728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Conhecendo Melhor as Curvas Dos Disjuntores e sua Importância




As demandas para proteção de equipamentos elétricos podem ser diferentes e para isso foram desenvolvidos vários tipos de disjuntores, desta forma foram nominados os pontos de ruptura com retardo e/ou delay possibilitando um ajuste no tempo de seu desacionamento ou ruptura proporcionando maior segurança e eficiência nos circuitos de carga.


Funcionalidade do Disjuntor Curva B


Um disjuntor curva B possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A.
Estes disjuntores são utilizados em redes de baixa intensidade (baixa demanda de corrente em caso de curto circuito) ou onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa, como instalações elétricas residenciais, cargas resistivas, tomadas, equipamentos domésticos entre outros.



Funcionalidade do Disjuntor Curva C


Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.
Estes disjuntores são utilizados em redes de média intensidade (média demanda de corrente em caso de curto circuito), como ligação de bobinas, motores, sistemas de comando, entre outros.


Funcionalidade do Disjuntor Curva D


Um disjuntor curva D possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30A, que atuaria a uma corrente entre 300A e 600A.
Estes disjuntores são utilizados em redes de alta intensidade (alta demanda de corrente em caso de curto circuito), transformadores de grande porte ou partida de grandes motores.



Não existem disjuntores de Curva A, isto é necessário para que não haja confusão com a nomenclatura "A" que universalmente é entendido com "Ampére" ficando desta forma excluída na identificação desta curva !

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

8 comentários:

  1. Muito boa essa explicação agora entendi com clareza a respeito de curvas de atuação de disjuntores obrigado

    ResponderExcluir
  2. miren tecnico electro este articulo es muy inportante para nosotro gracia al intrutor

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria! No entanto, em Ilhéus não consigo comprar disjuntores com curva B. Os vendedores nem sabem o que é carga resistiva e carga indutiva.

    ResponderExcluir
  4. To querendo saber como faço pra liga uma serra de corta madeira e uma de poli madeira em uma rede trifasica qual disjuntor usar qual fio

    ResponderExcluir
  5. A curva A existe.São disjuntores para cargas eletrônicas.

    ResponderExcluir
  6. A curva A existe.São disjuntores para cargas eletrônicas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Conhecendo Melhor as Curvas Dos Disjuntores e sua Importância Rating: 5 Reviewed By: FastSeg