728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

NBR 14880 - Artigo Trata de Norma Técnica Sobre Pressurização em Escadas De Emergência

escada de emergência pressurizada NBR14880


A NBR 14880 que trata dos sistemas de pressurização de escadas de emergência foi instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em Fevereiro de 2014 através de um grupo de especialistas que são do Comitê de Segurança Contra Incêndio da ABNT, onde redigiram o texto da norma que visa oferecer uma rota de fuga rápida, segura e isenta de fumaça.

Segundo o Coordenador do Grupo, esta NBR 14880 teve uma importância supra, ela acabou com um problema antigo onde era necessário varias empresas para instalar sistemas em comum sem nenhuma preocupação em sua integração e sinergia, por exemplo empresas de alarme e/ou geradores de energia não interagiam com sistemas de pressurização de escadas.

A NBR 14880 põe um ponto definitivo nos conceitos de aplicações, padrões, conceitos e parâmetros de aplicação, alem de um checklist obrigatório envolvendo as partes técnicas e empresas, desta forma inibe e suprime eventuais erros de aplicação e instalação de todo sistema.




Fica obrigatória a partir de sua divulgação aplicação da NBR 14880 em todos os edificíos novos e antigos também, estes por sua vez passando por adaptações conforme a concepção da edificação à sua época, observando inclusive as leis municipais e instruções técnicas pertinente ao estado da federação.

Como Funciona a Pressurização de Escadas de Emergência


O sistema de pressurização começa pela instalação de um conjunto de motobombas com insufladores para que o ar penetre por todo o perímetro relativo as escadarias de emergência, isto permite um diferencial de pressão de ar neste ambiente bloqueando a fumaça proveniente de incêndios, vazamentos de gás ou anomalias que impeçam ou dificultem a fuga ou esvaziamento de pessoas da edificação.

Existem um conjunto de procedimentos e cálculos técnicos para que esta pressurização seja efetiva, e você poderá consulta-las no link da NBR 14880 logo no final do artigo. è importante ressaltar que existem dois tipos de pressurização que podem ser aplicado de acordo com as necessidades da edificação bem como o potencial de ocorrências de incêndio e vamos elencar abaixo:

Nível 1 - Manter um nível de pressurização de baixa vazão como prevenção, este nível possibilita manter a pressão constante nas escadarias e potencializa a eficacia no combate ao incêndio, este sistema devera ficar ligado 24 horas por dias, todos os dias e aciona o segundo estágio que é o nível 2.

Nível 2 - Sistema em nível de alta vazão, este sistema ficara desligado porém interligado aos sistemas de alarme geral de incêndio  (fumaça e fogo) e deverá entrar em funcionamento imediatamente a detecção destas ocorrências.


VEJA O VÍDEO E ACESSE A NBR 14880 LOGO ABAIXO




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: NBR 14880 - Artigo Trata de Norma Técnica Sobre Pressurização em Escadas De Emergência Rating: 5 Reviewed By: FastSeg