Vamos lá amigos do Clube do Instalador, o pressostato é um dos equipamentos mais utilizados em automação, eletromecânica, mecânica de automóveis, ar condicionados, compressores, eletrodomésticos e muito mais com basicamente o mesmo intuito, regular e controlar a pressão de algum dispositivo pressurizado.
No entanto vamos fugir um pouco de pressostatos de linha e nos ater aos mais comumente utilizados no âmbito da eletrotécnica, comandos e automação. Existem diversos modelos no mercado de comando simples ou duplos, de concepção analógica ou digital.
Os pressostatos de dupla ação permitem um controle especifico em casos de aquecedores sobre pressão como caldeiras e boillers para um ajuste fino de alta e baixa pressão conforme poderá notar no vídeo que deixarei abaixo.
Definição de um Pressostato
Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. Sua função básica é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. É constituído em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de setpoint e uma chave de duas posições (aberto ou fechado).
Por atuarem principalmente como dispositivos de segurança, os pressostatos devem ser aferidos e trocados de acordo com seu ciclo de vida util conforme seu fabricante, isto de forma rigorosa e controlada, veja um vídeo de como regular e aferir um pressostato
0 comentários:
Postar um comentário