728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Como fazer a manutenção adequada da cerca elétrica


Prezados amigos e leitores do blog Clube do Instalador, muitas cercas elétricas por ai estão funcionando parcialmente ou nem sequer funcionam, os leds piscam parecendo estar tudo nos conformes mas na realidade não está.

Muito disso está no fator "falta de manutenção" basta apenas fazer um teste de fuga e voile, nada acontece, não há choque, não dispara, não funciona e o cliente está vulnerável e nem sabe. Alguns fatores contribuem para a perda de eficiência da cerca elétrica e entre eles são: fios afrouxados, fios com excesso de zinabre (matéria orgânica), baterias descarregadas, fios de alta isolação em péssimas condições, aterramento ineficiente e o maior deles que é fuga de corrente em plantas e vegetações.



Note o testemunho de um amigo quanto ao centelhamento



Isso acontece muito que trata da qualidade do aterramento da cerca elétrica, muitas vezes por falta de equipamento de medição, o solo pode estar bom em um determinado período (principalmente nas chuvas) porem quando o solo esta seco fica pobre em sua resistência ohmica.

Dicas para manutenção da cerca elétrica


Bom, primeiramente não esqueça de desligar a central depois de fazer os testes de disparo e centelhamento ok, agora para fazer o teste de centelhamento é adequado utilizar uma chave de fenda grande e bem isolada, ligue o um fio na haste de aterramento e conecte à chave de fenda com um trecho suficiente para alcançar os filamentos da cerca, após isso faça o teste de centelhamento e disparo aproximando vagarosamente a chave aos filamentos e veja se há centelhamento (arco voltaico) antes da chave encostar (cerca de 3mm) acontecendo isso significa que está tudo bem quanto ao aterramento e o filamentos da cerca, caso contrário manutenção nela !

Verificando a bateria


Independente do estado da bateria saiba que é altamente recomendável sua substituição à cada 2 anos, no entanto verifique se está carregando e segurando carga, com o choque desligado retire a bateria e veja se está com tensão superior a 11,5 vcc, se não faça sua substituição, teste o carregador flutuador que deverá estar na tensão média de 13,8 vcc, caso não esteja sinal de problemas no flutuador da central de choque da cerca elétrica.

Verificando cabo de alta isolação


Um dos vilões de fuga, o cabo de alta isolação de baixa qualidade ou com uma bitola fina devido sua exposição tem micro rupturas e a consequente fuga, sendo assim como é difícil avaliar as condições do cabo é altamente indicado sua substituição por um novo e de bitola maior.

Verificando o perímetro da cerca elétrica


A queda de eficiência nos filamentos são inerente a exposição dos fios de aço inox ao tempo, ocorrendo uma oxidação devido a combinação de tensão elétrica e microrganismos presentes no ar, umidade, chuva, poeira e poluição criando uma crosta de sedimentos que isolarão uma fuga para o corpo do intruso.

Se possível troque os filamentos da cerca elétrica por novos em média a cada 5 anos, ou providencie uma limpeza dessa oxidação passando uma esponja de aço nos fios e removendo estes sedimentos pelo menos anualmente.

Providencie a troca de isoladores trincados por novos, e alinhe todo trajeto dos filamentos re-esticando todos fios aplicando repuxos de correção, saiba que fios frouxos diminuem a sensibilidade de fuga e disparo, mantem os fios esticados é de suma importância.



Por fim verifique as condições de aterramento e a qualidade do mesmo, fazer uma medição com um Ohmimetro seria ideal, porem quase a totalidade de técnicos não dispõe deste equipamento, uma dica para fazer esta verificação é fazer o teste de continuidade com uma lampada em 110 Vac verificando a intensidade e brilho no acionamento, caso esteja fraca é sinal de má qualidade do solo na questão de massa de aterramento, aplique outras hastes ou procure um novo local mais "úmido" da edificação e faça um novo aterramento.

Bom amigos é isso, observando estas técnicas e práticas você terá sempre uma cerca elétrica eficiência altamente satisfatória proporcionando maior segurança ao imóvel , caso deseje saber mais dicas não deixe de ler essa matéria 6 Dicas de Como Instalar uma Cerca Elétrica Eficiente e aprenda muito mais, confira !

Gostou da matéria ? Pedimos de que deixe um comentário, critica ou sugestão logo abaixo, isso é muito importante para nós e de extrema valia. muito obrigado e boa sorte !

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Como fazer a manutenção adequada da cerca elétrica Rating: 5 Reviewed By: FastSeg