728x90 AdSpace

Image and video hosting by TinyPic
Agora News
terça-feira, 24 de novembro de 2015

A cerca eletrica pode matar gatos ? Conheça os fatos



Gatos podem morrer na cerca elétrica ? Esta é com certeza uma das maiores buscas relacionadas a cerca elétrica feita no google, e nosso intuito é elucidar o assunto abordando o tema sem favorecer ou criminalizar qualquer ponto de vista, apenas informar de forma mais técnica à instaladores e interessados no sistema.

A cerca elétrica é considerada como um ofendículo e conhecido como protetor de perímetro, seu maior intuito é proteger o imóvel ou edificações de intrusões, roubos e furtos, invasões e assaltos, perante a lei o indivíduo pode lançar mão de artifícios e argumentos que proteja seus bens e pessoas (desde que não associado a um propósito danoso e letal).

Desta forma, para garantir esta eficiência e segurança da cerca elétrica, uma ampla discussão e bem vinda regulamentação ocorreu em meados de 2010 sendo homologada por entidades certificadoras como InMetro seguindo rígidas normas de segurança em conformidade com a NBR, garantindo assim total segurança à pessoas e animais de qualquer tamanho e porte.

Sendo assim a cerca elétrica não oferece risco direto ao gato (objeto do assunto) ou qualquer outro animal e humano, mesmo que este venha a se enroscar nos filamentos da cerca elétrica pois seus pulsos são intermitentes e de baixíssima amperagem (menor que 0,005 ah)

Entrando agora no tópico "mais divergente" abordaremos a questão do risco indireto, ou seja a queda ocorrida depois do choque da cerca elétrica e que é verdadeira e eminente podendo neste caso levar à óbito ou ferimentos com graves sequelas, não há dados contundentes mas estima-se (no caso de gatos) mediante a sensibilidade de veterinários, que em torno de 30% destes traumas em decorrências a quedas levam estes animais a óbito.

Agora a consideração que se deve ter no caso do risco indireto não está somente associado aos gatos, mas sim os seres humanos também estão expostos à estes riscos, ressaltamos também que a cerca elétrica não pode ser criminalizada ou maior culpada haja vista há muitos outros sistemas que traumatizam e levam a morte como: concertina, lanças de grades, vidros, arames farpados e até óleo derramados sobre o muro podem induzir diretamente à queda pessoas e animais.

>>> VEJA TAMBÉM - 6 Dicas para Instalar Uma cerca Elétrica

Bom, dirimindo questões relativas à cerca elétrica, fica um apelo ao bom senso de instaladores e proprietários de sistema de cerca elétrica, sabendo que o intuito da cerca elétrica é proteger bens e imóveis deve-se ambos considerar normas técnicas e levar ao conhecimento dos vizinhos que possuírem animais e crianças, fazer identificação, não avançar áreas não condizentes e em casos extremos optar por outro sistema de segurança.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

  1. http://www.hfmetalurgicaefundidos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Deverá ser levado em consideração o peso do animal para efeito de comparação. Desse modo os efeitos do choque para pequenos animais, como os gatos, podem ter um efeito 20 vezes (ou mais) maiores do que seria no corpo humano. Veja o artigo no link a seguir, da Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/bichos/781796-cercas-eletricas-de-casas-e-condominios-ameacam-passeio-de-gatos.shtml

    ResponderExcluir

Item Reviewed: A cerca eletrica pode matar gatos ? Conheça os fatos Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio