede elétrica de um predio você pode fazer desde que tenha o projeto assinado e aprvado Ok, boa sorte !

      Excluir
  72. Um no-break de 700va consegue manter por quanto tempo uma cerca elétrica e um alarme? Sei que o alarme consome 12v mas não sei quanto consome uma central de cerca elétrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Paulo. a cerca elétrica já possui em seu conjunto uma bateria para atuaar na falta de energia e dura aproximadamente 12 horas, um no break instalado no sistema podera suportar até 32 horas grato !

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, parabéns pelo site, muito bom.
    Poderia me ajudar com uma dúvida?
    Estou querendo abrir um negócio para instalação de cerca elétrica, e pesquisando diversas marcas encontrei uma que talvez melhor me adapte pela facilidade e qualidade.
    O eletrificador "Intelbras ELC 5002 RF", você indicaria essa central para eu usar com meus clientes, ou alguma outra que você conhece bem e usa e que seja indicada para quem está começando.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite Edijel, olha só a central da intelbras é uma boa marca e bem confiável e o unico problemas com a intelbras no suporte e assistencia técnica muito burocrática, apesar de bom o equipamento como tecnico eu aconselharia utilizar centrais da JFL, pra mim é de Best, boa sorte !

    ResponderExcluir
  76. Olá Maurício primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu blog, e como todos tenho dúvidas : instalei uma cerca elétrica gcp 10000 a central e a haste terra ficou a 25 metros do início da cerca e tem no total 12 emendas por causa de molas.assim q ligo a central ela dispara.. Será por causa das emendas? A distância também influência? Obrigado e feliz natal..hol hol. hol..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Akira. obrigado e boas festas pra vc tambem. bom salvo o engano a cetral GCP não suporta toda esta distância na relação central X perimetro e deve estar o mais proximo possivel entre ambas, muitas emendas tambem causa baixa resistividade no cabo e pode oferecer fuga por arco ou mesmo pode estar aberta, prioritáriamente não deve possuir emendas alem do cabo de alta isolação, boa sorte !

      Excluir
  77. Olá Mauricio, feliz 2016.
    Tenho uma dúvida, é a seguinte:
    A haste de aterramento para uma melhor proteção, qual a distância que ela deve ser fixada no chão até a central.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá edijel boas festas ! no caso de aterramento não há distancia limite, o que deve se ter em mente é a qualidade do solo para sua melhor eficiencia, pois não somente para proteção do equipamento mas o aterramento esta diretamente associado a qualidade do choque nas cercas elétricas, então procure o lugar do terreno mais humido possivel e uma boa coxexão hasteXcabo, utilize cor padrão verde/amarelo com bitola minina 2,50mm, sorte pra vc !

      Excluir
  78. Boa noite, ótimo blog, já tirei muitas dúvidas com as perguntas de nossos amigos que o frequentam, mas tenho as minhas também, ñ tenho haste de aterramento em casa, como faço para se obter o máximo da minha central de choque? no caso seria uma GCP-10000.
    Se for preciso instalar uma haste de aterramento, ñ tenho lugar, meu terreno é todo concretado, só onde tenho duas palmeirinhas que ñ é concretado, e nessas palmeirinhas tem iluminação, por onde passei tubos elétricos para passar os fios para a iluminação, passando um fio terra até a haste de aterramento por esses tubos onde está passando os fios elétricos da iluminação pode dar algum problema, tanto na iluminação quanto na central de choque? eu posso levar um choque ao regar as palmeirinhas? Desde já, grato e no aguardo, Rodolpho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodopho, obrigado pela sua participação, na questão do aterramento é imprencindivel uma haste exclusiva para a central de choque e qualquer outra opçãao se torna paleativa e errada, se no local indicado (palmeiras) puder ser fincada uma haste aconselho faze-la e não há risco de choque, se utilizar de aterramento ou neutro geral do imóvel a probabilidade de problenas com interfer~encias será eminente, haste de aterramento não oferece risco de choque, muito pelo contrario está justamente para proteger e aumentar a eficiencia do sistema, boa sorte e abraços !

