728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mini Aula sobre Arco Voltaico


Prezados colegas e amigos do Clube do Instalador, veja agora uma resumida aula sobre Arco Voltaico que procuramos de forma simplificada e reduzida trazer o conhecimento e ensino para aqueles que não podem ou não tem tempo de cursar aulas completas.

Porem a Mini Aula sobre Arco Voltaico é bem elucidativa e de fácil compreensão tanto para leigos como para estudantes e não formados na are elétrica que buscam complementar seus conhecimentos as vezes de forma modular, então veja os tópicos mais importantes e assista também ao pequeno mais muito interessante vídeo aula sobre arco voltaico


  • O Arco elétrico, ou arco voltaico, é a passagem de corrente elétrica pelo ar ou outro meio isolante, como o óleo, por exemplo. Lembrando que o meio isolante é aquele que dificulta a passagem da corrente elétrica.
  • Os arcos elétricos são muito quentes, são a mais intensa fonte de calor na terra, sua temperatura pode chegar a 20.000 °C, durante o arco, a corrente elétrica atinge valores muito altos, em função disso a ocorrência de queimaduras severas é comum a pessoas expostas ao arco voltaico.
  • Quando uma corrente elétrica circula por um meio antes isolante, ondas de pressão podem se formar pela expansão do ar, logo, o arco elétrico além de queimaduras pode também provocar ferimentos em função da queda. Estes ferimentos são agravados quando o trabalhador está exercendo uma atividade em altura.
VOCÊ SABIA ? 

O arco voltaico ou arco elétrico também é o principio das máquinas de soldas elétricas para o aquecimento, derretimento de materiais e a soldagem de metais por um eletrodo.



As consequências ao atingir o individuo são queimaduras e quedas



Medidas de Proteção



  1. Empregar dispositivos limitadores de corrente elétrica;
  2. Evitar ao máximo abrir circuitos de elevada corrente manualmente, através de dispositivos que não tenham câmara de extinção de arco voltaico, se necessário seguir o procedimento operacional padrão, evacuando a área e utilizando roupas e equipamentos adequados.
  3. No caso de identificação do risco de arco elétrico, utilizar roupas anti chamas adequadas, que protejam todo o corpo, inclusive a cabeça, olhos e cabelo.





  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Mini Aula sobre Arco Voltaico Rating: 5 Reviewed By: FastSeg