Muitos aspectos são obrigatórios e devem ser observados, saiba por exemplo que a iluminação de emergência não serve somente para iluminar uma determinada área quando na falta de força e sim também como auxiliar para rotas de fugas, pontos de apoio, auxilio médico entre outros.
Devem também observar circuitos próprios, com tubulações específicas, nomenclatura e cabeamentos distintos, estes requisitos são de aplicação obrigatória em edificações comerciais, publicas ou particulares de grande movimentação de pessoas.
A não observância destas normas técnicas (NBR 10898) estão sujeitas a bloqueios de habite-se e possíveis interdições em edificações novas ou em construção, estão intimamente ligadas a outras normas como a NBR 9077 que trata de procedimentos de saída de emergência em edifícios e devem também ser consultadas.
A NBR 10898 Define assim: "Esta Norma fixa as características mínimas exigíveis para as funções a que se destina o sistema de iluminação de
emergência a ser instalado em edificações, ou em outras áreas fechadas sem iluminação natural"
Os principais tópicos da NBR 10898 - Iluminação de Emergência
- Objetivo
- Referências normativas
- Definições
- Composição
- Função
- Instalações especiais
- Simbologia
- Projeto e instalação do sistema
- Manutenção
- Medidas e aferições
- Aceitação do sistema
- ANEXOS
- Abrangência da iluminação
- Baterias para sistemas de segurança - Iluminação de
- emergência
- Quadro para o cálculo da capacidade da bateria
- Lista dos itens para verificação prática do sistema
- Áreas ou locais de alto risco de acidentes
Você técnico, instalador ou um administrador de condomínios devem ter o conhecimento quanto a iluminação de emergência, sua diretrizes e obrigações. Disponibilizamos em nossa área de membros diversas apostilas que tratam de normas específicas, faça sua inscrição e tenha acesso a estes materiais, boa sorte !
Posta bastante , informativo
ResponderExcluir