728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Bateria de Lithium-Ar poderá ser recarregada mais de 2000 vezes e promete revolução energética



A equipe liderada pelo Sr. Tao Liu do departamento de química da Universidade de Cambridge está desenvolvendo uma bateria de Lithium-Ar de alta densidade com eficiência energética de 90% podendo inclusive ser carregada mais de 2.000 vezes.

As baterias de Lithium-Ar já são consideradas as baterias do futuro, sua alta densidade é comparada a energia dos combustíveis como a gasolina e terá autonomia de uso em carros para um percurso de 660 kilometros com apenas uma carga, isto porque sua densidade de Íons de Lithium é duas vezes maior que as convencionais.

A Tecnologia ainda esta em andamento, e promete revolucionar também as técnicas de armazenamento de energia como smartphones que poderá funcionar dias antes de uma nova recarga ou armazenar energia eólica ou solar em residências com muita autonomia.



"Em sua forma mais simples, as baterias são feitas de três componentes: um eletrodo positivo, um eléctrodo negativo e um eletrólito", diz Liu Tao, principal autor. "Nas baterias de íon de lítio (Li-ion) que usamos em nossos laptops e smartphones, o eletrodo negativo é grafite, o positivo é feita de um óxido de metal, como o óxido de lítio-cobalto, o eletrólito é um sal de lítio dissolvido em um solvente orgânico. A ação da bateria depende do movimento de íons de lítio entre os eletrodos. As baterias de lítio-íon atuais se deterioram ao longo do tempo e da energia, densidades relativamente baixas, significa que precisam ser recarregadas com frequência ", acrescenta.

As dificuldades ainda são grandes e muita coisa ainda está por vir, a tecnologia ainda não está disponível e sugere Tao Liu que há ainda alguns anos para para efetivo uso das Baterias de Lithium-Ar como conta:

"Nós ainda não resolvemos  todos os problemas inerentes à química das baterias, mas nossos resultados irão nos aproximar de um dispositivo prático", diz o professor de pesquisa Clare Grey, diretor e co-autor do estudo equipe.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bateria de Lithium-Ar poderá ser recarregada mais de 2000 vezes e promete revolução energética Rating: 5 Reviewed By: FastSeg