728x90 AdSpace

Agora News
quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como instalar um exaustor de banheiro de forma automatizada

exaustor de banheiro ligação

O exaustor de banheiro conhecido também como micro ventilador possui muitos benefícios e ao contrário do que se imagina consome pouca energia e quanto aplicado com um sensor de movimento temporizado o gasto é menor ainda, atualmente o exaustor de banheiros possui hélices que proporcionam uma ótima vazão e são muito silenciosos.

Basicamente existem 3 formas de instalação para atender diversas necessidades, são simples e descomplicadas, porem o instalador deve se ater as especificações do fabricante quanto à altura da instalação, a tensão do produto bem como ao tipo de sensor que deve ser aplicado.

Os benefícios do exaustor de banheiro


  1. Desumidificação - causados por vapores dos chuveiros (evita bolores e fungos)
  2. Dissipador de calor - causado por chuveiros e secadores
  3. Desodorizador - Causados por urinas, fezes e agentes de limpeza e higiene


Claramente os benefícios do ambiente que possua um exaustor são enormes, principalmente na questão da saúde e bem estar e dever ser muito considerada quando por uso em banheiros coletivos públicos.

Formas de instalação do exaustor de banheiros


  • Simples -´quando instalados a um interruptor manual
  • Automático - quando instalados a um sensor de movimento (presença)
  • Automático conjugado - quando instalador a um sensor de movimento em conjunto a lampada


Por uma questão de consciência socioambiental e econômica, a indicação de instalação do exaustor de banheiro sempre sera na forma automática conjugada para que se tenha a maior eficiência energética possível, utilize um sensor temporizado para que se desligue sozinho quanto o banheiro for ausente de pessoas.

Ligação simples direta


Ligação simples automática



Ligação automática conjugada



Obviamente este esquema está desenvolvido à partir da maioria dos tipos de sensores de presença e movimento, porém é indicado consultar o manual do fabricante para identificar a saída do relé e a capacidade de carga suportada, verifique também se possui temporização e a compatibilidade da lampada que você utilizará junto com o exaustor de banheiro, ajuste o tempo adequado pois é melhor ser acionado mais vezes do que perder muita energia com o ambiente vazio, boa sorte !

 exaustor axial ventisol banheiros



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

4 comentários:

  1. Muito om, fiz a ligação direta e saiu certinho, vlw mto bom o blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bom sua matéria amigo, seria bom ressaltar que na sua ilustração o fio VERMELHO está representando o NEUTRO e o PRETO está representando o FASE e RETORNOS. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Justo agora que vi a matéria estava preparando para instalar o meu no banheiro da loja. Comprei o sensor de presença temporizador de 15 minutos. Quando entra no banheiro aciona por 15min. Se ficar lá por mais de 15 min sem se mexer o exaustor pára. E quando se movimentar de novo mais 15min de funcionamento. Optei por 15min pq nesse banheiro não tem janela. Exaustão natural é fraca. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como instalar um exaustor de banheiro de forma automatizada Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio