Uma das maiores buscas no google de como funciona o sensor de presença é o principal motivo deste tutorial, os sensores de presença infra vermelho são conhecidos por IVP, ou infra vermelho passivo e está presente não somente em sistemas de alarme, consta também em portas de shopping, para abertura automotiva, em banheiros para ligar um exaustor ou uma lampada.
Ao contrário do que muitos imaginam, o sensor infra vermelho não emite nenhum sinal infra vermelho, mas sim ele recebe e identifica este sinal detectado no calor do corpo humano em sua área de trabalho ou detecção, por isso a nomenclatura passivo.
O alcance do sensor bem como sua abertura podem ser diferenciados pela injeção de corrente elétrica no seu receptor pirelétrico e também definido pela sua lente, que são fabricadas em material especifico e elaborada para passagem do infra vermelho em diversas formas, por isto a lente não pode ser de vidro, este porque barra sinais de infra.
"O que todos os sensores infravermelhos tem em comum é uma lente opaca, esbranquiçada e multi facetada, chamada de lente Fresnel e um led interno que pisca quando o sensor capta a presença de uma pessoa no ambiente. Os sensores sem fio trabalham com a transmissão de dados via RF (ondas de rádio) e com baterias próprias, alojadas no próprio sensor"
Sensores duplos infra vermelhos foram desenvolvidos para evitar disparos falsos, estão dispostos num esquema paralelo que, para abrir os contatos do relé necessitam da ação conjunta dos dois sensores, ou seja a ação ou detecção de apenas um deles não atuam no contato, assim evitando o disparo ou ação.
Sensor por microondas como o próprio nome diz atua por ondas emitidas em 10 Ghz funcionando como um radar de sondagem, quando a onda elétrica emitida e destorcida o receptor entende esta vibração distorcida atuando seu relé de dispara com efeito doppler, são mais utilizados em áreas semi abertas com algumas restrições (como arvores ou objetos que ofereçam movimento.
Sensor dupla tecnologia obviamente possuem dois tipos de detecção distintos entre si, e não devem ser confundidos com sensor duplo simples (que possuem dois sensores do mesmo tipo), estes sensores são desenvolvidos para atuarem em locais que possuem muitas variáveis como animais, objetos em contantes movimentações, oscilação de temperatura e luminosidade, geralmente são sensor conjugados entre infra vermelhos e microondas.
Os sensores deuplos infravermelho + microondas pegam uma pessoa com roupa termica ?
ResponderExcluirObrigado pela participação, a roupa térmica barra apenas o sensor infra vermelho porem é facilmente detevtado pelo microondas, desta forma os sensores de dupla tecnologia são muito confiáveis, boa sorte !
ExcluirMuito bom, gostei muito desse vídeo e das informações, parabéns.
ResponderExcluirValeu pelo apoio Lheo, cordial abraço !
ResponderExcluir