      Excluir
  79. Olá Maurício, bom dia! Tenho cerca com discadora que usa minha linha de telefone fixo da oi, liga pro meu celular também da oi, se ela disparar vai ficar ligando sem parar até ser desligada, quero saber se o meu telefone celular estiver fora de área vai ficar gastando minutos do meu plano, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar, grato pela sua pergunta ! olha só, a maioria das discadoras possuem dois modos de atuação que é por ciclo e interrompido e deve ser programada conforme sua nescessidade, a prog por ciclo quando há atuação da discadora ela ira discar para todos os numeros cadastrados em sequencia por duas tentativas e independem do tempo do disparo da cerca, já no modo interrompido ela ira discar para os numeros enquanto a central estivar disparada, por isso dependendo do modelo da central é necessário programar o tempo de disparo evite longos periodos, o custeio da ligação pela operadora se dá somente se atender a chamada no caso, boa sorte amigo feliz 2016 !

      Excluir
  80. Olá Maurício, é possível fazer emendas nos fios da cerca elétrica? Após uma obra os fios foram danificados, terei que comprar o fio em seu comprimento total e refazer todo o circuito ou há possibilidades de emendas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Sidão, valeu participar no blog, grato ! Bom na questão de emendas nos fios de inox da cerca aconselho não fazer emendas pois a primeiro momento pode funcionar, mas como é area externa a possibilidade de penetração de agua nas emendas e a consequente zinabração dos fios cria uma grande resistência no perimetro reduzindo a eficiencia no choque em torno de 40% e na sensibilidade do disparo de até 90% visto isso não é aconselhável estas emendas, troque o trecho interiro, + custo e + trabalhos porem a tranquilidade de sua segurança estara garantida, forte abraço !

      Excluir
  81. Olá Maurício boa noite, instalei uma cerca elétrica e está me tirando o sono pois já esgotei meus recursos e não consigo resolver esse problemas pois já fiz vários ajustes e nada. Vamos lá. CENTRAL INTELBRAS ELC 5002, cerca de 480 metros com 6 fios com aterramento exclusivo. O problema é o seguinte: No corte do fio a central não dispara o alarme. Na saída dos pulsos até no segundo fio da cerca, o alarme dispara, mas do 3º ao 6º fio não dispara. Chequei o retorno bem no final (isso ainda no fio da cerca) e está passando choque, mas se cortar lá não dispara. centelhamento e curto com o terra o alarme dispara corretamente. O problema é o corte. Fiz mais um teste, quando eu desconecto o cabo de alta isolação (retorno) do arame ai sim dispara mas se eu cortar o arame ali mesmo (questão de 5cm) não dispara .Obs: par de cabo de alta isolação totalmente separados do eletrificador até a cerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raimundo, valeu a pergunta !!! Olha só esse é um problema recorrente nas centrais Intelbras e deixei um tópico sebre isso no blog, repare que a intelbras possui o disparo entre 3 e 5 falhas no pulso para melhorar isso tente fazer um aterramento de apoio aplicando mais uma haste no final do perímetro e levando um fio no pé das hastes fixando o fio no parafuso da base, quantos mais melhor, creio que este problema seja do capacitor da central que não suporta tais distâncias, caso não resolva este problema aconselho substituir a central Intelbras por uma JFL Ecr 8 Plus, feliz 2016 e retorne com seu tetemunho sobre a resolução do problema, cordial abraço !

      Excluir
    2. Vamos ver se entendi. Esse aterramento de apoio o fio da haste vai da haste de aterramento (cobre) até o maior numero de hastes da cerca. é isso ? e não conecta na central. é isso ?
      Feliz 2016 para você também, e assim que eu fizer voltarei aqui para contar minha experiencia.

