728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 21 de junho de 2016

Quando e Onde utilizar Reservatório de Aquecimento Solar


Olá Amigos do Clube do Instalador, resolvi fazer mais este tutorial apenas em apoio e complemento a postagem que fiz sobre Faça Você Mesmo seu Aquecedor Solar Caseiro pois tive muitos questionamento dos leitores pedindo mais informações sobre a instalação do aquecedor solar, muitas duvidas surgiram como onde instalar, as regiões que precisam de um reservatório de aquecedor e como automatizá-lo, então vamos nessa !

Bom, uma coisa que tem que ficar bem clara é que o aquecedor solar não significa que funcionará somente em regiões do Norte e Nordeste do Brasil, obviamente que a questão do calor ajuda bastante, porem não é o único fator de eficiência para o aquecedor solar.



Radiação Solar para Aquecedores


Como disse a radiação solar ou incidência solar sobre as placas de aquecimento são preponderantes também, ou seja muitas regiões do Sudeste e do Sul também podem receber com muita eficiência um sistema de aquecimento solar, isso é obtido através de um efeito estufa produzido no interior de uma placa coletora, inibindo ventos contra o resfriamento.

Ou seja um sistema de aquecimento solar pode ser muito mais eficiente em uma região de clima frio porem com muita incidência solar, em contrapartida de um sistema instalado em região de calor no norte por exemplo com muita nebulosidade, chuvas e menor incidência de sol. Veja o exemplo de um mapa de incidência solar no Brasil para uma referência.





O professor Zaqueu Ernesto da Silva, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), explica que a região da Paraíba tem entre cinco horas e meia e seis horas e meia de horas úteis de luz solar por dia. De acordo com ele, dá para gerar entre 800 e 1.000w de energia por metro quadrado com essa incidência solar. “A região do semiárido paraibano é muito indicada para a geração de energia solar”, diz.

Quando utilizar um reservatório de aquecimento


Esta é a principal pergunta, o reservatório de aquecimento solar é indicado principalmente em duas ocasiões, a primeira é para quem necessita de um consumo muito grande e um bom fluxo de água aquecida como hotéis, motéis, academias de ginástica e residências com maior numero de moradores, já a outra ocasião refere-se justamente a questão de incidência solar e é indicado como um sistema de apoio para dias nublados e com menor incidência de sol.

Preferencialmente instala-se o reservatório abaixo da caixa principal, pois a água aquecida tem menor densidade e tende a subir naturalmente à caixa d'Água, em alguns casos pode se instalar acima da caixa utilizando uma motobomba ou pressurizador.




Como o reservatório de aquecedor solar é provido de resistência você pode automatizar de acordo com as condições do tempo e/ou a temperatura desejada utilizando uma controladora digital ou timer para acionamento noturno, veja as matérias relacionadas abaixo.

> > > Faça você mesmo seu próprio aquecedor solar

> > > Dicas de Instalação e Esquemas de Pressurizador de Água

É isso ai pessoal, espero ter ajudado e para finalizar vou deixar um vídeo especial que para mim melhor ilustra um sistema de aquecedor solar residencial, se gostou da matéria deixe um comentário abaixo, isso nos ajudar a divulgar nosso trabalho, cordial abraço !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

1 comentários:

  1. Custo beneficio em uma casa com uma familia pequena, enquanto tempo pode se ter o retorno do investimento?

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Quando e Onde utilizar Reservatório de Aquecimento Solar Rating: 5 Reviewed By: FastSeg