728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sábado, 29 de outubro de 2016

Saiba o Que é e Aprenda á Fazer Manutenção Preditiva



Antes de ressaltar a Manutenção Preditiva, vamos abordar rapidamente outros dois tipos de manutenção existente que formam o tripé das manutenções perfeitas, que são as manutenções preventivas e manutenções corretivas.

Claro que neste tópico vamos abordar as manutenções no âmbito da elétrica e automação onde é o nosso caso mais específico, no entanto vale recordar que estes tipos de manutenções passam por outros setores e profissionais distintos como a hidráulica e a própria construção civil, atendidos por profissionais encanadores, mestre de obras, mecânicos entre outros.



Abordando as manutenções preventivas


Basicamente é a manutenção "mais fácil" de fazer haja vista geralmente é feita de forma agendada e planejada, com materiais e equipamentos de reposição já comprados, ferramental e insumos prontos, tempo necessário já previsto e tudo mais. A Manutenção preventiva tem como primeiro plano antecipar danos e quebras evitando paradas desnecessárias de processo consequentemente diminuindo prejuízos diversos.


Abordando as manutenções corretivas


Estas bem mais complicadas pois necessitam de intervenção imediato, pois geralmente afetou alguma cadeia produtiva ou de serviços e necessitará em muitos casos medidas paliativas, demandam muito esforço e desgaste mental haja vista a necessidade urgente de colocar tudo para funcionar de forma rápida. Geralmente as manutenções preventivas estão associadas a falta de planejamento, acidentes, uso indevido, instalações erradas, falta de manutenção preventiva, erros técnicos entre outros.


Abordando as manutenções preditiva


Agora sim vamos á mais importante (para mim) forma de manutenção preditiva, no dicionário informal preditivo é fazer afirmações prévias ou antecipadas porem o conceito para o nosso caso é um pouco diferente e diz respeito no sentido de fazer afirmações baseada em dados e informações antecipadamente coletadas.

Apesar de ser muito parecida com a manutenção preventiva, eu digo que este tipo de manutenção vai muito mais além e está assentada em um tripé básico considerado o pai das manutenções que é coletar, definir e agir conforme poderá conferir no organograma abaixo.




Em meus artigos gosto de dar exemplos e desta forma vamos abordar um estudo de caso onde participei, este fato aconteceu em uma empresa de galvanoplastia que em seu quadro de comando do maquinário havia problemas em uma contatora que invariavelmente tinha problemas de quebras, e apesar de ser uma marca de qualidade gerava muitos transtornos, então aplicamos a manutenção preditiva onde a conclusão no relatório foi:

COLETAR


Baseados em dados coletados utilizando técnicas de termografia, analises de ruídos, desgaste de peças, processo de interface e outros fatores temporais pode-se afirmar que a contatora em questão que apresenta problemas devido a falhas no sensor capacitativo no tanque de limpeza quente.


DEFINIR


Assim justifica as quebras constantes da contatora, pois em épocas de calor (verão) o sensor desregula devido ao seu superaquecimento gerando acionamentos falsos (desnecessários) excedendo os ciclos de vida útil da contatora e assim reduzindo assim tempo previsto em relação as outras contatoras não acionada pelo mesmo tipo de sensor.


AGIR


Desta forma é aconselhado uma atenção especial destes sensores onde a temperatura atinja um nível superior à 50 graus no referido tanque aquecido, devendo este ser afastado e regulado pois não ha sensores no mercado que suprima este problema, este fato justifica´se no aumento considerável da temperatura em épocas de calor.



Como a manutenção preditiva apresenta alta eficiência


Eu gosto de afirmar que a manutenção preditiva é na realidade uma manutenção pró ativa, note que conforme o estudo de caso acima com simples passos foi possível fazer uma interferência efetiva com uma resolução rápida e assim interferindo nas outras manutenções como a corretiva e preventiva com ganho de custos, tempo e eficiência.


Como fazer manutenção preventiva


Aconselha-se para fazer uso de uma manutenção preditiva seguir o tripé básico conforme mencionado acima, mas para que isso se traduza na realidade deve-se definir um projeto para cada segmento industrial pois é como "dentadura" e só cabe na boca do dono, quero dizer com isso que cada sistema de produção ou outros tipos de maquinários tem suas especificidades.

Desta forma é necessário fazer um plano de manutenção e lançar mão de toda técnica disponível com diversos dados coletados, para isso necessita de diversas ferramentas de medição e precisão como segue algumas:


  • Termógrafo
  • Decibelímetros
  • Medidores de ruídos e vibrações
  • Medidores de tensão e corrente
  • Ferrometros
  • Sondas de videoscopias
  • Entre outros conforme setor produtivo


Apesar de todos esses ferramentais, o conhecimento e treinamento de pessoal é essencial pois coletas de dados manuais e visuais também são muio importante para o conjunto, a experiência técnica pode fazer afirmativas confiáveis em questões de desgaste, erros técnicos, falhas de concepção, qualidade de equipamentos bem como novas tecnologias e testes inovadores.




É altamente aconselhável e necessária uma planilha de relatório com informações objetivas e disponibilizada para todos os setores envolvidos, pois um operador de máquinas pode relatar informações muito importantes sobre comportamentos e anomalias de máquinas. Desta forma todos tem uma sinergia realmente eficiente para o sucesso da manutenção preditiva, boa sorte !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito Obrigado Jundiai, boa sorte !

      Excluir
    2. Obrigado pelo apoio Herminio, vlw

      Excluir
    3. Já discutir muito com chefes e cliente. Pessoal acha que fazer diagnóstico sem ferramenta adequada é facil, e não querem gastar.

      Excluir
  2. Essas informações são muito úteis... Porém aindabexiste diversas empresas que não conseguem enxergar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito amigo, obrigado pelo comentários, o amadorismo e desleixo de muitas empresas com seus equipamentos são notórios, isso é facil entender a baixa produtividade da maioria das empresas bem como altos níveis de "acidentes de trabalho" comparando com paises desenvolvidos, uma pena ! Grande abraço

      Excluir

Item Reviewed: Saiba o Que é e Aprenda á Fazer Manutenção Preditiva Rating: 5 Reviewed By: FastSeg