      Excluir
    3. Isso, note que é um aterramento de apoio ou seja, seria uma segunda haste, não deixe de aterrar a central prioritariamente falou ! abraços !!!!

      Excluir
    4. Bem eu estou nesse momento fazendo esse aterramento, no entanto surgiram duas dúvidas. 1ª Esse aterramento não se conecta à central de choque até porque a central já tem um aterramento prioritário. Tendo em vista que todas as hastes são isoladas do fio da cerca esse aterramento vai começar no pé de uma haste e morrer no chão, como vai ajudar ? não consigo acompanhar esse raciocínio. 2ª Posso usar como material desse aterramento o fio de cerca ou tenho que usar fios de cobre ? pois vai ficar caro tendo em vista que pode não resolver meu problema.

      Excluir
    5. Olá raimundo, partindo do principio que o disparo da cerca se dá por fuga no aterramento obviamente quanto mais disponivel esta fuga melhor. voce pode utilizar o fio de inox para isso e não se conecta a cerca neste caso de aterramento de apoio, grande abraço !

      Excluir
    6. Olá Mauricio bom dia.
      Já fiz o aterramento e realmente o choque ficou muito mais potente, aliás senti isso na pele pois mesmo eu calçado quando fui fazer o teste de centelhamento mesmo segurando um fio encapado ainda assim peguei choque. Mas quanto ao problema de corte do fio não resolveu, continua sem disparar a sirene, acho que pode ser mesmo a central como você me avisou, mas vi em um comentário seu que a emenda da cerca tem que ser feita com esmalte ou fita liquida. No meu caso as emendas da minha cerca eu só enrolo o arame ao outro, poderia ser isso a causa desse problema ? Em todas as cercas que eu já vi nunca vi um esquema que não tenha emenda nas hastes que usam isolador castanha. Tem como fazer uma cerca inteirinha sem emendas ?

      Excluir
    7. Olha Raimundo fazer uma cerca sem emenda é relativa e depende da concepção da edificação, já fiz cerca com mais de 200 metros de perímetro sem emendas porem ja fiz cerca com menos de 20 metros com 6 emendas, fazer emendas sem uma boa isolação proporciona ao longo do tempo uma oxidação natural pelo tempo conhecida como zinabre depositada pelo vento e chuva materiais presentes como sal, oxido, calcio entre outros e isto caracteriza mais resistencia na passagem do pulso deixando a segquencia do perimetro menos potente, quanto ao disparo seu problema pode estar nos resistores de saida que são monitorados por um sensor resistivo, blz. Grande abraço e obrigado pelo seu comentário !!!! vlw

      Excluir
  82. Bom dia , minha cerca dispara quando chove foi colocado uma calha recentemente no muro do vizinho , não está encostando em nenhum fio , outra dúvida é que tenho molas de repuxos oxidadas pode ser isso os disparos ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, valeu sua participação, vejamos o calhamento que foi instalado, deve possuir um afastamento minimo de 10 cm do fio pois a chuva geralmente esta acompanhada de ventos que (se a ponta dos isoladores estiverem podem forçar um contato e centelhamento e por estar molhada não necessita nem encostar para oferecer fuga, fique atento a histo, outra possibilide pode ser algum isolador trincado, verifique as condições deles se estão pretos na pontas esta na hora de trocar, quanto aos repuxos se não possuirem emendas não havera problemas, se tiver procure refarez trocando todo trecho, cordial abraço !

