728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como crescer como eletricista autônomo


Uma das mais belas porem concorridas profissão, o eletricista tem duas vertentes muito forte para o exercício de sua profissão, a primeira obviamente é trabalhar em uma grande empresa com uma ótima remuneração de preferência com muitos benefícios, a segunda parece opcional no entanto pode ser muito lucrativa, trata-se do profissional eletricista autônomo, este que por sua vez é alvo de nossa matéria.

Muitos eletricistas autônomos não assumem seu oficio como principal área de trabalho, e utilizam sua experiência para bicos de fim de semana ou eventuais obras e projetos, atuando simplesmente como uma fonte de renda extra ou alternativa, isto explica aquele bordão "Eu conheço um amigo ou parente que faz bicos de elétrica".

Está certo que o ramo está saturado e há muita concorrência desleal, sem contar com os eletricistas curiosos de plantão, porém nada disso justifica um abandono de um oficio que trás tanto prazer e satisfação profissional do segmento da eletricidade e muito lucrativo também.

Porem para que isso se realize é necessário ter consciência de erros e mudanças de atitude, como está estampado na banner da pagina "Aquele que tem uma profissão tem um bem, aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra" sabendo que o dinheiro e estabilidade financeira deve ser consequência de sua carreira recheada de realizações e projetos.



Sem mais delongas vamos abordar alguns tópicos para como crescer eletricista autônomo com uma carreira plena e satisfeita, vou me juntar ao coro dos palestrantes do Sebrae que identificam etapas e processos que o indivíduo autônomo deve considerar e se aplica à nós eletricistas autônomos.


Profissionalismo, engajamento e credibilidade


Nada de bermuda e chinelo ! O fato de ser seu próprio patrão traz um certo relaxamento e comodidade, no entanto este é um costume que deve ser abandonado ou extremamente evitado, muito pelo contrário o eletricista autônomo deve ter postura e atitude de profissional e é o que acorda mais cedo e dorme mais tarde que todos na labuta, nada de horários alternativos ou "faço a hora que quiser", manter o engajamento e a disciplina é a primeira atitude.


Conhecimento, atualização e especialização


Não ser mais um ! essa é a idéia, fugir da mesmice e ser diferente da concorrência é o potencial a ser explorado, como se faz isso ? tendo um profundo conhecimento e técnica no que faz, estar a frente do seu tempo em termos de novidade e evolução e por fim ser especializado no que faz, e um exemplo bom para o eletricista é ser o melhor eletricista em termos de iluminação de ambiente, ou o melhor eletricista em instalação de motores, não importa a especialização, seja o melhor.


Certificação e Formalização


Eu sou o cara ! Soa arrogante mas não é, a certificação em orgãos, entidades ou mesmo diplomações técnicas e simples habilitações de fabricantes trazem uma carga enorme de profissionalismo e atribuições e quando formalizado em termos de empresa, mesmo que seja cadastro na prefeitura ou microempreendedor individual, garantem aberturas de portas, projetos e aumentam a gama de cliente como comerciais, edifícios, industrias, entre outros.


Infraestrutura técnica e Atendimento


Eu não tenho essa ferramenta ! É meu caro amigo eletricista autônomo, creio que pode ter até acontecido com você e a muitos outros, deixar de participar de uma concorrência por falta de equipamentos específicos (e caros) porem de primordial valor para fazer a diferença e desbancar a concorrência, então investir em equipamentos especiais vale a pena, outra questão é no atendimento ao cliente e perder um cliente á bem mais fácil do que ganhar outro, então dê valor ao que você tem, prestigiar seu cliente com bom atendimento, serviço pós venda (manutenção), consultoria entre outros valores de cunho ético fidelizará seus clientes.


Empreender e Empreender


A minha oportunidade ! Isso ai "cavalo selado não passa duas vezes" e empreender é principalmente aproveitar oportunidades e você deve estar preparado para isso, agregar valor aos seus serviços como oferecer insumos técnicos, ter materiais à venda disponíveis, fazer parcerias com engenheiros, arquitetos e construtores são também alternativas para aumentar seu leque de oportunidades.

Isso Interessa: Top 5 Melhores Multímetros para Eletricistas

A Cereja do Bolo

Que Lindo ! Lembre-se que eu disse que o dinheiro é a consequência de seu trabalho e esforço ? Então, isso é a cereja e vá a luta para conquista-la com um toque a mais junto ao cliente: um orçamento mais elaborado, uma indicação de produto de alta qualidade, cumprir horários, ter organização, e ter atitudes justas, honestas e condizentes com o belo profissional que é !

Agora se tem curiosidade de saber a média de ganhos de um eletricista autônomo ou empregado dê uma lida nesta matéria: Quanto ganha um eletricista



Uma cordial despedida e um apelo, se gostou deste artigo deixe um comentário, uma crítica ou sugestão que será de muita valia para nós divulgarmos e alcançar outras pessoas como você, abraços e boa sorte !


