Muito utilizados em tempos passados, os conectores de torção pareciam ter sido abandonados porem estão voltando e com força máxima, já é possível ver muitos modelos nas prateleiras das principais casas de elétrica.
É bem difícil explicar porque estes conectores sumiram do mercado uma certa época, talvez pelo surgimento da fita isolante (quem sabe?), no entanto estes lindos e coloridos conectores ganharam notoriedade novamente e não podemos desprezar sua eficiência.
Sua principal aplicação é feita nas derivações em caixas de tomadas e interruptores, principalmente as embutidas na laje que é de difícil manipulação e pouco espaço para aplicar a fita isolante, a facilidade para fazer emendas com os conectores de torção os tornam bem procurados.
Porém o benefício maior é quanto ao aperto, que proporciona maior segurança na rede elétrica, evitando curto circuito, mal contato, fuga e efeito Joule (sobreaquecimento) principalmente nas derivações, outro benefício é quanto a identificação na manutenção pois há redes elétrica que começam de uma cor e terminam com outra na mesma fase.
Características e benefícios dos conectores de torção
Temperatura: 105º a 150ºC
Retardante de chamas
Resistente a UV (linha E)
- Contato direto entre os condutores
- Reutilizavel
- Rápido
- Seguro
- Padroniza as conexões
Preço Médio: R$ 3,50 pcte 10 pçs
Principais Fabricantes: Crimper e Forza Terminais
0 comentários:
Postar um comentário