Chave compensadora acionamento automático |
Atualmente com o avanço tecnológico tanto nas partes mecânicas quanto na estrutura dos elementos da elétrica as chaves de partidas compensadoras estão sendo menos empregadas, a alta eficiências dos atuais motores estão exigindo cada vez menos o uso deste recurso ou pelo menos a redução dos TAPs empregados na partida compensada.
A Chave de partida compensadora é um dos métodos utilizados para reduzir a corrente de partida de motores trifásicos.
Chave de Partida Compensadora: A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.
A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com motor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.
A tensão na chave compensadora é reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal.
Durante a partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor.
A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando diretamente a rede de alimentação o motor trifásico.
Este tipo de partida normalmente é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como, como acionadores de compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais (poço artesiano), britadores, calandro, máquinas acionadas por correias, etc.
Diagrama Uniflar chave compensadora
A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador:
TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta;
TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta.
A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.
São vantagens da chave compensadora:
Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico;
Necessita apenas de 3 fios no motor;
O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores;
Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal;
Partida com carga.
Desvantagens:
Custo mais caro;
Ocupa maior espaço;
Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo.
Autotransformador:
O autotransformador é um transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário. Para a utilização em chaves compensadoras os pontos centrais são chamados de TAP, existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%.O autotransformador para chave compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador específica-se o número de partidas por hora máximo. Como este tipo de chave é utilizado normalmente para motores de potência elevada, acima de 50 CV, estes autotransformadores são vendidos com termostato de proteção.
faltou os créditos do autores do vídeo e imagens pegar e fácil mais tem que dar os créditos! blog ruim.
ResponderExcluirOlá anonimo, porque não se identifica ? Note que o próprio vídeo divulga o crédito citando a fonte e as imagens são de dominio pulico e não há restrições de de caratér de republicação que gera views ao autor de forma gratuita, isso sem contar com o conteudo ! sua reclamação não procede, quando ao blog ser ruim é um ponto de vista, tenho mais de 1.300 comentários a favor e elogiando, portanto seu comentário é irrelevante ! Algo Mais ?
Excluiro comentario do cara é irrelevante apenas estatisticamente, creio eu, e nao a nivel de critica, a nao ser que ele fosse um total leigo no assunto (o que vc nao pode provar) e sua opiniao fosse por assim dizer irrelevante sobre o tema... por mais que o video cite fontes, vc, no minimo por respeito, deveria ter citado ao final da materia, pois tem gente que, como eu, nem chegou a assistir o video. fica a dica.
ExcluirEssa foto é de uma partida que eu montei, estava a venda no site www.uniaoleste.com.br
ResponderExcluirOs administradores do site deveriam no mínimo pedir autorização antes de usar imagens do trabalho dos outros sem citar nenhuma fonte.