728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Faça seu projeto de iluminação com base NBR 5413 Software e apostila gratis


Foi-se o tempo em que o eletricista calculava e dimensionava o circuito da iluminação do imóvel baseado em um padrão lógico de X lâmpadas para X metro quadrado, atualmente com advento de alta tecnologia embarcadas em sistemas de iluminação aumentaram a exigência dos clientes.

Destacar um ambiente, atribuir calor ou frio, condicionar fluxos e graus de luminosidade agora fazem parte e estão atribuídos aos eletricistas e com maior especificação aos engenheiros, estes que por sua vez estão obrigados a mensurar iluminações em estádios, estradas, escolas, hospitais com alto grau de precisão na adequada iluminação neste dimensionamento.


O que diz a NBR 8995 que trata de iluminação


"Uma iluminância adequada depende das características da tarefa a ser executada e do observador. As variáveis que compõem essas características são: a velocidade e precisão do trabalho a ser realizado, a idade dos usuários e a refletância do fundo da tarefa. Além disso, um bom projeto luminotécnico depende da escolha apropriada dos aparelhos de iluminação, da cor da luz e seu rendimento e das características de execução do teto, piso e parede" (NBR5413)




Desta forma os profissionais no segmento deve-se ater e conhecer metodos de cálculos para um projeto luminotécnico eficiente tendo como base primeiramente as normas técnicas para cada tipo de edificação e usuário, no caso de residências considerar as vontades e necessidade do cliente, por exemplo um jardim de inverno não terá obviamente o mesmo fluxo luminoso e intenso que uma home service, então identificar estes processos são de suma importância para o sucesso do projeto.

Para ajudar nossos amigos do clube do instalador estamos disponibilizando um software que auxiliará nestes projetos, trata-se do DIALlux que é bem conhecido e o mais utilizado e para dar maior conhecimento sobre estes assuntos abordados e com referência a NBR 8995 ficará também disposta para baixar na área de apostilas, boa sorte.

>> Acesso ao Software Dial Lux para projetos de iluminação
>> Acesso a Apostila Projeto Especial de Iluminação Interna

Fica a dica: Faça seu cadastro e participe do clube do instalador, alem de ser informado em primeira mão com nossa newsletter semanal você ainda tem acesso à videos, apostilas, cursos, programas especiais e muito mais, confira e cadastre-se ! é fácil e rápido.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

3 comentários:

  1. Esta norma não foi substituída pela ISO NBR 8995-1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Alessandro conforme :

      A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas cancelou, em 21/03/2013, a norma ABNT
      NBR5413:1992, que trata da iluminância de interiores sendo substituída pela norma ABNT NBR
      ISSO/CIE 8995-1:2013.
      A nova norma da ABNT trata da iluminação de ambientes de trabalho (interior) e agora se torna parâmetro para aplicação técnica em projetos e padrão de avaliação de iluminância nos ambientes ocupacionais mas ainda utiliza-se para parametros residenciais e que não exige todas as normas nos termos referenciados para aprovação de projetos e laudos tecnicos.

      Excluir

Item Reviewed: Faça seu projeto de iluminação com base NBR 5413 Software e apostila gratis Rating: 5 Reviewed By: FastSeg