728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 28 de junho de 2016

Dicas para ser um Instalador de Bombas de Calor



Bom pessoal, um segmento tem me chamado atenção desde minha participação em um projeto de aquecimento de piscinas, como você perceberá em um tópico que já postei no blog que é Conhecendo Sistemas e Aquecedores de Piscina e desde então tenho me aprofundado no assunto haja vista notei uma falta de profissionais neste segmento e pode ser uma oportunidade para que quer se especializar.

Neste artigo quero tratar especificamente em instalações de bombas de calor para aquecimento de piscinas, pesquisei um pouco do mercado consultando alguns fabricantes e revendas e como feedback tive boas impressões, isto porque sistemas que possuem eficiência energética tem se mostrado crescente.

As bombas de calor são conhecidas também como aerotérmicos, isso porque transformam energia térmica do ar em favor do aquecimento de piscinas e outros sistemas, essas bomas de calor atuam como um ar condicionado invertido, no caso o Sol aquece o ar que por sua vez é transferida pela boma de calor a piscina, entenda o processo.


Fundamentos de uma Bomba de Calor


1) Fluido expande (válvula de expansão), muda de estado (gás) e diminui de temperatura. 

2)O ar do ambiente transfere energia térmica (calor) para o fluído resfriado (no evaporador); 

3) Fluido é então comprido (compressor), muda de estado (líquido),  aumenta de temperatura, e tem seu calor dissipado na água da piscina por meio de um trocador de calor; 



COMO FUNCIONA BOMBAS DE CALOR EM PISCINAS


Segundo estudos no Brasil este tipo de equipamento pode atingir uma eficiência energética muito satisfatória em uma razão de até 1 para 5, ou seja você consegue atingir uma eficiência de 5 Kw para cada 1 Kw de consumo elétrico, muito bom.

As bombas de calor devem preferencialmente ser instaladas o mais próximo possível das piscinas, isto para evitar perda de calor por dissipação nos encanamentos, alguns sistemas dependendo do objetivo e o clima podem necessitar de um sistema de apoio como um aquecedor solar.



As instalações destas bombas devem possuir um projeto técnico e neste caso alguns fabricantes disponibilizam isso para você bastando informar os dados necessários como temperatura desejada, se ambiente aberto ou fechado, metragem cubica entre outros.

Para se inserir no segmento de aquecedores de piscina o interessado deve possuir algumas habilidades especificas para ter sucesso na profissão, na questão da formação profissional poucos são cursos oferecidos no entanto a dica é buscar essa especialização direto com os fabricantes dessas bombas de calor.

Requisitos para um Instalador de Bombas de Calor


  • Conhecimentos em Termodinâmica
  • Conhecimentos em hidráulica
  • Técnica em elétrica e eletrônica
  • Noções em sistemas de ar condicionado
  • Interpretação e leitura de projetos
Um profissional do setor de instalações de bombas de calor para piscinas tem um ótimo campo de atuação como autonomo ou como funcionário com bons rendimentos que podem atingir até R$ 5.700 mensais.



Obviamente esta resenha tem um cunho superficial no trato da questão, porem posso dizer que minhas impressões do setor são muito boas, obtive contato com instaladores, fabricantes, revendas e clientes do produto e fiquei realmente impressionado. Claro que se despertou interesse em você eu indico que se aprofunde nos estudos e conheça melhor este segmento, e para te ajudar estarei deixando um link abaixo para você baixar diversos livros, apostilas e manuais de fabricantes para você se familiarizar e conquistar seu objetivos no setor de bombas de calor, boa sorte !



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Dicas para ser um Instalador de Bombas de Calor Rating: 5 Reviewed By: FastSeg