É notório que algumas edificações possuem um aterramento inadequado e pouco eficiente e isto afeta diretamente o desempenho da cerca elétrica principalmente as mais modernas que passaram por um processo de homologação e diminuem a potencia na falta total ou parcial de aterramento.
Por isto ressalto que é de suma importância o aterramento exclusivo para a central da cerca elétrica e fazer se possível uma medição com terrometro pois algumas vezes o próprio terreno não oferece condições de umidade e massa, e neste caso aconselha-se fazer um aterramento delta ou um sistema de equipotencialização.
Outro fator é que muitas pessoas (intrusos, ladrões e invasores) já perceberam que basta estar com a base bem isolada (pés) para reduzir ou neutralizar o pulso do choque, e para evitar esta "brecha" é que atualmente os técnicos passam um aterramento de apoio no circuito da cerca elétrica, geralmente na base ou no primeiro filamento (como diagrama).
Isto irá potencializar e aumentar à possibilidade de fuga seja pelo invasor ou pelo curto causado no encosto dos filamentos, porem aconselha-se muito cuidado na instalação deste aterramento de apoio que deve estar bem esticado e uniforme, caso a cerca não garanta esta possibilidade indica-se fazer o aterramento de apoio na base.
Isto para evitar possíveis disparos falsos com o afrouxamento dos filamentos, ventanias ou chuvas de granizo, conheça mais sobre a cerca elétrica: Visite o tutorial Porquê a Cerca Elétrica Dispara quando Chove ? e fique muito bem informado sobre o setor de segurança eletrônica, aproveite e baixe grátis o Curso Apostilado Noções Básicas em CFTV, muito boa sorte !
caso a cerca não garanta esta possibilidade indica-se fazer o aterramento de apoio na base... que base é essa?????
ResponderExcluirEntendi como base os isoladores (suportes de fixação dos fios elétricos).
Excluir