728x90 AdSpace

Image and video hosting by TinyPic
Agora News
terça-feira, 21 de junho de 2016

Previsão de Cargas Conforme NBR 5410 - Vídeo Aula Planta Baixa



Toda edificação deve obrigatoriamente ter uma planta baixa exclusiva para o projeto elétrico do imóvel, isso é imprescindível por questões de segurança e eficiência técnica, está planta também deve estar acessível  a técnicos e engenheiros para consultas para readequação e possível aumento de cargas, no entanto ela (planta baixa elétrica) é muito mais utilizada antes, durante e depois da construção.

Ela é quem indica passagens, tubulações, tomadas, pontos de luz entre outras com a previsão de cargas, ou seja o engenheiro antecipou-se as necessidades de consumo para cada ambiente e determinou inclusive sua capacidades com tipos de tomadas, disjuntores, motores entre outros produtos e dispositivos.




E para por isto em prática é de suma importância que o técnico eletricista tenha amplo conhecimento de previsão de cargas e esteja inteiramente ambientado com os tipos de plantas elétricas para o bom desenvolvimento, aplicação e instalação e deve conhecer suas praticas e normas técnica a fundo.


Entende-se por previsão de carga uma estimativa de todos os equipamentos elétricos que podem ser ligados na instalação assim que a mesma estiver operacional.

A norma NBR 5410:2004 estabelece quais são as condições mínimas que devem ser tomadas com relação à determinação das potências, bem como as quantidades quantidades aplicáveis aplicáveis a locais utilizados utilizados como habitação, fixa ou temporária, compreendendo as unidades residenciais como um todo e, no caso de hotéis, motéis, flats, casas de repousos, condomínios,
alojamentos e similares, as acomodações destinadas aos hóspedes, aos internos e a servir de moradia a trabalhadores trabalhadores do estabelecimento.





Cargas dos Pontos de Utilização



A norma NBR 5410:2004 estabelece três principais categorias para definição das cargas:

  • Iluminação (lâmpadas incandescentes, fluorescentes)
  • Tomadas Tomadas de uso geral (televisores, (televisores, eletrodomésticos, eletrodomésticos, etc.)
  • Tomadas de uso específicos (chuveiro, ar-condicionado) 

Isso ai pessoal, isso é apenas os fundamentos de uma previsão de cargas, obviamente há mais questões técnica a ser tratada que não caberiam neste tutorial, no entanto para você aprofundas em seus estudos e conhecimento vou deixar um vídeo tutorial que é muito bom, logo após deixarei um link para uma apostila específica que trata mais a fundo a questão das previsões de carga, confira !



Baixe Tambem para Estudar Previsão de Cargas em Nossa Pagina de apostilas


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Previsão de Cargas Conforme NBR 5410 - Vídeo Aula Planta Baixa Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio