728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aprenda Instalar Controlador de Nível ou Relé de Nivel



Olá amigos do Clube do Instalador, o Relé de Nível conhecido também como controladora de nível é um dispositivo desenvolvido para supervisionar e/ou controlar reservatório de líquidos condutores de corrente elétrica através de eletrodos específicos que possam atuar e comandar solenoides, contatoras, motobombas entre outros dispositivos.

Algumas marcas possuem acoplados relés de emergência, isto é necessário em alguns casos para atuar como segurança em caldeiras e sistemas pressurizados para que se faça um intertravamento podendo inclusive acionar alarmes, sirenes e sinalizadores.


Marcas mais utilizadas em relés de nível



  • Digimec
  • Coel
  • Altronic
  • Siemens
  • Telemecanique



Funcionamento da Controladora de Nível


Um circuito eletrônico compara a corrente que circula entre os eletrodos conectados ao aparelho, com um valor selecionado no frontal através de um potenciômetro. O aparelho comuta seus contatos de saída para a posição de trabalho quando o líquido descobrir o eletrodo inferior, e para a posição de repouso quando o líquido cobrir o eletrodo superior.



Este aparelho possui também, outro potenciômetro de ajuste com uma saída a relé independente, denominado “segurança”, o qual comuta seus contatos para a posição de repouso sempre que o líquido descobrir o eletrodo de segurança. Este eletrodo deverá ser colocado sempre abaixo do eletrodo inferior.


> > > VEJA TAMBEM - Como automatizar motobombas para reservatórios de água


É isso ai pessoal, essa é a parte teórica de uma controladora de nível e agora para efeito mais prático segue um vídeo que demonstras a aplicação pratica dos eletrodos e o funcionamento da controladora de nível, uma imagem vale mais que mil palavras não é, então vamos lá !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

4 comentários:

  1. Muito esclarecedor e contribuí para novos conhecimentos.
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Muito Origado Hedymilsom pelo apoio e elogio, agradecemos e pedimos para nos ajudar compartilhando em sua rede social, cordial abraço e novo agradecimento, vlw

    ResponderExcluir
  3. como instalar relé de nível da coel Ni35

    ResponderExcluir
  4. Diferente dos que já instalei, mas é super fácil o entendimento para fazer as ligações

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Aprenda Instalar Controlador de Nível ou Relé de Nivel Rating: 5 Reviewed By: FastSeg