Na sua grande maioria, as chaves de fim de curso possuem sua concepção mecânica atuando seus contatos também por ação mecânica, outros dispositivos podem fazer a mesma função que são os sensores que pode atuar com eletricidade como sensores indutivos, capacitivos, magnéticos ou por inúmeras frequências, mas é tópico para outro tutorial.
As chaves de ruptura ou Fim de Curso possui alta eficiência e sua durabilidade são de mais de 10 milhões de ciclos, existem diversos tipos de chaves fim de curso com várias combinações de contatos, estando em estado de repouso em NA ou NF e sua principal atribuição é detectar a ação para então comandar o processo, seja para ativação, bloqueio, manobra ou qualquer outro comando.
Seu acionamento se dá pela exposição de alavanca, pinos, roletes, ganchos bem como diversas outras formas para se adaptarem à inúmeras situações de comando, que podem ser ajustadas, ampliadas, encurtadas ou mesmo regular sua pressão de atuação, um exemplo prático de uso é no caso de uma linha de refrigerantes, não se pode usar a mesma chave ruptora para uma lata vazia e outra lata completa de refrigerante, haverá disparidade na atuação mecânica pela alteração do peso ou mesmo gravidade.
O emprego destas chaves atualmente são enormes, seja pelo preço bem acessível como pela sua facilidade de instalação não dependendo de alimentação ou carga elétrica para atuarem, ou seja a chave de fim de curso tem maior autonomia.
Um ponto negativo das chaves de fim de curso é que uma grande parte fica restrita ao uso analógico, tornando-se incompatíveis com alguns inversores e CLPs, fazendo uso em apenas sua portas analógicas ou algumas digitais por toques ou impulsos.
Estes "sensores mecânicos" são muito indicados para substituição de outros sensores elétricos que possam sofrer interferências eletromágneticas EMI por conduzirem cargas elétricas não compátiveis com seu comandos como os eletro ruptores.
Agora as chaves fim de curso se restringem basicamente em atuação mecânica e não substituem outros sensores como leitores de metal, liquido, calor entre outros, no entanto podem trabalhar em conjunto e estar associados ao mesmo circuito de comado atuando com contatoras, temporizadores, relés ou o periférico qualquer.
Caso seu interesse pela matéria de automação seja maior não deixe de ler Faça Comandos Elétricos e baixe a apostila, boa sorte !
Ola Parabens pelo blog, gostaria de saber qual melhor chave fim de curso para utilizar em sistemas de intertravamento, obrigado !
ResponderExcluirBoa Tarde amigo, eu utilizo somente chaves fim de curso marca JNG que me atendem perfeitamente e nunca utilizei outra marca, visto isso para mim a melhor realmente é JNG, obrigado pelo comentário !
Excluir