De modo algum queremos influenciar sobre qual melhor sistema, haja vista existe outras peculiaridades e fatores que possam determinar o melhor uso da concertina ou da cerca elétrica, fatores estes que são: vulnerabilidade do local, altura do muro, grau de risco e violência da região, e a concepção da edificação quanto aos vizinhos.
Posso dizer que os dois sistemas são bons protetores de perímetros e quando instalados de acordo com os argumentos que citei acima pode oferecer uma ótima proteção para você, no entanto os dois sistemas são distintos e apresentam graus de proteção diferenciados como dito anteriormente e que o critério para escolha deve também ser considerado quanto ao custo benefício.
Não há dados ou estudos que possam afirmar, porem algumas estatísticas do setor de segurança bem como consultores e técnicos nos passam um conjunto de argumentos, como acompanhamentos à roubos e sinistros que transmitem impressões que a cerca elétrica leva uma ligeira vantagem sobre a concertina, pelo menos no que se refere á intrusões ponderando que é difícil calcular o fator de inibição.
Farei abaixo uma breve comparação entre as características da cerca elétrica e a concertina levando em consideração o custo x benefício, grau de proteção e suas indicações para que você consiga concluir e dirimir suas dúvidas.
Características da cerca elétrica
- Tipo de Proteção: Perímetral
- Grau de proteção: 98%
- Grau de inibição: 70%
- Acessórios: Placas, Sirenes, Discadoras, Sensores
- Acoplamentos: Alarme e Monitoramento
- Custo 30 Metros: R$ 950,00 (média)
- Manutenção: Anualmente
- Durabilidade: 15 anos
- Tipo da Ofensa: Choque
Características da concertina ou "ouriço"
- Tipo de Proteção: Perímetral
- Grau de proteção: 70%
- Grau de inibição: 50%
- Acessórios: Placas de advertência
- Acoplamentos: Não possui
- Custo 30 Metros: R$ 750,00 (média)
- Manutenção: Não possui
- Durabilidade: 5 anos (média)
- Tipo da Ofensa: Perfurações e furos
Dois pontos negativos vou citar quanto à questão de falhas tanto para a concertina quanto para a cerca elétrica para que também seja considerada que não há equipamentos ou sistemas 100% seguros.
Concertina: apesar dos cortes e perfurações (algumas profundas) a concertina pode ser ultrapassada colocando um pano, tapete, ou jaqueta para ser superada porem difícil em muros altos.
Cerca Elétrica: pode haver um pane na central eletrificadora ou curto nos filamentos deixando o sistema vulnerável mais não menos inibidor.
Há casos em que se aconselha a instalação dos dois sistemas em conjunto (como na foto), porém deve-se ter cautela pois dependendo da concepção do muro pode haver muitos disparos falsos e uma consequente dor de cabeça com constantes manutenções pela proximidade entre a cerca elétrica e a concertina.
Fique sabendo que existem normas técnica para instalar cerca elétrica e é extremamente indicado que você consulte o tutorial do InMetro e esta matéria: Normas Técnicas e regulamentação sobre cerca elétrica
Bom com isto espero ter sanado suas dúvidas e espero que após eta matéria você possa definir qual dos tipos possa lhe atender melhor, mas se mesmo assim você tiver duvidas consulte um especialista para colher mais informações e também sugerir o melhor sistema para você, uma segunda opinião sempre é bem vinda.
Exatamente o que eu procurava sobre concertinas, muito obrigada!
ResponderExcluirQro ligar minha cerca elétrica junto com consetina pegando no muro ligada pode n vai da da problema pegando no muro
ResponderExcluir