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

47 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado zamilak pelo comentário, ficamos felizes e seja bem vindo, cordial abraço !

      Excluir
  2. Estou entrando no ramo de autônomo e serve como apoio uma bela matéria parabens

    ResponderExcluir
  3. Estou ingressando nesse ramo como autônomo muito bom porem no começo tudo é difícil mais com fé em Deus vamos a luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Jasiel, obrigado pelo comentário e desejo muita sorte em sua empreitada, abraços !

      Excluir
  4. Muito boa essa matéria. Eu estou iniciando como autônomo, e preciso comprar mais ferramentas e equipamentos.
    Parabéns mesmo pela matéria!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela matéria, tamben entrei a pouco meses no ramo por amar o q faco mas como disse nosso amigo o começo e difícil fé em deus e bora atender nossos novos clientes com maestria q merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo pelas palavras, isso mesmo é necessário perseverar, ter confiança e bom senso em tudo que faz. Muita sorte pra você !

      Excluir
  6. Bom. É materias como essa que faz voce querer segui em frente . Valeu pelo apoio e nao vou mais desistir do profissional que sou . Valeu e se souber de alguns cursos de capacitaçao da area por favor me comunique . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcelo, Agradecido pelas palavras, olha só o dinheiro deve ser consequência do que fazemos. Com certeza sua vitória vai chegar, sorte para você.

      Excluir
  7. Sou Eletrotécnico empregado de uma grande industria e sempre andei ao lado de todos esses valores citados nessa matéria.
    Ainda hoje, mesmo depois de 32 anos de formado pelo SENAI.l, e 25 anos na mesma empresa trato minhas atribuições com o maior engajamento possível.
    Excelente matéria. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional Valdinei, uma lição de perseverança e um olhar do futuro eminente, mesmo 25 anos de oficio na mesma empresa não se acomoda e investe em suas ambições de forma perene e sincera, show parabens.

      Excluir
  8. muito bom.....gostei muito dessa palestra,tem coisas que eu não sabia.....muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido Alberto, suas palavras nos encorajam a seguir adiante!

      Excluir
  9. Ótima matéria para todos eletricistas autônomo.

    ResponderExcluir
  10. Estou a procura de uma vaga como eletricista quem soube entre em contato (22)981158510 sou técnico em eletrotécnica no entanto quero adquirir mas experiência des de já muito obrigado a todos

    ResponderExcluir
  11. ParabénS
    Ê ótimo,da estímulo em seguir sempre em frente matérias assim

    ResponderExcluir
  12. Belo trabalho.
    Uma ferramenta de grande valia para os iniciantes.

    ResponderExcluir
  13. Belo trabalho.
    Uma ferramenta de grande valia para os iniciantes.

    ResponderExcluir
  14. Excelente matéria... Parabéns 😤 essas informações ajuda muito...

    ResponderExcluir
  15. Ótima matéria..mesmo eu que sou um curioso da arte sinto vontade de profissionalizar cada vez mais...so não sei como entrar no mercado...mas ja me serviu bastante a matéria..parabens..

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela ótima matéria.

    ResponderExcluir
  17. Está de parabéns pelo maravilhoso trabalho prestativo à comunidade de profissionais eletricistas. Blog recheado de boas informações para área técnica !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo elogio e força para continuarmos, vlw!

      Excluir
  18. Minha maior dificuldade é a concorrência desleal , são pedreiros que aprenderam a trocar uma lâmpada e se acha um eletricista , quando eu passo um orçamento estes caras chegam a cobrar metade do valor, o pior é que eles põe em risco o patrimônio do cliente , mas os clientes querem preços .

    ResponderExcluir
  19. Estas foram as melhores dicas deixadas muito obrigado continuem com o vosso trabalho...

    ResponderExcluir
  20. Boas dicas,pretendo entrar nesse ramo e essas dicas estão me ajudando muito nessa minha nova caminhada

    ResponderExcluir
  21. Boas dicas,pretendo entrar nesse ramo e essas dicas estão me ajudando muito nessa minha nova caminhada

    ResponderExcluir
  22. Um eletricista autônomo ou MEI pode fazer quais serviços sem CREA?

    ResponderExcluir
  23. Nossa!excelente esta matéria, é muito importante para os que estão iniciando a profissão, eu trabalho a mais de 40 Anos como eletricista Autonomo, mas sempre dentro do campo do conhecimento de tudo que ha de novo no mercado, respeitando sempre as normas vigente, para que o trabalho seja seguro e nao comprometa a integridade minha como profissional e nem tao pouco a do cliente, acompanhar os cursos e paletras sobre segurança e novas técnicas, é muito importante, porque o profissional está sempre atualizado.
    Att. Severiano vitor

    ResponderExcluir
  24. Muita informação valiosa parabéns excelente matéria ..

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como crescer como eletricista autônomo Rating: 5 Reviewed By: FastSeg