728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sábado, 5 de setembro de 2015

Como interligar o portão automático ao sinalizador de garagem

Esta é uma questão que é muito difícil de definir até em fóruns de eletro-eletrônica, já que há diversas formas de interligar o portão automático  ao sinalizador de garagem, isto porque há diversas variantes a serem consideradas, primeiro pela variedade de circuitos de placa do automatizador do portão, segundo é quanto a forma de uso haja vista existem leis diferentes em diversos municípios quanto ao uso de alerta sonoro e horários de funcionamento.


Para não haver conflitos nas questões de uso, vamos nos ater a resolução 38 do CONTRAN que é norma para o âmbito federal que obriga todo estabelecimento que mantenha estacionamento coletivo e/ou condomínios que possua garagem ao uso do sinalizador de garagem 24 horas por dia.



Como dito antes existem diversas formas para esta ligação (circuito) porem vamos nos ater à três tipos básicos mais utilizados na automação do portão e o instalador deve fazer a verificação das saídas da placas que, cada marca possui suas características e peculiaridades, ou seja uma saída cortesia pode estar em 110/220 ou apenas em 12 volts e outros é inexistente.



Para ilustrar vamos usar uma placa de comando de automação de portões da fabricante Peccinin (Garen) modelo super flash na foto logo abaixo:


FIG 01 - Foto placa automatizador de portões

Note que nesta placa a saída cortesia de sinaleiro esta com a identificação (+/-) que indica como uma saída auxiliar em corrente continua 12 volts e neste caso será necessário aplicação de uma contatora auxiliar com bobina 12 volts e contatos para carga até 10Ah , desta forma você formará um circuito de comando para carga seguindo o diagrama abaixo.


FIG 02 - Diagrama de ligação à Contatora/Relé
Outro esquema trata-se da ligação direta no motor, no entanto este tipo permite o acionamento do sinalizador de garagem apenas na abertura ou fechamento em sua forma simples, de outra forma de ligação direta na fase de reversão estarei postando futuramento no blog, então vamos lá: existem três saídas para o motor que devem apresentar cabos já instalado, um é para o neutro (representada em GND em algumas placas), outro é o azul para acionamento normal do motor e por ultimo o branco que significa a reversão ou fechamento do motor.

Desta forma não precisará de relé, apenas escolher a cor/tipo de acionamento e levar paralelamente com o neutro (gnd) diretamente ao sinalizador de garagem, siga o diagrama abaixo.

FIG 03 - Diagrama ligação direta do sinalizador ao motor
Por ultimo a forma mais simples e claro não necessitará de uma diagrama, se sua placa de automatizador de portões possuir uma saída cortesia/sinalizador já com tensões 110/220 basta identificar esta saída auxiliar e ligar diretamente ao sinalizador, porem não esqueça de confirmar a potência de ambos se estão compatíveis.

Uma consideração que gostaria de deixar é quanto ao uso do sinalizador na questão do alerta sonoro, que no caso da Cidade do Rio de Janeiro há uma obrigatoriedade do uso do sinalizador de garagem com alerta sonoro (para deficientes visuais) no entanto deve ser acionado o alerta apenas durante a abertura e fechamento e acredito que será padronizada, então deixo a dica: faça a instalação do sinalizador de garagem direta na rede AC e interligue apenas o alerta (buzzer) na placa para acionar durante abertura/fechamento.

Bom, agradeço a paciência e creio que se chegou até o fim deste post é que verdadeiramente seu esforço e vontade de aprender lhe serão recompensadas, espero ter ajudado e peço para se inscrever no site e será notificado quando outros artigos como este surgirem e também deixar um comentário, crítica ou sugestão que será de muita valia para nós, cordial abraço !




  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

21 comentários:

  1. ola! fiz a tentei fazer a ligação pra acionar na hora de fechar porem aciona quando abre também porem não posso deixar é pra acionar apenas no fechamento, fiz a ligação direta no motor c e no F é um motor pivotante peccinin placa cp 4000, detalhe, não posso usar na saída auxiliar por que esta ocupada com abertura de fechadura acoplada no portão. alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso e so colocar o modulo da propia Peccinin: MD-T02

      Excluir
    2. Como assim Anderson aciona ao abrir e fechar. Não seria só ao fechar?

      Excluir
  2. como instalar uma sinaleira usando a placa Peccinin PC4010F?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Com a nova legislação em São Paulo, alguém poderia me dizer se já existe algum modelo de menor porte, próprio para residências? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa pra lá... Já comprei...

      Excluir
    2. Gostei muito do artigo, pois aprendi mais um pouco sobre automação de portões.

      Excluir
  4. Não sou técnico elétrico eletrônico, mas gostaria de saber se posso fazer a ligar direta? Ou cada placa tem um jeito de ligar?

    ResponderExcluir
  5. Alberto Gomes Martins14 de julho de 2018 às 07:26

    comprei o sinalizador e gostaria de saber se posso ligar diretamento no fios do motor ou como faço outro ligamento obrigado

    ResponderExcluir
  6. Esse conector +/- é para a ligação de um módulo específico da marca do motor no caso a Garen, o pino central e o que manda o sinal para o módulo fechar o contato q é feito por um Triac.

    ResponderExcluir
  7. Muito eesclarecedor,obrigado valeu.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica mas gostaria de saber se serve para motor ppa como eu Fasso

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, não sou instalador mas queria saber se posso instalar o sinaleiro direto no capacitor?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, como deve ser ligado o sinalizador na placa gatter 3020.

    ResponderExcluir
  11. Possuo placa g2 da garen para instalar uma sirene necessito da placa 8f ou consigo instalar direto

    ResponderExcluir
  12. bom dia galera tudo bom , estou tentando ligar um rele ctk 12 volts na placa do motor do portaõ , mas queria fazer a ligação em paralelo exemplo a luz da garagem liga pela tomada e tambem liga pelo motor do portaõ , alguem tem algum diagrama pra me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Para motor PPA o sistema de ligação é o mesmo do GAREM.

    ResponderExcluir
  14. Motor max speed Garen, sinaleira é da marca capte,como instalar essa sinaleira no Garen??

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como interligar o portão automático ao sinalizador de garagem Rating: 5 Reviewed By: FastSeg