728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como instalar e programar um relé fotoelétrico temporizado, a Fotocélula


Bom pessoal, que todo mundo conhece a bendita fotocélula quase todos sabemos, porem vou estar ensinando a instalar e programar a fotocélula temporizada via "dip swicth" (interruptor de mergulho) ou chave de combinação como queiram.

O rele fotoelétrico ou mais conhecido como fotocélula é indicado para acendimento automático de lampadas ao anoitecer e apagar-se também automaticamente ao amanhecer, e é ideal para áreas comuns de condomínios, praças e na iluminação publica, onde é mais utilizada, porem esta forma de utilização não serve para todas ocasiões, explico:

Um playground de condomínio não funciona até o amanhecer, geralmente está restrito até as 22 horas, ou um comerciante quer que sua fachada ou vitrine se acenda todos os dias, inclusive finais de semana porem não necessita desta luz após as 23 horas, então é nesta hora que aplicamos nossa querida fotocélula temporizada, é simples de instalar e mais fácil ainda programar, acompanhe o esquema abaixo.



Feito a ligação da alimentação no relé fotoelétrico, agora é hora de fazermos a programação pelo dip switch, note que algumas marcas podem variar na combinação, mas a grande maioria segue este padrão, verifique até que horas o ponto de iluminação deverá permanecer aceso e calcule as horas depois do escurecer e siga a combinação abaixo, pronto facil facil e o cliente ficará satisfeito, boa sorte.



NB: prezados colegas avançados, a linguagem utilizada neste tópico é destinada a leigos e iniciantes, queira nos perdoar se não discorremos com linguagem mais técnica !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

8 comentários:

  1. Bom dia,meu nome é Hell e eu não conheço o dip switch então eu pergunto .
    Como eu insiro ele no circuito do fotocélula e onde eu encontro este equipamento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Hell, a peça dip switch já vem acoplada à fotocélula, bastando apenas adquirir o modelo temporizado, a foto e para melhor ilustração dos leitores, obrigado !

      Excluir
  2. Outra opção para esses casos é instalar um programador diário semanal e programar ade acordo com a necessidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentári, e vc esta certo quanto ao uso de um temporizador externo, pode acoplar tranquilamente cordial abraço !

      Excluir
  3. Caro amigo,
    Seria possível usar este RFT, para acionar uma válvula solenóide num sistema aspersor de água a ser usado na irrigação de uma horta, já que o melhor horário irrigação é ao anoitecer? Qual a corrente máxima que o RFT suporta? Obrigado pela atenção na resposta.

    ResponderExcluir
  4. E como faz pra deixar 11 horas seguida ligado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Fiz uma instalação no meu jardim com relé receptor para colocar duas lâmpadas, para apagar durante o dia e ascender durante a noite .Mas durante o dia ela não apaga. Pode por gentileza me ajudar o que fiz de errado Obrigada abraços.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como instalar e programar um relé fotoelétrico temporizado, a Fotocélula Rating: 5 Reviewed By: FastSeg