728x90 AdSpace

Agora News
quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Resenha sobre Anti Raio para portões automáticos e como instalar

Prezados amigos, mais que um tutorial de "como instalar" o que eu quero dizer sobre o assunto Anti Raio para portões automático é apenas da questão de eficiência de protetores vendidos especificamente para estes equipamentos.


Isto porque há muita controvérsia sobre o assunto quando se coloca a questão dos DPS, o famoso dispositivo de proteção contra surtos e o bendito Anti Raio para portões, que na prática são fabricados com mesmo intuito, proteger o equipamento contra surtos e sobretensões na rede elétrica.

Concordo e já utilizei bastante, no entanto não fiquei satisfeito com a eficiência dos DPS quanto a proteção de placas do portão automático, confesso que realmente protegeu o motor, mas algumas placas tive de substituir e muito em épocas de raio.

Ai vem o pulo do gato, e as descargas atmosféricas, quem ou o quê protege ? então falo por exclusiva experiência própria, fiz alguns testes com estes protetores de raio e realmente funcionou, as edificações em que instalei o protetor não tive mais ocorrências relativas à raios e descargas elétricas.

Jamais desclassifico os DPS  e reafirmo sua real eficiência e necessidade para proteger equipamentos elétrico, constituídos com laminas de sob reaquecimento, bobinas magnéticas e varístores que protegem muito bem inclusive contra arcos voltaicos produzidos em manobras.

Agora esclareço que não sou pago para divulgar produtos e marcas, apenas as cito com intuito de aprendizado, o protetor da Ljnha MaxPró eu já utilizei e me atendeu satisfatóriamente e recomendo, principalmente se fizer a instalação do produto o mais próximo possível do automatizador do portão, sua eficiência é muito boa na questão das descargas atmosféricas (como disse), que queima principalmente circuitos de memória (EPROM) entre outros dispositivos mais sensíveis.



A instalação é bem simples, bastando apenas conecta-la a rede e interliga-la ao portão, muito importante fazer o aterramento, se sua rede não possuir aterramento, aconselho a enterrar uma haste exclusiva para o motor, interligando com o protetor anti raio fazendo uma barra de equalização balanceada.

A título de informação, equipamentos eletrônicos expostos em áreas abertas estão muito mais suscetíveis e vulneráveis a estes tipos de transtornos climáticos, abaixo segue uma descrição das características do protetor anti raio.


Descrição do Anti Raio


Características Técnicas 110Volts 220VoltsPotência....................................... 1900 W 3300 WFusíveis........................................ 15 A 15 ATensão de Serviço....................... 127 Vac 220 VacTensão de Disparo...................... 150 Vac 275 VacTensão Máxima de Campling.... 274 VAc 498 VacCap. de Corrente de Surto......... 20 KA 20 KACapacidade Energética............... 1240 J 1410 JTempo de Resposta.................... 5 nS 5 nS
Capacitância................................ 2102 pF 1352 pF


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

3 comentários:

  1. Pela descrição do equipamento ele é um DPS exclusivo para o sistema de acionamento do portão, seria o mesmo que instalar um DPS dedicado o mais próximo possível do motor do portão, uma outra observação é que o chicote já poderia vir com três pinos, facilitando a instalação.

    ResponderExcluir
  2. Esse MaxiPro "Anti-Raio" é uma porcaria, comprei dois e só queima os fusíveis. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Comprei também esse MaxPro e a placa eletrônica do motor do meu portão queimou na primeira chuva com raios,nem fundiu os fusíveis. O único que fez a função foi o disjuntor de 10A que desarmou, pois a placa ficou em curto direto. Tive que trocar a placa, que me custou 300reais, pois é uma placa inversora que abre e fecha portão em 4segundos.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Resenha sobre Anti Raio para portões automáticos e como instalar Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio