Olá pessoal do Clube do Instalador, o que me levou a fazer esta resenha sobre o uso do fio eletroplástico para uso em cerca elétrica residencial foi a grande quantidade de perguntas e muitas duvidas sobre o eletroplástico, se é melhor, mais eficiente, se dura mais entre outras como poderá ver no print que tirei logo abaixo.
Bom antes de qualquer conclusão temos que saber mais sobre o fio de eletroplastico para cerca elétrica, este fio surgiu para atender cercas elétricas rurais, o motivo principal era a grande quantidade de quebras do fio convencional pelo gado ou qualquer cultura pecuária, outro fator do surgimento do fio eletroplastico foi porque os filamentos eram facilmente corroídos por estar muito próximo ao solo úmido juntamente com dejetos dos animais, e isto oxidava facilmente os fios de inox colaborando para um fácil rompimento. isto justifica o surgimento do eletroplástico.
O eletroplástico é composto basicamente de polietileno e fios de aço trançados em diversos modelos e bitolas e isso permitiu aliar a condutividade resistiva com robustez e resistência como poderá perceber no vídeo abaixo com ensaio mecânico
A partir deste fato é notório dizer que realmente o fio de eletroplastico atendeu perfeitamente os clientes e basicamente em quase nada alterou o funcionamento da cerca elétrica residencial, assim sendo que pelo motivo de durabilidade e resistência eu rendo todos os elogios.
No entanto eu coloco apenas uma ressalva, que seria a questão da segurança e isto difere da questão dos bovinos ou outro animal, a efetiva segurança deve ser sempre observada, quero dizer com isso que ( no meu entendimento ) a cerca elétrica deve atuar como um equipamento de proteção perimetral e deve ter argumentos para seu disparo, o rompimento da cerca é um fator de proteção.
Eletroplastico usado em cerca elétrica |
Consideração sobre uso do eletroplastico na cerca elétrica
Explico: Uma cerca elétrica pode ser facilmente calçada por uma madeira ou outro objeto não condutor, e neste caso se não haver um rompimento o setor de alarme da cerca não irá disparar deixando o imóvel desprotegido, isto dificilmente irá ocorrer com o fio de eletroplastico.
Então desta forma eu posso afirmar que é melhor ter um fio que proporcione um rompimento, mesmo que gere custo e transtorno para o proprietário com despesas de manutenção, em casos de imovéis localizados em regiões litorâneas que possui maior agressão de maresia basta apenas utilizar o fio de inox tradicional com uma bitola maior.
Veja Também Normas Técnicas e regulamentação sobre cerca elétrica.
Isso ai meus amigos, quero ressaltar que essas considerações são de cunho pessoal e não estou desqualificando qualquer tipo e uso dos materiais aqui mencionados, e que cada técnico tenha sua própria argumentação e consideração sobre sua própria instalação ou projeto, forte abraço a todos e boa sorte !
Mais uma vez, meus parabéns pela matéria, sempre nos auxiliando. Obrigado Sr. Mauricio.
ResponderExcluirGrato pelos esclarecimentos!
ResponderExcluirmuito útil as colocações. parabéns!
ResponderExcluirli o texto e fiquei na duvida. Vc ressaltou a questão do rompimento da cerca residencial. Vc recomenda ou não o eletroplástico para residências. Ele se rompe e garante a segurança do imóvel?
ResponderExcluirtambém achei contraditório.. do que adianta romper e disparar o alarme se eu nao estiver em casa? o vagabundo vai levar tudo as coisa de casa
ResponderExcluir