      Excluir
  83. Bom dia , minha cerca dispara quando chove foi colocado uma calha recentemente no muro do vizinho , não está encostando em nenhum fio , outra dúvida é que tenho molas de repuxos oxidadas pode ser isso os disparos ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  84. Poxa Maurício, muito obrigado irmão, sobre o aterramento, a central iria ficar numa distancia de mais ou menos uns 20 metro de distancia da haste, tem algum problema? que espessura de fio devo usar Maurício? Andei pesquisando, tem uma central, da GCP 10000 que diz ter aterramento eletrônico, isso funciona Maurício ou mesmo assim devo fazer o aterramento convencional? grato novamente, Rodolpho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal rodolpho, olha só a central GCP salvo engano mão conseguiu homologação definitiva inmetro e aterramento eletrônico na real é um "gato" note que elas utilizam em alguns casos um by pass do neutro do ímovel, em outros fazem capacitores de alta resistencia, mas é um engano, para não dizer engodo, utilize aterramento exclusisivo tipo TT cs, a distância não importa, utilize cabo padrão tipo bandeira (verde/amarelo) ou verde somente, a bitola pode ser 2,5 beleza, grande abraço e sorte feliz 2016 !

      Excluir
  85. Obrigado novamente Maurício, a central GCP 10000 POWER CR, o sr. sabe me dizer se tem saída de aterramento? Se tiver, qual seria uma boa haste de aterramento em comprimento e diâmetro? Pois estou querendo comprar uma, na verdade é um kit, com as hastes, fios, bateria, sirene e etc, e no site só diz ter esse "terra eletrônico", teria uma saída pro terra convencional? Outra coisa, esse kit é intitulado de "kit industrial" e vem com um fio de choque, o que vai nas hastes da cerca, com descrição de fio eletroplástico de 2,10mm, isso é bom ou seria melhor um de 0,90mm de inox para dar, vamos dizer, um choque maior?
    Grato novamente, Rodolpho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Rodolpho, não te indicaria esta marca, como tecnico eu sugiro que utilize JFL ou Intelbas, por lei independente de aterramento eletronico deve possuir saida para terra, não sei lhe informar se este novo modelo possui, creio que sim, quanto ao eletroplastico não aconselho pois diminiu a sensibilidade de disparo, o tamanho da itola não interfere na potencia do coque mas sim na sua sensibilidade, abraços

      Excluir
  86. Ah, outra coisa, como seria esse aterramento "TT cs" que o sr. indica? Grato novamente.

    ResponderExcluir
  87. Tudo bom Mauricio?
    Poderia usar o mesmo conduite para passar o fio de alta tensão de entrada e saída de choque juntamente com o fio da sirene?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, fio de alta independente e se possivel separados entre entrada e saida, abraços "

      Excluir
  88. Boa noite. Posso enmendar os fios de alto isolação?

    ResponderExcluir
  89. Boa noite. Posso enmendar os fios de alto isolação?

    ResponderExcluir
  90. Posso emendar o fio de alto isolação? O arame que passa pelas hastes, caso necessite de dar continuidade preciso passar novamente ou posso emendar também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alta isolação jamais pode ser emendado, necessita substituição, quanto a continuidade da cerca pode ser feita sim emenda bem isolada com esmalte ou fita liquida, lembre-se quanto mais emendas mais problemas, gde abraço !

      Excluir
  91. estou com uma interferência da cerca elétrica na saida hdmi da tv. testei a cerca so ligada na bateria, mas confinua dando. tambem ja mudei o aterramento e continua com a mesma interferência. mudei tambem o cabo at, troquei a central de choque e o problema persiste. alguem tem sugestões para resolver o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, olha só alguns outros fatores podem estar atribuidos a esta interferência, cabos antenas próximos aos sistema caerca elétrica, fio de alimentação com umidade, aterramentos individual e exclusivo ausente, má coneção de fios a prumada da cerca, fuga de centelhamento em calhas/rufos/ferros em proximidade da cerca, sistema de telefonia interligado a cerca com a discadora, principalmente se for digital e/ou até a saida hdmi com defeito, precisa extinguir todas possibilidades, grande abraço e sorte !

