728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quarta-feira, 22 de junho de 2016

Conhecendo Sistemas e Aquecedores de Piscina



Basicamente os sistemas de aquecimento de piscina mais utilizados são de 3 tipos, a gás, sistema solar e bombas de troca de calor e cada uma possui características distintas e indicações de uso considerando a regionalidade, edificação, tamanho do tanque, isolamento térmico entre outros.

Os especialistas consideram o sistema solar o mais econômico quando a edificação permite e as condições climáticas favoreçam, alguns casos é instalado um tanque de aquecimento de apoio com resistência para auxiliar.

Infra-estrutura automação e hidráulica


Os três tipos de aquecimento de piscina possuem em sua formação de estrutura sistemas hidráulicos e de controle de temperatura como trocador de calor, motobombas de circulação, filtros de areias, sensores de temperatura e controladores digitais de temperatura.

Temperatura e Condições Térmicas


A temperatura ideal da água para prática de esportes costuma ser entre 26oC e 27oC; para lazer, de 29oC a 30oC; e para spas e fins medicinais, pode chegar a 32oC. No aquecimento, entretanto, a água é elevada a temperaturas mais altas do que isso - de 40oC a 45oC - porque depois ela irá se misturar ao grande volume de água da piscina, que se encontra a temperaturas mais baixas.

A potência necessária para o aquecimento da água pode variar, por exemplo, conforme a região do Brasil onde a piscina está instalada, se ela está em ambiente interno ou externo, se a piscina está "enterrada" ou em local com laje. Também é importante saber a área da superfície da água, que é a via pela qual se dá a maior parte da perda de temperatura.

Sistema de Aquecimento Solar para Piscinas



Bom, este sistema é igualmente utilizado em residenciais para aquecer o chuveiro, a única diferença é no tamanho desta fonte de energia que dependendo do clima de ser até 150% maior do que a área da piscina (espelho), funciona com placas coletoras expostas ao sol onde uma bomba de circulação de água troca calor produzido dentro desta placas diretamente com a água da piscina.

Sistema de Aquecimento à Gás para Piscinas



O aquecimento á gás também é muito utilizado dependendo da oferta de gás na região, o aquecimento se dá por queima em suas serpentinas de cobre, onde a água circulante é aquecida no interior da caldeira (conhecido com queimador) retornando à piscina, o custo de implantação deste sistema é o mais baixo e também utilizado em conjunto com outros sistemas apenas como apoio, este sistema necessita de exaustão dos gases queimados

Sistema de Aquecimento de Piscinas por Bombas de Calor



Este tipo de aquecimento por bombas de calor funcionam como um ar condicionado invertido, ou seja ele capta o calor do ar externo transfere para água potencializando por uma serpentina, também é econômica porem com elevado custo de instalação e manutenção. Deve ser instalado ao ar livre e a quantidade de bombas bem projetadas para não haver falhas de aquecimento entre estações do ano.



Isso aí pessoal, estes são os três tipos convencionais de aquecedores mais utilizados para aquecimentos de piscinas, entretanto á outros tipos e projetos dos mais variados, porem pouco usual nas grandes cidades como aquecedores à óleo, lenha, elétrico e outros tipos de fontes de energia que trataremos em um próximo momento, cordial abraço !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Conhecendo Sistemas e Aquecedores de Piscina Rating: 5 Reviewed By: FastSeg