728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tenha eficiência energética instalando equipamentos que ajudam na economia elétrica



Sua conta de energia está alta ? ou mesmo deseja contribuir com um planeta sustentável? Então não há mais desculpas pois atualmente existem diversos equipamentos e produtos que possibilitam atingir uma eficiência energética pra lá de razoável, e o melhor muitos deles estão muito acessíveis pelos subsídios ou mesmo pela concorrência.

O caminho da eficiência energética parece não ter mais volta mesmo com o surgimento de novas tecnologias renováveis e limpas, o conceito e apelo pela sustentabilidade é muito mais forte e justa, e apesar de toda tecnologia alguns hábitos são de extrema valia e insubstituíveis como apagar luzes ao sair do ambiente, desligar equipamentos em stand by, tomar banhos com bom senso entre muitos outros.


Veja agora quais equipamentos ajudam a economizar energia



Lâmpadas


Existem diversas maneiras de obter uma iluminação eficiente e que possibilite a redução do consumo de energia. Uma forma de aumentar a eficiência do sistema de iluminação é substituir a tecnologia antiga por outra mais moderna. E quando se fala em modernidade, se fala em tecnologia LED, disponível para refletores, spots, luminárias e diversos tipos de lâmpadas (AR, PAR, Dicróicas, Tubulares, Halopin, etc).


Sensores de presença 


Dispositivos eletrônicos que acionam o sistema de iluminação dos ambientes monitorados. Após determinado tempo, geralmente programável, sem detectar movimentação no ambiente, desligam as luminárias do mesmo. Existem basicamente dois tipos de sensores, conforme o mecanismo de detecção: sensíveis à radiação infravermelha e ao ultrassom. O tempo que a luz se manterá acesa é ajustado no próprio produto e pode variar, adaptando-se às necessidades dos usuários.


Variadores de luminosidade 


Também conhecido como dimmer, o variador de luminosidade é um dispositivo que permite controlar o fluxo luminoso das lâmpadas, além de prolongar a vida útil das mesmas, lembrando que a intensidade do brilho de uma lâmpada está relacionada à sua potência, fator determinante do consumo de energia.


Minuteria


As minuterias consistem de um sistema que permite, com o acionamento de qualquer um dos interruptores do circuito, ligar uma ou várias lâmpadas simultaneamente como, por exemplo, as dos halls de todos os andares, mesmo que seja de um único ponto de comando. Este sistema, após certo tempo, ou por um intervalo predeterminado, desliga as lâmpadas sob o seu comando. Existem dois tipos de minuteria: eletrônica e individual.


Fotocélula


É utilizado para promover a integração entre a luz natural e a artificial. Funciona por meio de uma fotocélula que envia um sinal elétrico em função da iluminância detectada. Em sistemas mais simples, este sinal elétrico é comparado com um sinal de referência (set point). Se for maior, a luz natural é suficiente para iluminar o ambiente e não é preciso ativar a iluminação artificial. Se o sinal for menor, a iluminação artificial é ativada.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

  1. Estão faltando os conectores da Dersehn. Evitam fuga de energia e diminuem o perigo de curto circuito.

    ResponderExcluir
  2. Estão faltando os conectores da Dersehn. Evitam fuga de energia e diminuem o perigo de curto circuito.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Tenha eficiência energética instalando equipamentos que ajudam na economia elétrica Rating: 5 Reviewed By: FastSeg