      Excluir
  92. Boa noite Maurício, comprei uma GCP 10000, ela tem o born de aterramento, porém, vem uma pecinha quadrada, por onde entra a corrente 110/220v e depois dela, a corrente é ligada na placa, conforme voltagem desejada e dessa pecinha quadrada também existe um born de terra, eu ligo o aterramento feito lá na haste nessa pecinha quadrada e depois mando o terra pro born da placa ou ignoro esse born da pecinha quadrada e faço aterramento direto da placa para haste de aterramento? Grato novamento, Rodolpho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodolpho, este borne do trafo provavelmente é para neutro, então ignore. Finque a haste e ligue o fio na placa especificamente, lembre-se nunnca utilize o neutro como aterramento, abraços !

      Excluir
  93. Valeu Maurício, posso ignorar essa caixinha também? Uma caixinha escrita "protetor de rede"? e ligar direto na placa a alimentação?

    ResponderExcluir
  94. Digo, ligar a alimentação direto na placa, sem passar por essa caixinha de protetor de rede? Tanto que no manual, essa caixinha ñ existe...

    ResponderExcluir
  95. Instalaram pra mim uma Intelbras e não fizeram o aterramento e falaram que o aterramento ligaram na calha da casa
    Seria uma melhor opção ? Tem eficácia ?

    ResponderExcluir
  96. Ajuda eu aí Maurício, posso ignorar essa caixinha também? Uma caixinha escrita "protetor de rede"? e ligar direto na placa a alimentação?
    Digo, ligar a alimentação direto na placa da central de choque, sem passar por essa caixinha de protetor de rede? Tanto que no manual, essa caixinha ñ existe... Outra coisa, a alimentação da central de choque, pode ser de uma saída de uma tomada comum?

    ResponderExcluir
  97. amigo me tire uma duvida, eu coloquei uma manta asfaltica no muro pois estava com infiltração entre as paredes, porem ao colcoar a cerca de meu vizinho esta disparando tem alguma coisa a ver isso? eu e ele olhamos e achamos que o sol ao refletir estava fechando curto, e até a manta estava dando choque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite WBrasil, não o sol não fechara curto, o que pode estar ocorrendo é uma fuga de pulso devido alhum isolador trincado percorrendo até a base da haste onde deve estar em contato com a manta aluminizada, defeito de isolador que encontrou um caminho de fuga pela manta, identifiue esta haste troque e resolverá o problema, boa sorte !

      Excluir
  98. Bom dia Sergio, obrigado pela participação ! Olha só esta central styll salvo engano é exclusividade da centriport SP e instalei duas delas e as duas deram problemas, não são homologadas e possuem aterr eletronico, sua bobina é de baixa qualidade. Infelizmente tenho de fazer estas criticas para alertas aos amigos, voltimetro convencional não possui escala para esta tensão, faça o teste de centelhamento e fuga, caso e providenvie outra sirene e teste a saida no borne SIR não pode estar superior a 12,5 - verifique tambem se os cabos de alta isolação estalam e substitua por um mais forte, se nada der certo aconselho trocar de marca de central ok, sorte "

    ResponderExcluir
  99. Ajuda eu aí Maurício, posso ignorar essa caixinha também? Uma caixinha escrita "protetor de rede"? e ligar direto na placa a alimentação?
    Digo, ligar a alimentação direto na placa da central de choque, sem passar por essa caixinha de protetor de rede? Tanto que no manual, essa caixinha ñ existe... Outra coisa, a alimentação da central de choque, pode ser de uma saída de uma tomada comum?
    E mais uma, posso fazer as emendas nas "big haste de canto" com o próprio fio de inox da cerca? E se eu fizer essas emendas com as mola de repuxo, dá na mesma? Grato novamente, Rodolpho.

