728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aumente a segurança de seu portão automático instalando sensores de barreira IVA

Acidente com portão automático

Não há dados oficiais que pontualizam os acidentes com portões automáticos, porem uma estimativa das entidades de classe identificam que no Brasil há pelo menos três acidentes diários com este tipo de equipamento, os portões automáticos são cada vez mais empregados permitindo mais segurança e comodidade para o usuário.

As frequentes noticias alertam para este tipo de acidente e a constatação de que muito pouco destes portões automáticos são providos de algum sistema de proteção para evitar ou diminuir a gravidade deste acidentes.

Um sistema de proteção existe há algum tempo e poucos clientes são informados sobre os sensores de barreiras, conhecidos também como sensores infra vermelho ativo (IVA) eles atuam de forma á interromper de imediato a ação do portão automático em caso de detectar movimento no raio de ação dos portões automáticos.

Os sensores de barreira ativo IVA são compostos em pares e atuam com um feixe infra vermelho invisível que bloqueiam a abertura e fechamento do portão quando detecta pessoas,  veículos ou algum objeto e continuam o ciclo após a desobstrução deste perímetro.

Além disso é bom saber que em algumas cidades é obrigatório a instalação de sistemas de segurança em portões automático através de instruções técnicas e são fiscalizadas pelo corpo de bombeiros, prefeituras e entidades de classe como CREA de seu estado.

A instalação dos sensores de barreira IVA são de fácil aplicação e depende de variáveis de sua placa eletrônica composta no portão automático e devem ser instaladas (na maioria das vezes) em paralelo na coluna dos portões, no entanto deve-se avaliar a concepção de instalação na edificação sendo necessário em alguns casos dois pares de sensores de barreira.

Sensores de barreira podem ser facilmente acoplados em controle de acesso tipo sistema linear, botoeiras ou diretamente nas placas dos portões automáticos, neste caso devem ser instalados nos bornes de atuação dos sensores de fim de curso como subida e descida conforme diagrama abaixo, para outros tipos de sistemas e aplicações deste tipo de sensores consulte o post como instalar sensores de barreira.




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

6 comentários:

  1. Bom dia.
    Esse sistema parece com o que estou procurando.
    Vou tentar explicar o que eu preciso.
    O morador aciona o controle remoto, o portão abrirá,
    preciso de um sensor de presença, que enquanto o veiculo estiver no raio de ação do mesmo, o portão permanecerá aberto.
    Assim que o carro ultrapassar os limites de detecção do sensor o portão fechará.
    Esse processo deverá funcionar para entrar e sair do estacionamento do prédio.
    Estamos com sérios problemas de segurança. Alguns moradores esquecem o portão da garagem aberto após a saída ou entrada.
    Esse sistema existe?
    Onde encontro em Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Geudice,até onde sei ,os sensores de barreira servem somente para interromper o fechamento do portão,quando acionado por acidente,quanto ao fechamento automático quando o usuário esquecer de fechar,você deve configurar o temporizador do portão.

    ResponderExcluir
  3. a q distancia devem ficar os sensores do alinhamento do portao???... aqui no predio q moro um fica a 2 metros, q eu acho correto, porem um deles fica instalado na propria coluna de sustentação do portao, o q eu acho INCORRETO, pois estes dias abaixou na capota de minha S10 qdo ela ja estava ultrapassando o portao.... tem uma distncia minima??... nao acho q seja correto na porpria coluna do portao....

    ResponderExcluir
  4. Olá! Como instalar dois pares de sensores de barreira?

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Aumente a segurança de seu portão automático instalando sensores de barreira IVA Rating: 5 Reviewed By: FastSeg