728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
segunda-feira, 27 de junho de 2016

Entenda o Contato de Selo e Aprenda Aplicar em Comandos Elétricos



O principio do contato de selo é um dos mais básicos e aplicados, desde ligações simples de motores à um mais diverso tipos de ligações de comandos complexos. De uma forma abreviada o contato de selo é um tipo de intertravamento comutando-se entre botões de forma a reter um comando principal onde estudaremos.


Fundamentos do contato de selo


O contato de selo é um tipo de comando elétrico que visa em um primeiro momento reter um comando principal como manter um motor em constante funcionamento, porem mais do que isso o contato de selo permite em um segundo momento interagir com outros dispositivos periféricos como por exemplo um temporizador, um sensor óptico, um termostato ou mesmo um controlador de nível.

Para seu acionamento é utilizado botões de pulsos associados á uma contatora que necessáriamente deve possuir contatos auxiliares, e em alguns casos o contato de selo é utilizado como um sistema ou dispositivo de emergência, ou seja o dispositivo acionado mantêm-se em funcionamento até que seja alarmado (acionado) por outro dispositivo de segurança e somente poderá ser reiniciado através de um novo pulso (presencial).


Um exemplo de combinação de contato de selo


Para exemplificar um modo combinado de um contato de selo, vamos imaginar que desejamos que uma máquina seja desligada ao atingir uma produção de 300 peças de um produto qualquer, para isto montamos o contato de selo associado a um contador digital e quando a máquina atinja esta quantidade envie um pulso (ou corte de sinal) que desligue o contato de selo automaticamente, desta forma dispensando o monitoramento de uma pessoa.

Importante: Leia  Aprenda Instalar Controlador de Nível ou Relé de Nível

Diagrama básico de um Contato de Selo




Vamos deixar agora um vídeo com uma explicação técnica e construtiva passo a passo para seu bom entendimento, se gostou desta matéria deixe um comentário abaixo para nos ajudar, cordial abraço !






  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

7 comentários:

  1. Da pra ligar um comando sem o selo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim, só que por exemplo um comando em que tu tem que ligar algo vc vai ter ficar segurando a botoeira, ,pois se soltar corta o fornecimento de força, com o contato de selo ao fazer o acionamento o comando permanece ativo, ou seja a força continua.

      Excluir
  2. Bom dia, para eu fazer um contato de selo as botoeiras tem que ser NA/NO ou as duas NA OU NO

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Entenda o Contato de Selo e Aprenda Aplicar em Comandos Elétricos Rating: 5 Reviewed By: FastSeg