Olá Amigos do Clube do Instalador, infelizmente a exceção parece superar a regra, ou seja o que não pode ser feito parece ser o mais comum, faço essa chamada para alertar sore erros de comportamento mais comuns na relação cliente x prestador de serviço, obviamente cito o eletricista autônomo que também pode atingir demais categorias de profissionais derivados do segmento.
Pode parece a primeiro momento besteira mas não é, quem participou de palestras do Sebrae deve saber sobre etiqueta profissional e os benefícios que ela proporciona, para isso os comportamentos devem passar de inicio por uma certa pessoalidade ou formalidade, e é justamente isso que todo cliente espera de um profissional, mesmo que você conheça o cliente há anos.
Conseguir um cliente já é muito dificil, fideliza-lo pode ser muito mais e por isso certos erros de comportamento e conduta devem ser evitados a todo custo, baseado em testemunhos e em experiência própria elenquei 5 erros mais comuns de comportamento que são uma verdadeira armadilha e devem ser evitados de qualquer modo, confira !
Os 5 erros de comportamento e conduta a ser evitados
Relacionamento: "E aí patrão, quer um eletricista para fazer sua instalação"
Negativo, tratar um cliente primeiramente como amigo é um equivoco, todo eletricista quer um cliente amigo, porem todo cliente quer primeiro um profissional e depois se possível um amigo, patrão, chefe, colega e outros tratamentos devem ser evitados.
Orçamento: "Depois eu te mando o preço do trampo"
Nananinanão, orçamento é o correto, apesar de um mesmo objetivo com esta frase o linguajar é feio e denota uma certa "malandragem" (mesmo sem intenção) e isso assusta e deixa o cliente receoso em fechar os serviços, atenção
Agendamento: "Essa semana passo aí pra fazer o serviço"
De forma alguma, agendamento é pra ser cumprido com dia e hora marcada, agir assim demonstra um descompromisso do tipo "se der eu faço" e não passa confiança no cumprimento, demonstre preocupação com o cliente, isso valoriza seu profissionalismo.
Lucro e Preço: "Me paga uma um café ou uma cervejinha que eu faço"
Quebrou as pernas, quase inpossível pensar em se estabelecer no segmento, por menor que seja o serviço ou rápido de executar, não permita seu cliente avaliar ou dar preço ao seu serviço, se o valor é uma cerveja cobre o valor e não o escambo, "Senhor meu serviço custa R$10" e assim por diante.
Pós venda e suporte: "Quando der passo ai para resolver"
Caro eletricista, prometeu cumpra, deu garantia? retorne ! Atenda as duvidas pós venda. Segundo o Sebrae a maior perda de clientes está justamente associada ao atendimento pós venda, dessa forma toda atenção a conclusão dos serviços, evite deixar o famoso "rabo", e se deu garantia ou formalizou alguma promessa, cumpra !
> > > VEJA TAMBÉM: Como crescer como eletricista autônomo
Considerações finais
Amigo não quero parecer chato, até porquê cometi algumas gafes desta na minha carreira profissional, não me tenha como pré julgador mas veja que o bom cliente não é aquele que você tem um bom lucro, o bom cliente é aquele que te dá vários lucros, note que apenas evitando esses comportamentos irá te ajudar a fidelizar seu cliente e garantir sua renda futura, sorte !
Valeu pela dica...
ResponderExcluirGrato pelo coments, vlw
Excluirmuito bom a dica mesmo
ResponderExcluirGrato pelo depoimento
ExcluirValeu isso nos valoriza em todos os aspectos.
Excluirmuito proveitoso
ResponderExcluirAte 2009 o meu comportamento era exatamente este. Resultado andava sempre na pior. Em 2010 participei de um curso inclusive com consultas com psicólogo e hoje mesmo nessa crise estou em pleno vapor. Tenho meus clientes todos fidelizados.
ResponderExcluirShow de ola amigo, precioso seu comentário e vem de encontro com o tópico, ficamos agradecidos pela sua participção
ExcluirMuito bom... Independente de ser conhecido ou não o certo é a relação promocional com o cliente, acabou o trabalho voltamos a ser amigos...
ResponderExcluirPerfeito amigo, isso mesmo e agradecido por participar
ExcluirOlá,assino por baixo, eu na minha carreira, fiz trabalhos para amigos e teve várias dificuldades, logo no início não separei as coisas...
ExcluirE nada de fio" positivo ou negativo" o correto é fase e neutro.
ResponderExcluirCorretamente Roberto, conhecimento tecnico e saber informr o cliente é principal, grato pelo seu comentário
ExcluirSaberei usar essas dicas com sabedoria conhecimento q não se deve esquecer obg
ResponderExcluirÓtimas dicas,obrigada
ResponderExcluirÓtimas dicas,obrigada
ResponderExcluirValew Elane e Eric, obrigado !
ExcluirObrigado pelas dicas muito proveitoso o conteúdo.
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