    ResponderExcluir
  100. Tenho um pedaço de cerca na frente de casa e outro nos fundos. Posso fazer a ligacao desses pontos com um fio de luz forte que aguente a voltagem mas q nao seja aquele fio de alta q vem junto.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, não utilize fio comum mesmo que seja bitola alta, o que impede a fuga é a composição do elastomero do cabo, ou seja use cabo de alta isolação e não alta tensõ ok, outra coisa algumas centrais não toleram grandes distancia de interligação, busque essa informação com seu fabricante, a maioria é 20metros de tolerancia, abraços

      Excluir
  101. Mauricio, Boa tarde, estou com um problema na minha cerca, ela disparou do nada e eu desliguei e fui revisar a cerca. Olhei toda a cerca e depois de ler alguns topicos na internet, vi que pediam para olhar os conectores, olhei todas as hastes e e os pinos para ver se havia algum trincado e todos estão perfeitos e sem nenhuma fuga de tensao aparente.
    o problema é que quando ativo ela passa uns 20 segundos e já dispara. o que poderia ser?
    estou quase comprando um central nova para tentar resolver.

    ResponderExcluir
  102. Valew Ranni, muitafeche calma nessa hora amigo, anter de sair comprando uma nova central é preciso saber se ela esta mesmo com defeito ou é o perímetro, para isso siga a regra basica, desconecte o cabo de alta isolação e feche um curto nos terminais de saida e retorno da cerca com um pedaço de fio inox, ligue e ative a cerca e se disparar dai sim compre uma outra central de preferencia JFl, de outra forma se não dispar notoriamente estara na composição do perimetro, faça uma vistoria minunciosa em todo o trajeto e se o cabo de alta isolação for fino (4mm) indico substituir de cara, sorte a vc amigo e se der certo volte aqui comentado é de muita valia para mim e os amigos leitores que passam palo mesmo problema, abraços !

    ResponderExcluir
  103. Olá Mauricio, tudo bom?
    Caso o arame da cerca seja cortado, em relação ao choque, a cerca ainda continua eletrificada, dando choque em quais partes da cerca?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Edijel, olha só a maioria cessa o funcionamento, alguns modelos antigos continuam emitindo o pulso porem é perigoso pois vamos dizer que esta parte cortada caia no portão de ferro irá eletrificalo causando acidente, mas são poucos os casos, abraço

      Excluir
  104. Boa noite, trabalho como carteiro e ontem em minhas entregas de carta que faço a pé, ao colocar uma carta em uma caixa, a caixa estava próxima ao primeiro fio, e acabei levando um choque muito forte que deixou meu braço doendo, quero saber se o choque é tão potente assim, pois levei uma pancada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentario, O choque realmente é forte, alguns modelos atingem 12.000 Volts porem não é letal pois não ha amperagem no entanto esse choque atingem os nervos retraindo toda musculatura desta forma fica 1 dia com dor, grato. Agora exixte uma altura minina de 2.20 mts de altura e se você alcançou provavelmente esta fora do padrão "

      Excluir
  105. Ajuda eu aí Maurício, posso ignorar essa caixinha também? Uma caixinha escrita "protetor de rede"? e ligar direto na placa a alimentação?
    Digo, ligar a alimentação direto na placa da central de choque, sem passar por essa caixinha de protetor de rede? Tanto que no manual, essa caixinha ñ existe... Outra coisa, a alimentação da central de choque, pode ser de uma saída de uma tomada comum?
    E mais uma, posso fazer as emendas nas "big haste de canto" com o próprio fio de inox da cerca? E se eu fizer essas emendas com as mola de repuxo, dá na mesma? Grato novamente, Rodolpho.

