728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tabela Elétrica - Qual Disjuntor Correto Para o Chuveiro

tabela de disjuntores para chuveiro


Primeiramente se adquiriu um chuveiro elétrico novo, siga sempre as instruções e orientações de instalações do fabricantes, os disjuntores corretos estão sempre indicados na embalagem do produto, porem alguns casos geram duvidas ao consumidor ou eletricista, as vezes perdemos a embalagem ou então temos um outro chuveiro elétrico cedido por alguém e sem a embalagem e especificações, então começa a ficar difícil.

Vamos deixar abaixo uma tabela padrão da maiorias das marcas e modelos de cuveiros produzidos no Brasil, ademais vamos deixar algumas dicas que geralmente não constam na embalagem do produto e devem ser observadas para o melhor funcionamento, economia e durabilidade do produto.

Qual Disjuntor usar no chuveiro - confira tabela
Tabela padrão de fabricantes nacionais

Dicas de Uso e Instalação dos Cuveiros Elétricos


Porque usar o redutor de pressão: o equilíbrio de pressão e fluxo de água é um fator muito importante e determinante para a durabilidade e eficiência energética dos chuveiros, muitos imóveis possuem uma pressão elevada, principalmente os andares mais baixo dos prédios e podem danificar as conexões e encaixes do chuveiro que são acionados justamente pela pressão obtida, quando a pressão estiver desregulada também pode causar um superaquecimento do chuveiro ou simplesmente não aquecer a temperatura ideal.

Não utilize tomadas: as conexões de ligação do cuveiro tende a aquecer e as tomadas geralmente não estão preparadas para isso, o ideal é utilizar um conector de porcelana.

utilize sempre conector de porcelana no chuveiro - segurança
Instalação chuveiro com conector de porcelana 

Utilize resistências originais: a durabilidade e confiança de resistências similares e paralelos podem comprometer todo o sistema inclusive danificar totalmente o chuveiro, utiliza somente originais e quando a troca das resistência começar a ser cada vez mais frequente, pense em trocar o chuveiro.

Pense na queda natural de tensão: todo sistema elétrico possui uma perda natural de tensão nos condutores (efeito joule), a dica para um disjuntor que está a mais de 30 metros de distância do chuveiro é substituir o cabo por uma bitola maior que a especificada pelo fabricante.







Fique atento ao tipo de disjuntor: existem diversos modelos e tipos de disjuntores no mercado, porem o especifico para o chuveiro é o disjuntor curva C que é utilizado para cargas resistivas como forno elétrico, ferro de passar, aquecedores, etc. Caso seu disjuntor for antigo tipo nema faça um upgrade para os IDRs que são mais eficientes e detectam fuga para massa, ou seja se alguém encostar no conjunto elétrico do chuveiro, logo este disjuntor IDR irá atuar, diferente dos modelos antigos.




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

31 comentários:

  1. Muito obrigado Cicero, seu elogio é de muita importância para nós, agradecido !

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Muito bom seu texto, só algumas correções.
    Conectores de porcelana,não são tão eficientes como o de torção. Para se utilizar porcela, deve-se atentar para a corrente nominal do conector e utilizar terminais nas pontas dos fios, sem contar que o conector oxida com umidade sendo assim não indicado para banheiros.pela norma o IDR é obrigatório em áreas molhadas, é não recomendável com no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe o disjuntor específico para resistências é o de curva B, o de curva C é para pequenos motores tom das etc mas também serve para chuveiro.

      Excluir
    2. Aconselho vc usar um amperímetro ...ligar o chuveiro no mais quente e medir a amperagem...por vc sabe qual será o correto .... trabalho na Enel goias

      Excluir
  3. Respostas
    1. Rapaz lembrei de procurar a assistencia tec o 74. Dai localizei vc ..Procurei tmb por Isabel mas nao consegui ... tenta entrar em contato o meu nomeTiindaro que sempre ia la comprar pecas, Tmb procuro o Sr Ronaldo o chefe da oficina propria ..Papelao do Fernando mas a loirinha tinha me alertado sobre elles. Abraco Amigo

      Excluir
  4. Só faltou indicar o disjuntor correto (resistencia) em uma instalação simples (residencial)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiindar25 de abril de 2019 00:24
      Rapaz lembrei de procurar a assistencia tec o 74. Dai localizei vc ..Procurei tmb por Isabel mas nao consegui ... tenta entrar em contato o meu nomeTiindaro que sempre ia la comprar pecas, Tmb procuro o Sr Ronaldo o chefe da oficina propria ..Papelao do Fernando mas a loirinha tinha me alertado sobre elles. Abraco Amigo

      Palavra escrevi mas estou de saida voltarei pra apagar o que escrevi em duplicata tks

      Excluir
  5. O dinjuntor c16 serve para o chuveiro?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante como se destaca disjuntor no desing da casa disjuntor unipolar material elétrico Parabéns! Muito boa Materia!

    ResponderExcluir
  8. Qual dejutor ideal para a estalasao de 220v

    ResponderExcluir
  9. ou seja com tantas falhas no texto e deixar de inidcar os disjuntores e explicar porque o artigo é uma bosta

    ResponderExcluir
  10. escrevi um texto mas foi perdido Amigao Entre Em Contato ..procuro a Isabel tmb por vc. sempre fui la no 74 compra pecas lembra de mim ..Tiindaro obrigado

    ResponderExcluir
  11. encontrei o comentario: Tiindar25 de abril de 2019 00:24
    Rapaz lembrei de procurar a assistencia tec o 74. Dai localizei vc ..Procurei tmb por Isabel mas nao consegui ... tenta entrar em contato o meu nomeTiindaro que sempre ia la comprar pecas, Tmb procuro o Sr Ronaldo o chefe da oficina propria ..Papelao do Fernando mas a loirinha tinha me alertado sobre elles. Abraco Amigo

    depois volto apago o excesso

    ResponderExcluir
  12. Justo o que eu procurava sobre material eletrico bh, obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Posso fazer uso de um chuveiro de 220v - 4400w - 20A sendo meu disjuntor de onde moro de 30?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi muito nesse curso de elétrica predial e residencial
    http://mon.net.br/232ydo

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Tabela Elétrica - Qual Disjuntor Correto Para o Chuveiro Rating: 5 Reviewed By: FastSeg