728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sábado, 21 de outubro de 2017

A Importância das Normas Técnicas para o Eletricista

Já ouvi muitos amigos eletricistas dizerem: "Essas Normas ABNT são para engenheiros e técnicos  que ficam atras de uma escrivaninha", e muitos até bem experientes. Infelizmente não há mais espaço pra ser assim,, o eletricista mesmo iniciante ou independente de seu grau de formação deve estar com as normas técnicas afinadas com seu conhecimento técnico.



Atualmente o eletricista que deseja se destacar em sua área não pode estar alheio ás normas que regulamentam a atividade, elá é que indica os principais parâmetros para uma instalação segura e eficiente tanto para o técnicos quanto para os moradores e usuários da edificação em questão.



Ademais estar em consonância com as normas técnicas, o eletricista conhecedor e praticante delas é com certeza um profissional diferenciado e com potencial de crescimento enorme, imagine você explicando aos seus clientes sobre uma instalação que irá fazer e demonstrar amplo conhecimento das normas técnicas, como será feita toda instalação baseada em normas técnicas, com procedimentos de segurança, homologações, leis, diretrizes, confiabilidade, eficiência, etc.....

NR (Normas Regulamentadoras) e NBR (Normas Brasileiras) são conjuntos de leis que visam parametrizar as práticas de trabalho da construção civil. Ambas tem como propósito reduzir e evitar acidentes de trabalho no setor. Entre elas, Existem diferenças fundamentais. 

 O que são NBR's ? Importância e Aplicação.


NBR é uma sigla para Norma Brasileira, emitida e divulgada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podendo ser chamada também de ABNT NBR.

As NBRs da construção civil são um conjunto de normas técnicas definidas por especialistas do segmento, com consentimento de profissionais da área. Por terem sido aprovadas por uma entidade privada sem fins lucrativos, neste caso a ABNT, as NBR não têm, no geral, força de lei.

Contudo, algumas Normas Regulamentadoras requerem o cumprimento de NBRs, fazendo com que essas se tornem obrigatórias. Por isso, se a construtora optar por não seguir à risca as determinações das Normas Técnicas, é essencial conscientizar-se a respeito.


Onde se aplicam as NBR's aos eletricistas


Apesar de bem abrangentes, todas as normas técnicas são importantes para o conhecimento dos eletricistas,, existem inclusive Notas Técnicas ue são um subconjuntos destas normas que são relativas e intrínsecas ao Corpo de Bombeiros e órgãos Municipais, porem algumas são consideradas principais e totalmente direcionadas ao eletricistas como segue abaixo:

NBR- 5410 = Esta norma abrange instalação de baixa tensão, inferiores a 1000v. ela foi revisada recentemente com o objetivo de proteger usuários e equipamentos.

NBR- 14039 = Esta norma atende a trabalhos em tensão acima de 1000v até 15kv, trabalhos feitos em grandes industria.

NBR- 5419 = Muito importante essa norma pois fala de segurança atravéis de sistema te proteção contra descarga atmosféricas.

Bom caros colegas eletricistas, neste mundo concorrido temos de fazer nosso diferencial então nunca pare de estudar e se aprimorar, as atualizações nestes dias são muito mais rápidas do ue imaginamos, não fique pra trás, e não deixe de ler Como elaborar e apresentar um orçamento em instalações elétricas que tenho certeza que irá te ajudar, boa sorte e deixa um comentário !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

Item Reviewed: A Importância das Normas Técnicas para o Eletricista Rating: 5 Reviewed By: FastSeg