    ResponderExcluir
  106. O que fazer quando a cerca está ocorrendo fuga e a sirene não está disparando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente os resistores de fuga devem ter queimado na saida do relé sirene, envie central para assistencia, antes faça o teste direto da sirene na bateria ok

      Excluir
  107. Boa noite, amigo. Possuo uma central genno revolution configurada para 12 mil volts e instalei a cerca em apenas 10 metros de muro. Usei cabo de alta de 10mm preto para entrada e saida e cada um tem 20 metros do inicio da cerca até a central e estou passando eles juntos um do outro até a central, isso é correto? Minha central possui discadora incorporada e aqui usamos linha vivo e prejudicou bastante as ligações e a internet, oq pode ser feito? Por último, pretendo colocar carca concertina ouriço no muro e dobrar as hastes para não encostarem na cerca ouriço, mesmo assim, tem chances de fuga? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, quanto a concertina junto com a cerca eu particularmente não aprovo e não instalo por experiencia própria, cabos de alta podem sim passar juntos, quanto as interferências no telef e internet é causada pela discadora que está acoplada e algumas marcas como esta tem este problema por falta de filtros, existe uma forma consulte nosso tutorial como eliminar interferencias, boa sorte !

      Excluir
  108. Poxa Mauricio, ñ vai me ajudar mesmo velho????
    Ajuda eu aí Maurício, posso ignorar essa caixinha também? Uma caixinha escrita "protetor de rede"? e ligar direto na placa a alimentação?
    Digo, ligar a alimentação direto na placa da central de choque, sem passar por essa caixinha de protetor de rede? Tanto que no manual, essa caixinha ñ existe... Outra coisa, a alimentação da central de choque, pode ser de uma saída de uma tomada comum?
    E mais uma, posso fazer as emendas nas "big haste de canto" com o próprio fio de inox da cerca? E se eu fizer essas emendas com as mola de repuxo, dá na mesma? Grato novamente, Rodolpho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opah Rodolpho, ajudo sim colega é q seu comentario eu visualizo e pela config do blog e caiu no spam mas esquenta não vamos lá !

      Excluir
    2. Olha só essa caixinha é um clamper, um capacitor eletrolitico para filtrar surtos e transientes, provavelmente o fabricante istalou porque deve estar acarretando alguma interferência de formas que não é aconselhavel fazer o by pass, quando emendas pode fazer no canto, evite ao maximo emendar nos repuxos, por estarem em tensão e movimento pode afrouxar a emendar ou criar zinabre, abraço amigon e desculpe pela demora !

      Excluir
  109. Boa tarde Maurício. Parabéns pelas explicações. Gostaria de tirar duas dúvidas: moro em um lugar onde as casas são geminadas. As casas tem parede dupla mas o muro é feito na divisa com isso o muro é teoricamente metade meu e metade da vizinha. Nesse muro instalei uma cerca elétrica e as hastes são de 6 isoladores. Aqui em Curitiba é muito difícil até vc receber um bom dia do teu vizinho, quem dirá uma conversa sobre uma benfeitoria que ele venha a fazer, não digo dar satisfação do que vai fazer mas sim os impactos que pode trazer para vc tendo em vista que as casas são coladas. Enfim, na semana passada quando a vizinha começou a fazer um puxado arrebentaram um dos fios da cerca elétrica e a mesma ficou disparando a sirene. Quando cheguei em casa e vi a cerca arrebentada tive como opção apenas cortar um pedaço de uma resistência de chuveiro que imagino ser de inox para fazer essa emenda. Testei a cerca e imagino que a emenda deu certo pois ela não ficou disparando.
    Agora as perguntas:
    Essa emenda está bem no final da haste, no isolador mais proximo da cinta do muro, o circuito começa no isolador mais alto dessa haste e retorna no isolador mais baixo dessa haste. Essa emenda pode influenciar no funcionamento do circuito?
    Outra pergunta: hoje ela colocou as telhas de amianto e as mais próximas da divisa ficaram encostadas até forçando os fios da cerca. Essas telhas encostadas podem causar descargas falsas no circuito? Pergunto isso pois uma vez estava um galho de árvore encostado na cerca e a mesma ficava estalando como se tivesse dando descargas. Talvez a árvore fazia isso pois ela está em contato direto na terra.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Mitos e verdades sobre cerca elétrica, desvendando. Rating: 5 Reviewed By: FastSeg