728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dicas para Montar um Quadro de Comando Elétrico



Olá Amigos do Clube do Instalador, antes de passar dicas sobre como montar um Quadro de Comando vamos repassar os principais fundamentos e funções de um quadro de comando, obviamente como o próprio nome diz o quadro de comando tem função final de comandar e controlar um processo elétrico como motores, motobombas, resistências entre outros no entanto engana-se quem imagina somente isso, veja agora os fundamentos de um quadro de comando.



  • Manobras de velocidades e reversão das unidades de motores
  • Prevenção de erros de manobras
  • Prevenção em inversão e falta de fase
  • Sinalização de processos
  • Bloqueios e acionamentos de emergência
  • Botoeiras e intertravamentos de segurança
  • Medições e monitoramento de tensão, amperagem, temperatura, etc
  • Proteção e facilidade em manutenção
  • Entre outros. . . . 


Bom notando que são inúmeras possibilidades de usabilidade de um quadro de comando elétrico passamos agora então para as dicas, de forma que abordaremos por tópicos principais e relevantes para proporcionar um quadro efetivo e seguro conforme segue:



  1. Dimensionamento do quadro
  2. Vedação e ventilação
  3. Organização e conectorização
  4. Identificação e Sinalização
  5. Estruturação de cabeamento
  6. Esquema e Diagramação



Dimensionamento do quadro


Melhor sobrar do que faltar ! Essa é a dica na hora de escolher o tipo e tamanho do quadro de comando, um quadro justo e apertado dificulta muito na instalação e manutenção. Visto isso calcule e dimensione seu quadro tendo como base a quantidade de cabos, disjuntores e inversores que for utilizar, uma posterior substituição de equipamento pode por tudo a perder alem da dificil conectorização dos componentes, calcule os espaços para canaletas tambem, bem como para bornes de aterramentos e periféricos a ser utilizados



Vedação e ventilação


Muito importante saber onde seu quadro de comando será aplicado e projetá-lo para tal, lemre que um inversor de frequência por exemplo necessita de uma ventilação forçada para evitar seu superaquecimento, em contraponto um ambiente corrosivo como uma empresa quimica deve-se adequar um quadro hermético com grau de vedação conforme normas NBR.



Organização e conectorização


Tenha em mente que todo quadro de comando deve ter uma boa organização e conectorização dos cabos para uma melhor manutenção e identificação de falhas, saber qual fio estará trabalhando é fundamental. então utilize terminais de identificação como anilhas, conectores coloridos, fitas de acondicionamento (enforca gato), bornes sacks entre outros.





Identificação e Sinalização


Saber qual processo de comando está acionado é muito importante para o operador, desta forma utilize sinaleiras e identifique com placas ou etiquetas todo tipo de botões, chaves e lampadas que estiverem na parte frontal do quadro de comado.




Estruturação de cabeamento


O cabeamento deve estar em bem estruturado e acondicionado nas canaletas, faça uso de cores padronizadas, planeje as entradas pelos dutos, seja superior, inferior ou nas laterais. Evite cabos soltos nas partes moveis como a tampa e jamais permita emendas no interior do quadro.




Esquema e Diagramação


Lembre-se que após tudo isso você ou alguem uma hora tera de fazer reparos e manutenção no quadro de comando, desta forma não confie na memória e elabore um diagrama, imprima e cole na tampa no lado interno, isto falicita a identificação dos comando e agiliza a manutenção.




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Origado Elder pelo comentário e elogio, ficamos muito felizes e agradecidos por sua participação, vlw

      Excluir
  2. Amigo, poderia me indicar um curso online de montador de painéis elétricos? Preciso urgente pra acrescentar no meu currículo. .. gratuito se for possível. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Uma dica são os testes necessários antes de iniciar a utilização do quadro.

    ResponderExcluir
  4. sou eletricista de manutencao e tenho uma certa dificuldade em dimensionar tanho do quadro de comado esiste alguma forma pra calcular se te ver por favor mim manda no meu imail sinesiobarbosa33@hotmail.com desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. sou eletricista de manutencao e tenho uma certa dificuldade em dimensionar tanho do quadro de comado esiste alguma forma pra calcular se te ver por favor mim manda no meu imail sinesiobarbosa33@hotmail.com desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Muito boa informação sobre acabamento

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Dicas para Montar um Quadro de Comando Elétrico Rating: 5 Reviewed By: FastSeg