728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
domingo, 29 de janeiro de 2017

Resenha Técnica sobre uso de Eletrofitas por eletricistas

foto de uma eletrofita
Foto ampliada da Eletrofita com conectores elétricos
Isso ai pessoal do clube do instalador, quero sim com esse tópico lançar uma polêmica sobre o uso das benditas eletrofitas por profissionais da elétrica, de modo algum quero depreciar marca ou a ideia (que me parece muito boa) e sim chegar a uma verdadeira conclusão da viabilidade e segurança do produto, e isso vou deixar por conta dos nobres amigos eletricistas.

Bom até onde eu sei, a eletrofita é uma invenção muito boa e veio solucionar muitos problemas de nossos clientes, principalmente residenciais que por erro de projeto deixou-se o cliente na mão para instalação de diversos produtos, simples, acessível e fácil de instalar a eletrofita adapta-se nas mais variáreis ocasiões, inúmeros vídeos demonstram isso no youtube e alguns vídeos informam que podem ser pintadas ou cobertas por algum revestimento.

Muito bom, mas pra mim surgiu uma incógnita entre usar ou não este produto, em uma determinada edificação novinha em folha que não foi projetada as tubulações e o proprietário não queria quebrar ou deixar tubulações ou canaletas expostas, pensamos então e sugerimos o uso da eletrofita que por sinal resolveria muito bem, o problema em questão surgiu porque o sistema a ser instalado era de sistemas de emergência como iluminação e central de incêndio e passaria por vistoria técnica da prefeitura e corpo de bombeiros e ai tudo complicou, fui informado por ambos os agentes que este tipo de condutor não atenderia as normas técnicas e regulamentadas.


foto como instalar eletrofita


Diante do impasse e pressa do cliente para inauguração do estabelecimento foi definido a contragosto instalar tubulações aparente mesmo, o projeto foi aprovado mas as dúvidas ficaram, fiz uma pesquisa um tanto superficial e constatei em fóruns de debate que muitos alertam para o não uso profissional do produto haja vista muitas informações (ou falta delas) imprecisas como capacidade anti-chama, quanto a resistência à químicas e umidade, resistência mecânica e a própria segurança construtiva e durabilidade.

Entrei em contato com a empresa questionando a certificação pelo InMetro do produto e a resposta que obtive foi de que o processo relativo a certificação foi acionado e esta aguardando aprovação para sua homologação, o que me causa estranheza é a grande publicidade do produto em sites de referência sem nenhuma menção aos riscos ou segurança do produto.


eletrofita é segura ?
Pergunta: pode ser instalada eletrofita sobre pisos laminados e a resistência mecânica ?


Gostaria de uma opinião formado dos amigos sobre o uso das eletrofitas envolvendo projetos elétricos ou se alguém assinaria uma ART constando tal sistema no projeto, gostaria ter uma contradita para elucidação desta polêmica entre aspas "técnica" conto com a opinião de vocês, sorte a todos !
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

27 comentários:

  1. Tenho muita dificuldade em usar ou recomendar produtos ainda não certificados, é uma solução semelhante ao"fio com capa plastichumbo"... ainda que a resistência mecânica seja menor nda fita.
    Não emitiria ART pra um projeto com fitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Eliseu por seu comentário !

      Excluir
    2. Eu simplesmente me coloco no lugar do INMETRO e abomino veementemente esse tipo de instalação. Aconselho a nunca usar isso, muito menos assinar uma art de projeto.

      Excluir
  2. Ainda não sou estudante da área, mas sou um apaixonado por elétrica e eletrônica. Nunca tive contato, mas esse material me parece bastante sensível. Essa foto do post que mostra uma tomada próximo ao chão da casa com a Eletrofita sendo vedada por algo que pareça massa corrida, mostra bastante vulnerabilidade a impactos. Imagine uma criança com um objeto pontiagudo batendo ali e deixando exposto o condutor de energia, ou até mesmo algum móvel de quina bater e descascar a massa, mais tarde podendo causar um acidente com crianças, animais domésticos... enfim. Tudo que se relacione a energia elétrica deve ser muito bem isolado e livre de impactos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estuda elétrica mas tem senso critico, sua consideração é perfeita, obrigado pelo comentário !

      Excluir
    2. A fita é isolada. O risco de um impacto mecânico sobre ela é real. Não se pode ter tudo. Esse produto é para ser utilizado em situações emergenciais e não em uso geral e irrestrito, até pq fazer toda a instalação da residência com a eletrofita tem um custo muito elevado.

      Excluir
  3. Não uso, e nem usaria sem a certificação do InMetro! Mas seria uma solução em muitos projetos!

    ResponderExcluir
  4. Para instalar eletrofita, o recomendado é tirar pelo menos 1cm de material da parede/local de instalação, gerando assim uma espécie de "vala" na superfície, onde coloca-se a eletrofita dentro e aplica-se massa para fechar. Desta forma obtem-se uma boa isolação, caso contrário, a instalação de eletrofitas superficiais é perigosa e não aprovado por norma alguma. Nesse mesmo caso, eu usaria um cabo paralelo no espaço feito na parede, até porque o cliente/proprietário da construção deve entender que segurança é tudo e não adianta não querer quebrar parede, eletrofita na superfície da parede é uma armadilha. Outra questão é, que se usar equipamento de potencia a eletrofita vai aquecer e derreter, imagine então um incêndio?! Ou seja, é uma solução duvidosa.

    ResponderExcluir
  5. Bem, o propósito de usar a 'fita' seria por evitar quebrar a parede para embutir eletroduto, assim sendo necessários em ambos acabamentos na pintura. optaria por embutir o eletroduto!

