728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sábado, 4 de junho de 2016

Aquecimento por Indução Eletromagnética - Segredos da Elétrica



Muito bem amigos do Clube do Instalador, apesar de minha área de atuação não passas por sistemas de aquecimento por indução eu encontrei um tutorial muito interessante no Blog Nova Eletrônica sobre o tema e acredito ser válido e vou replicá-lo aqui, pois conhecimento não ocupa espaço e mesmo que alguns dos colegas também não atuem neste segmento, penso que é de suma importância pelo mesmo estar antenado com as varias derivações do nosso setor.

Haja vista nos dias de hoje podemos perceber que as variantes são enormes quando entramos em uma industria, basta notar a quantidade de técnicas aplicadas para produzir ou transformar produtos seja por transformação ou beneficiamento, digo isso porque mesmo que o profissional não atue em determinados segmentos ele não pode passar desapercebido e deve ter sintonia com aquilo que o permeia.


Aquecimento Por Indução - Fonte: Nova Eletrônica


O aquecimento por indução é um processo utilizado para endurecer ou amolecer metais ou outros materiais condutores. Para muitos  processos de fabricação modernos, o  aquecimento por indução oferece uma atraente combinação de velocidade, consistência e controle.

Ou seja, o aquecimento por indução é um processo de aquecimento de um objeto eletricamente condutor, em geral, um metal. O aquecimento desse metal é feito por indução eletromagnética, onde as correntes de Foucault é gerada no interior do metal, onde a resistência  provoca o  aquecimento do metal.

Aquecimento por Indução Eletromagnética

O que são Correntes de Foucault
Correntes de Foucault, são correntes elétricas induzidas dentro de condutores por uma mudança do campo magnético no condutor. Quanto mais forte for o campo magnético aplicado, maior será a condutividade elétrica do condutor e quanto mais alterações de campo e mais rápidas, maiores são as correntes que são desenvolvidas e maior que os campos produzidos.

Um aquecedor por indução é constituído por um eletroímã (BOBINA), através do qual passa uma corrente alternada de alta frequência. O calor pode também ser gerado por magnéticos de histerese. A frequência de AC usada depende do tamanho do objeto, o tipo de material, o acoplamento e a profundidade de penetração. A indução da corrente faz com que os elétrons se movimentem com extrema velocidade, produzindo no objeto uma grande quantidade de calor, chegando a 1200 °C.
O circuito por Indução Eletromagnética
O princípio de aquecimento por indução é simples. Uma Bobina gera um campo magnético de alta frequência e o objeto de metal no meio da bobina induz as correntes de Foucault que o faz aquecer. Em paralelo com a bobina está ligado capacitores de ressonância para compensar o circuito indutivo.

O circuito de Ressonância é formado pela bobina e capacitor, e a corrente de excitação é muito menor do que a corrente, que flui através da bobina. O circuito funciona como um “halfbridge double”, com quatro Fets IGBT STGW30NC60W controlado pelo circuito integrado IR2153.


O Duplo halfbridge é capaz de fornecer 100% da potência recebida, um diodo duplo Big STTH200L06TV1 (2x 120A) funciona como diodos antiparalelos.

A Frequência de ressonância é sintonizada pelo potenciômetro, ela pode variar entre 110 e 210 kHz, a ressonância é indicada pela maior brilho do LED.

Circuito de controle requer tensão auxiliar  de 14 a 15V de baixa corrente. A saída é ligada ao circuito de trabalho através da L1 que é um Choke e isolando pelo transformador.



Aquecimento por Indução Eletromagnética


Este circuito pode ser adaptado para os componentes abrasileirados,  o ci ir2153 pode ser encontrado facilmente no Brasil e os transistores e diodos substituídos por equivalentes. O 555 é uma opção para quem quer desenvolver um sistema mais barato.

Isso aí amigos estou deixando também um vídeo demontrativo sobre aquecimento por indução eletromagnética que encontrei no YouTube, espero que gostem, grande abraço á todos !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

Item Reviewed: Aquecimento por Indução Eletromagnética - Segredos da Elétrica Rating: 5 Reviewed By: FastSeg