728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Eletricista, gere oportunidades para não perder dinheiro !




Olá amigos do Clube do Instalador, primeiramente antes da resenha quero destacar nossa preocupação e compromisso de não levar apenas tutoriais técnicos para nossos amigos técnicos e eletricistas, mas sim um pouco de informações e dicas à nível de carreira dos nobres profissionais e foi o que me motivou a trazer este pequeno mas importante assunto.

Eu digo que há varias maneiras de gerar oportunidades entre elas destaco muito o conhecimento, e esta mais que provado que o conhecimento quando compartilhado gera mais oportunidades, é o chamado conhecimento "In" "Out" e que produz enormes Benefícios;

O que quero dizer com isso é que já se foi o conceito de "morrer e levar o segredo junto" pois está ultrapassado e não condiz com nosso século, principalmente na área do conhecimento. O olhar torto para a concorrência parece não meter mais medo em ninguém, note que se fosse assim não teria um monte de lojas de eletrônica na Rua Santa Efigênia ou um monte de lojas de Roupas de Noivas na Rua São Caetano (uma do lado da outra), e o que as fazem assim? Compartilhamento do mesmo assunto, interesse comum e ajuda mutua.

Quando você compartilha seu conhecimento e expõe sua técnica há uma pessoa leiga, um cliente ou suposto "concorrente" pode ter certeza que seu nome irá junto e isto gera oportunidades porque você mostrou profissionalismo, muita condição técnica e um espirito colaborativo e isto pode se transformar em oportunidades através de serviços, consultorias, empregos e muito mais, acredite.

Tanto isso é verdade que sou testemunha disso e vou relatar um fato dentre outros que aconteceu comigo, certa vez um profissional de determinada empresa me ligou pedindo informações sobre a instalação de um sistema (controle de acesso) existente em um condominio que estava com problemas e me pediu uma série de informações. Prontamente eu respondi as suas duvidas e agreguei mais valor as informações com algumas técnicas e dicas que poderia tentar, e assim foi e me agradeceu muito.

Passados alguns dias a surpresa, o mesmo técnico me contatou e pediu que lhe desse acessoria pois não conseguiram solucionar os problemas, pronto ! a primeira oportunidade chegou (mais um serviço) e logo agendamos a data e fui atende-lo, com minhas qualificações e experiência consegui resolver os problemas do condominio e a partir disso a segunda "surpresa", o dono da empresa me convidou para assumir como chefe da manutenção da area condominal, onde permaneci por três anos e alcei novos vôos.


De forma que eu te pegunto, isso foi sorte ?


Obviamente a questão do conhecimento e partilha não é a unica forma de gerar oportunidades, outra forma de gerar oportunidade é se antecipar e estar sempre preparado para o seu setor, comunicar-se em diversos níveis, interagir com fabricantes, tornar-se próximos de fornecedores, enfim devemos estar antenados sempre pois diz o ditado "Se tens 5 horas para cortar uma arvore passe 4 amolando o facão".

O seu diferencial é um gerador de oportunidade, quando você se destaca se torna diferente e o diferente sempre traz novas oportunidades, enquanto muitos estão preocupados apenas em distribuir cartõezinhos de visitas (não que não seja bom) outros estão conseguindo melhores resultados com uma maior participação e engajamento na sua área como um todo atuando no suporte técnico, consultoria, ente outros. digo isso porque através de confiança e comprometimento galguei muitos clientes indicados por fornecedores meu, tive indicações de clientes da Fabrica de Inversores Voges, que notem, está localizada no RS e me indicou clientes aqui em São Paulo para parametrizar inversores de frequência e isto ocorreu pelo bom relacionamento que tive com setor comercial deles.


Fazer propaganda é bom, mas você sabia que cerca de 40% de serviços fechados estão ligados diretamente ao seu circulo social, então presume-se que aumentando nossas relações sociais ampliamos nossas oportunidades ! Se liga Nisso.




Para concluir eu digo que conhecimento é bom, experiência, técnica, ferramental, atitude, bom atendimento, tudo isso é maravilhoso mas você não pode deixar de gerar oportunidades, e isto você consegue com dedicação, contato, comunicação, relacionamento, convívio, presença, prestação, atendimento, generosidade, divisão, pense nisso para não perder dinheiro !

Se este artigo te interessou e foi importante pra você, deixe um comentário logo abaixo, e caso o artigo não lhe atendeu deixe também sua critica ou ponto de vista, para completar tem um outro tutorial que é Como crescer como eletricista autônomo e vale a pena ler, boa sorte !
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

Item Reviewed: Eletricista, gere oportunidades para não perder dinheiro ! Rating: 5 Reviewed By: FastSeg