    ResponderExcluir
  6. Não sou eletricista mas Já usei em casa e achei ótimo. Não é fácil chegar até a parte condutora trombando móveis ou uma criança com objeto pontiagudo. E não tem nada disso de escavar a parede como mencionado. A fita vai direto sobre a parede e Sobre a fita aplica-se uma tela de lã de vidro e depois a massa corrida. Para chegar na parte condutora teria que bater um prego. Mas aí para mim é o mesmo risco de alguém meter furadeira em um conduite. Para uso pessoal acho muito válido. Para serviço na casa dos outros é um caso a se pensar.

    ResponderExcluir
  7. Fora que a instalação deveria, na minha minha opinião, ser realizada tentando-se utilizar as normas da ABNT 5410/08, na medida do possível. Fico pensando no perigo dessas fitas serem instaladas sem critério algum, sendo passadas por tudo quanto é lado e direção/sentido. Imagina se o imóvel for vendido. O novo proprietário vai fazer um furo na parede pra pendurar um armário e acerta uma fita dessa... imagina a merda? Pode até morrer! No mínimo, o pipoco vai ser grande! As vezes dá pra se evitar um conduíte dentro da parede pela lógica de onde pode passar um. E uma fita dessa? Quem vai adivinhar onde tá passando uma?? Na minha opinião ela poderia até ser utilizada, mas deveria vir acompanhada de algum adesivo ou algo do que indique que existe uma fita passando ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi as fitas condutoras estão afastadas umas das outras. Seria impossível fechar o circuito fazendo um furo na parede, pois é impossível atingir duas fitas ao mesmo tempo com um só furo.

      Excluir
  8. Sou formado em matemática e pós graduado em engenharia elétrica com formação técnica em eletrotécnica com experiência de 28 anos no chão de fábrica. Não assinaria projetos com essa fita, nem recomendo para pequenos reparos até q as informações sejam claras e com homologação no Inmetro. Segurança é algo q deve estar em primeiro lugar. Sua confiabilidade e, condições de uso, ou seja, como deve ser usada só é verificada após criteriosa análise em laboratórios credenciados ou pelo próprio Inmetro. Pela atual norma de instalação em baixa tensão ABNT NBR 5410 e pela norma de segurança NR10 essa eletrofita não está apara ao uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta informação procede?
      Eletrofita encontra-se em conformidade com a NBR NM 247-3: Cabos isolados em PVC para tensões nominais até 750 Volts; NBR NM 280: Condutores de cobre mole para fios e cabos isolados; NBR 8661: Cabos de formato plano com isolação extrudada de cloreto de polivinila (PVC) para tensão até 750 Volts. Além disso, as instalações estão de acordo com NBR 5410: Instalações elé-tricas de baixa tensão é uma norma técnica especifica em baixa tensão (50 Vca ou 120 Vcc até 100 Vca ou 1500 Vcc) para garantir segurança das pessoas (GOEKINK, 2010)

      Excluir
  9. Eu não usaria essa fita com ou sem o certificado do INMETRO e acho pouco provável que o órgão certifique uma gambiarra, que por sinal é linda e prática. Os motivos são óbvios e a segurança é o principal. Recusei um pedido de um cliente para fazer uma modificação na instalação usando essa fita. Eletricidade tem que passar dentro de conduítes ou por cabos externos apropriados.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Por mais que não esteja certificado pelo Inmetro, que esteja fora da norma regulamentadora, é um sistema prático onde evitase-se quebrar a parede, indicaria para edificações de alvenaria estrutural. Existe muitas outras "coisas" na construção civil que contradizem as normas e executadas de modo correto não causam danos. No caso da Eletrofita, é interessante salientar que é de utilização para TUG'S, o risco de um curto e dificultado devido ao fato das fitas condutoras estarem afastadas,evitando curto através da punção de um prego ou impacto extraordinário. os cuitados com pregos e furos com furadeira devem serem os mesmos com um eletroduto, achei o material resistente a abrasão. Assinaria sim uma ART com o uso desse material, desde que eu esteja na supervisão da instalação.Resalvo que esse material e para utilização de adaptação de melhorias, não para toda a infra elétrica.

    ResponderExcluir
  12. Não existe referência a este tipo de condutor na principal norma de instalações elétricas: a ABNT NBR-5410/2004. Deste modo, seu uso não é autorizado. O profissional que assina uma ART de projeto com este tipo de condutor está sujeito à perda do seu registro profissional (CREA), caso venha a ocorrer algum acidente envolvendo tal produto (incêndio, choque elétrico, morte), além de responder civil e criminalmente. Aqui quem vos escreve é um Engenheiro Eletricista formado pelo CEFET-MG.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se o uso desta fita aplicada sobre uma peça de madeira ao tempo e correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não aconselho!! opte por elementos de condutividade para uso ventilado.

      Excluir
    2. Bater um prego na parede com essa fita não vai ser nada bom...

      Excluir
  14. E com relação ao local da instalação, o que dizer? Imagine em paredes com muitas umidades, que consequências podem ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem considerar os outros riscos já mencionados, relativos à fragilidade mecânica aliada à dificuldade de posterior identificação do caminho percorrido por uma fita dessas, fica pendente a questão da resistência de isolamento no caso de a parede onde foi instalada essa fita, vier a sofrer problemas com umidade
      Por não se tratar de solução prevista em norma da ABNT, eu me recusaria a assinar um projeto com o uso desse tipo de solução.

      Excluir
  15. O que se dizer entao de cabo pp. Que tambem corre o risco de se alguem sem conhecimento de onde foi colocado o fio pp. Vim com a furadeira e furar .pode tambem causar um curto cicuito.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Resenha Técnica sobre uso de Eletrofitas por eletricistas Rating: 5 Reviewed By: FastSeg